A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paróquia, torna-te o que tu és.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paróquia, torna-te o que tu és."— Transcrição da apresentação:

1 Paróquia, torna-te o que tu és.
Leitura do Questionário sobre a realidade paroquial na Arquidiocese de São Paulo

2 Objetivo do Questionário
Conhecer a realidade das paróquias. (Como está a organização, o dinamismo pastoral, a participação dos fiéis nas celebrações e atividades, bem como o empenho e atuação missionária?)

3 Estrutura e aspectos Organização Ação/missão Formação
Existe uma correlação entre as questões, de modo a ajudar a perceber aspectos da estrutura, atendimento, espaços de comunhão e participação, articulação, participação dos fiéis, comunicação, sustentabilidade, agrupados por: Organização Ação/missão Formação

4 Leitura dos resultados
SOBRE A ESTRUTURA PAROQUIAL As respostas constatam uma realidade já conhecida, ou seja, além da matriz, existem outros espaços para a vivência da fé, que marcam, portanto a presença da Igreja (capelas e comunidades)*. Dentro da estrutura paroquial, muitas respostas afirmam não contar com a presença de Congregação/Institutos. Os que exitem, em maioria contribuem com a paróquia. Entretanto, a somatória das respostas “pouca” ou “nenhuma contribuição”, revela a necessidade de um envolvimento maior das Congregações e Institutos na estrutura paroquial. Com relação às novas comunidades, a maioria afirma que desconhece a existência dessas na paróquia.

5 SOBRE O ATENDIMENTO PAROQUIAL
Basicamente, neste aspecto o questionário refere-se ao atendimento direto do padre e da secretaria. Com relação ao padre, a maioria afirma contar com dois padres, que atendem todos os dias, em geral. A demanda é mais por questões pessoais, familiares, serviços pastorais. Já a secretaria paroquial atende de segunda a sábado em horário integral, sendo que algumas atendem também aos domingos. Em geral, a secretaria conta com um funcionário registrado e as respostas apontam que os horários atendem perfeitamente à demanda. Mais da metade das respostas apontam para uma boa satisfação com esse atendimento.

6 SOBRE A PARÓQUIA COMO ESPAÇO DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO
Grande maioria tem CPP (940 r), mensal (662 r) Trabalhou o 10º PP (576 r) Assembléia paroquial anual (514 r) Grande maioria tem Conselho de Assuntos Econômicos (772 r), mensal (432 r)

7 SOBRE A ARTICULAÇÃO PAROQUIAL
Nesse aspecto, foi possível observar o quanto a paróquia se articula em relação ao setor, à região episcopal e à arquidiocese: Participação ativa: Setor (777), Região (595), Arquidiocese (450) Conforme item anterior, houve estudo dos Planos de Pastoral e interesse em orientar-se por eles (872 r), e houve estudo do 10º plano (576 r).

8 SOBRE A PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NA PARÓQUIA
As respostas mostram que os participantes de nossas celebrações dominicais são, em maioria, adultos (32,5%) e idosos acima de 60 anos (32,6%). Crianças (11,8%), adolescentes (11,2%) e jovens são em torno de 11,9%. A participação é estável (499 r), mas com tendência ao aumento (370 r). Em relação a a participação nas pastorais, esta se estável (617 r). Tendência a diminuir (190 r) e a tendência a aumentar (189 r) comprovam a estabilidade. Procura dos serviços pastorais: se mantêm estável. Com a tendência de aumento na procura de Batismo e Catequese de Adultos. E tendência à diminuição da Crisma e Matrimônio. Além das missas destacam-se outros espaços de participação: Adoração Eucarística (859 r), reza do terço (778 r) e devoções marianas (652 r)

9 SOBRE COMO A PARÓQUIA TRABALHA A COMUNIÇÃO
Recorrendo às novas tecnologias, não são muitas as paróquias que tem site próprio (450 r); Os meios de comunicação mais utilizados ainda são: avisos nas missas (845), mural (726), boletim (375) e site (374);

10 SOBRE AS CONDIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DA PARÓQUIA
Com relação a organização paroquial que possibilita a auto-sustentação, a maioria se reconhece sustentável, com tendência a bem sustentável. Apesar disso, o percentual de dizimistas entre os paroquianos é em torno de 5% para a maioria, em alguns casos, entre 5% e 10%.

11 AÇÕES PASTORAIS / SOCIAIS E MISSIONÁRIAS
As respostas apontam para uma diversidade de ações, a grande maioria voltadas para o interior da paróquia. As atividades pastorais mais voltadas para a ação social alcança aos mais pobres (distribuição de roupa e comida)e aos enfermos Em geral, não há envolvimento nos Conselhos Tutelares, Associações de bairro, Conseg. A presença é insiginificante nas escolas públicas, hospitaIS e cemitérios. Existem iniciativas missionárias: visitas às famílias (443 r); ajuda missionária a outrasa comunidades (194 r); missões populares (158 r) e formação missionária (150 r). As iniciativas com relação a ir ao encontro de quem não vem à Igreja não são muitas (424 r) e são diversificadas, desde propostas de Movimentos (Mãe Rainha, RCC…) à iniciativas paroquiais corridas/caminhadas…

12 * Existem experiências missionarias no que se refere a celebrações em outros espaços: casas, condomínios, fábricas, escolas.... Acontecem uma vez por mês (290 r) e acontecem mais de uma vez por mês (112 r). - Bom envolvimento nas campanhas de solidariedade promovidas pela Cáritas (622 r), bem como outras mais.

13 FORMAÇÃO No que se refere à formação, a maioria afirma que a paróquia oferece oportunidade, sendo os temas mais abordados: Bíblia (601 r), Catequese (578 r) e Liturgia (557 r). O público participante é formado pelos paroquianos em geral, porém num percentual de varia de 5% até 10%. A maioria não participa dos momentos de formação que são oferecidos Mas quando questionados sobre à formação para a ação, “se os agentes de pastoral se consideram devidamente instruídos”,a maioria afirma que “preparados em parte” (555r).

14 Satisfação dos paroquianos em relação a serviços da paróquia
- Serviço de Acolhida: nota 8,2 Celebrações Litúrgicas: nota 8,25 Serviços de Secretaria: nota 7,75 Serviços pastorais e sociais: nota 7,25 Serviços de formação religiosa: nota 6,45 Serviços de informação geral sobre a vida da Igreja: nota 6,4

15 Fontes Participaram da pesquisa 201 paróquias e 4 áreas pastoralis das seis regiões episcopais; Foram respondidos questionários Dados tabulados nas regiões episcopais, coletados e reorganizados pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. (Pe. Marcelo Maróstica e Pe. Sérgio Lucas)

16


Carregar ppt "Paróquia, torna-te o que tu és."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google