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Desenvolvimento Infantil, Educação e Avaliação: retrato da Pesquisa no Brasil Naercio Menezes Filho Centro de Políticas Públicas – Insper e USP.

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1 Desenvolvimento Infantil, Educação e Avaliação: retrato da Pesquisa no Brasil Naercio Menezes Filho Centro de Políticas Públicas – Insper e USP

2 Qualidade da Educação é Muito Ruim

3 Introdução Desigualdades de renda e mobilidade inter- geracionais estão intimamente ligadas com capital humano - > educação e saúde Diferenças em investimentos no início da vida se acumulam ao longo do tempo (Cunha & Heckman, 2008) Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica compensar a falta de investimentos no início do ciclo de vida Mais difícil diminuir desigualdades entre jovens e adultos - programas de treinamento

4 Introdução Investimentos no início da vida para famílias mais pobres tem impactos significativos no desempenho escolar, oferta de trabalho e criminalidade Estímulos infantis com qualidade aumentam com nível socioeconômico dos pais: número de palavras, ensinamentos importantes para o desenvolvimento Aqui: revisar a literatura sobre desenvolvimento infantil, desempenho escolar e salários no mercado de trabalho

5 Desenvolvimento Infantil e Educação 1) Nutrição e Capital Humano 2) Impacto da Creche 3) Impacto da Pré-Escola 4) Avaliação de Políticas Públicas

6 Nutrição e Capital Humano Mortalidade infantil e desnutrição eram principais problemas para acumulação de capital humano Monteiro, Benicio, Konno, Silva, Lima, Conde (2009): desnutrição reduziu-se muito no Brasil: 13,5% em 1996 para 6,8% em 2006/07 Causas: aumento da escolaridade materna (25%), renda (22%), programas de assistência à saúde (12%) e saneamento (4%). Mortalidade Infantil até 1 ano de idade por 1000 nascidos vivos declinou de 50 (1990), para 31 (2000), para 17 (2010) Mortalidade Infantil até 5 anos de idade por 1000 nascidos vivos declinou de 59 (1990), para 36 (2000), para 19 (2010)

7 Nutrição e Capital Humano Victora, Adair, Hallal, Martorell, Richter, Sachdev (2008) Revisão de evidencias de estudos longitudinais sobre a relação entre nutrição e capital humano (controlando por indicadores socioeconômicos) Subnutrição pode afetar o desenvolvimento cognitivo -> estrago estrutural ao cérebro e impedindo o desenvolvimento motor e comportamento exploratório Maiores previsores para anos de escolaridade: Altura (0,5 ano de escolaridade por z-score) e peso aos 2 anos. Peso ao nascer (1kg a mais) aumenta 0,3 ano de estudo. Altura da mãe teve efeito pequeno, mas significativo

8 Nutrição e Capital Humano Altura é correlacionado com salários, mesmo em áreas urbanas e após o controle por educação Indicadores de subnutrição são associados com renda mais baixa, especialmente altura: 1 z-score aumenta renda em 8%. Associações entre peso e renda são mais voláteis Índice de massa corpórea não afetam renda Altura da mãe também não parece afetar a renda Evidências mostram que subnutrição pode afetar os anos de escolaridade e salários Melhoras na nutrição provocam mudanças de prioridades? Obesidade, violência, informação, qualidade da creche?

9 Qualidade das Creches Barros, Carvalho, Franca, Mendonça e Rosalém (2011) Efeitos de programas creche sobre desenvolvimento infantil em paises em desenvolvimento: limitado. Eficácia da creche depende da qualidade dos serviços prestados: pode ser ruim nos países em desenvolvimento 100 creches financiadas publicamente na cidade do RJ. Estimado o custo econômico da creche e 500 indicadores de qualidade 10 crianças em cada creche foram submetidas a um teste psicológico: cartão da criança (IPHEM)- idade desenvolvimento Entrevistas com familiares das crianças: escolaridade dos pais, renda familiar, condições de habitação

10 Qualidade das Creches Indicadores de qualidade são altamente correlacionados, mas menor variância na infra-estrutura e maior nos pais Creches de alta qualidade aumentam o desenvolvimento global da criança em 1,2 mês (0,17 desvio-padrão) Efeito é maior sobre o desenvolvimento mental e social (1,8 a 2,3 meses), mas não aumenta o desenvolvimento físico Apenas atividade e estrutura do programa tem impacto sobre o desenvolvimento da criança (3 meses) Qualidade da infraestrutura e recursos humanos tem impacto no desenvolvimento social e físico, mas qualidade de saúde e saneamento não impactaram o desenvolvimento

11 Qualidade das Creches Qualidade da creche aumenta o seu custo Custo dos serviços de creches de alta qualidade é 72% maior do que as de baixa qualidade. Apenas espaço físico e recursos humanos aumentam o custo das creches Aumento de 60% nos custos para cada mês adicional de desenvolvimento das crianças Dimensões com maior impacto no desenvolvimento da criança são aquelas com menor impacto sobre o custo Em especial: atividades e estrutura do programa: experiência da linguagem, atividades criativas, desenvolvimento social

12 Qualidade da Pré-Escola Campos, Bhering, Esposito, Gimenes, Abuchaim, Valle, Unbehaum (2011) Avaliar qualidade de 150 instituições de ensino em 6 capitais: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, RJ e Teresina. Estimar o o impacto da frequência à creche e pré-escola no desempenho dos alunos no início do EF. Estudo da qualidade em 147 instituições: 1 turma por escola Escala de Avaliação de Ambientes de Pré-Escola (ECERS) (1- 3=inadequado, 3-5=básico, 5-7=adequado, 7-8,5=bom) Médias das pré-escolas: 3,4. Nível Básico (42%), Inadequado (30%), Adequado (24%), Bom (3%).

13 Qualidade da Pré-Escola Efeitos sobre as notas na Provinha Brasil de cada aluno Questionários com os pais dos alunos 762 alunos do 2o ano do EF: Tratados (605) controle (157) Melhores desempenhos na Provinha Brasil foram alcançados por alunos que frequentaram pré-escola de boa qualidade. Além disso, qualidade da escola EF importa Alunos que frequentaram EI de boa qualidade tiveram notas 2,9 pontos mais altas: 12% na escala da provinha Brasil Conclusão:

14 Educação Infantil e Longevidade Escolar Damiani, Dumith, Hota e Gigante (2011) Dados longitudinais -> seguem as mesmas crianças ao longo do tempo: Coortes de Pelotas de participantes com informação de frequência à pré- escola (55%) e creche (22%) Controle pelo cor, renda familiar, sexo e escolaridade Frequência à creche não aumentou longevidade escolar Frequência à pré-escola aumentou em 88% as chances de conclusão de EF e 73% as chances de conclusão de EB Estudos mostram que pré-escola importa

15 Curi & Menezes-Filho (2010) Fonte: PPV Elaboração: própria

16 Pré-Escola, Educação e Salários Fonte: PPV Elaboração: própria

17 Efeitos sobre Aprendizado dos Alunos

18 Avaliação de Políticas Públicas Rocha & Soares (2010) Impacto do Programa Saúde da Família sobre mortalitade, trabalho infantil, escolaridade, emprego e fecundidade. Programa reduziu significativamente a mortalidade infantil ao longo das idades,principalmente para os mais jovens. Municipalidades mais pobres foram as que mais se beneficiaram do programa: também aumento oferta de trabalho dos adultos, reduziu fecundidade e aumentou escolaridade. Evidência mostra que o Programa Saúde da Família é um mecanismo muito custo-efetivo para melhorar a saúde em áreas mais pobres.

19 Conclusões Subnutrição e mortalidade eram os principais problemas de desenvolvimento infantil Melhora dos indicadores provoca mudança nas prioridades? Obesidade, violência, informação, qualidade da creche Qualidade da creche é importante para desenvolvimento infantil Creche tem efeitos reduzidos sobre escolaridade Pré-escola tem efeitos importantes, de boa qualidade. Políticas públicas na área de saúde tiveram efeitos positivos Agenda qualidade da creche e da pré-escola interagindo com as políticas públicas.


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