A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA NOS PNEUS Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA NOS PNEUS Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras."— Transcrição da apresentação:

1

2 SEGURANÇA NOS PNEUS

3 Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras. MITO Quer você tenha um sistema de tração dianteira ou traseira, os grandes fabricantes de pneus e automóveis recomendam colocar os pneus mais novos no eixo traseiro, para maior segurança em situações imprevistas e difíceis, como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada. FATO

4 Mas, por que colocar os pneus novos ou menos usados no eixo traseiro do veículo?

5 Pneus mais rodados na frente do veículo, se em boas condições, ajudam na diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: 1.Estes pneus terão maior área de contato com o solo, pois já estão mais assentados. 2.Estarão com menor altura de borracha na banda de rodagem. Neste caso, há menor movimentação dos blocos da banda e nas camadas da borracha que resistem ao cisalhamento, portanto, estarão mais firmes e com maior performance de frenagem.

6 Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência dianteira do que traseira; Se os pneus dianteiros derraparem para fora da curva, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo; O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo, mais comum, pode permitir o restabelecimento do controle do veículo.

7 Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá tender a um cavalo-de-pau. O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva e, em seguida, contra-esterçar para corrigir a trajetória. Somente um motorista muito experiente, treinado e atento disporá desse reflexo.

8 Por isso, para reforçar a segurança, a melhor prática é colocarmos pneus novos ou melhores no eixo traseiro: Para uma melhor estabilidade na frenagem; Para uma melhor aderência e controle nas curvas.

9 Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm. Na Alemanha, as seguradoras exigem a regra da meia-vida (4 mm) e não pagam sinistros, se a recomendação não for seguida. São os pneus trocados com meia-vida, lá, que chegavam (ou chegam) ao mercado brasileiro para serem usados até o limite de 1,6 mm. Melhor não usar todo o limite de desgaste do pneu

10 A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos. Depois disso inicia o ressecamento da borracha, perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao estouro. A data de fabricação está na lateral do pneu com o código DOT. DOT 5001 significa que o pneu foi fabricado na semana 50 de Atenção: Pneu tem data de validade !

11 Enquanto no mundo inteiro o descarte dos pneus é considerado um grave problema ambiental, pois leva mais de 600 anos para se decompor, no Paraná, a Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto, da Petrobrás (SIX), está reciclando o produto; A SIX recebe os pneus inservíveis de empresas fabricantes e importadoras do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX já reciclou mais de 9 milhões de pneus; E o descarte dos pneus usados ?

12 No co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre; Cada pneu fornece 52% de óleo, 2,4% de água, 3,6% de gás e 42% de resíduo que, misturado ao xisto já beneficiado, serve de insumo para as termoelétricas ou pode retornar ao solo, sem agredir o meio ambiente; O arame dos pneus é levado para reciclagem nas indústrias siderúrgicas; Essa é mais uma das formas que a Petrobrás encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana. Sobre o descarte dos pneus usados

13 Fontes: Preparado por: Regional Norte-Nordeste SMS/SMA Revisão Geral NT


Carregar ppt "SEGURANÇA NOS PNEUS Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google