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Princípios para organização de uma Atividade Escoteira.

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Apresentação em tema: "Princípios para organização de uma Atividade Escoteira."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios para organização de uma Atividade Escoteira

2 Objetivos de Atividades Escoteiras Os acampamentos reúnem jovens e adultos e: Oportunizam o contato com novos lugares, costumes e culturas; Integram pessoas de diferentes origens, etnias e credos; Fortalecem a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade; Celebram a fraternidade escoteira e a alegria de ser jovens; e Promovem sentimentos de paz e compreensão.

3 Organização Os participantes (membros juvenis) se organizam em Equipes com até 9 jovens e 1 Escotista, reunidas, de preferência, em Tropas/Alcatéias com 4 a 6 Patrulhas (40 a 60 pessoas); Cada conjunto de Tropas formam um Subcampo; Cada Tropa terá um Guia que conduzirá as patrulhas/matilhas pelos locais da atividade, seja para realização da Atividade Escoteira, seja para ações acessórias. Cada Sub Campo é Coordenado por uma equipe que dá condições de estrutura e bem estar aos participantes. Os Escotistas de Matilha/Patrulha auxiliam a condução dos jovens, motivam e interagem na aplicação do Método.

4 Primeiras Providências Local da Atividade e Data Divulgação Definição de Patrocínios Orçamento da Atividade Definição do Programa Inscrições - Preço Médio R$ 50,00 pelo MEU SIGUE Prazos para Repasse e Organização da Equipe Profissional

5 Base do Programa Atividades Atratrivas e Variadas Sugestões: Módulo Artesanato Um módulo em que os jovens possam trabalhar manualmente, produzindo artigos de artesanato, com a opção de fazer objetos que poderão levar consigo, dos mais diversos materiais.

6 Base do Programa Módulo Aventura Um módulo a ser desenvolvido nas áreas próximas, incluindo os montes, com pista de orientação e ultrapassagem de obstáculos. Supervisão essencial das questões de segurança. Aldeia Global Várias oficinas divididas nas quatro áreas principais: Ciência e Tecnologia, Arte e Cultura, Paz e Compreensão, e Saúde e Meio Ambiente, durante um dia todo, com a possibilidade de que os jovens participem de 4 oficinas, sendo uma em cada área.

7 Base do Programa Módulo Turismo Uma visita, aos principais pontos turísticos ou históricos da cidade. Módulo Sustentabilidade ou Ação Comunitária Um módulo em que os jovens possam trabalhar em oficias que ajudem na compreensão de um mundo sustentável ou que possam interferir impactando uma comunidade com uma ação social. Aquático Atividade em um parque aquático, lagoa ou praia, recreativa. Supervisão essencial das questões de segurança.

8 Base do Programa Jogos Um módulo em que os jovens irão praticar jogos não usuais, como arco e flecha, jogos típicos da localidade, etc. Feira das Cidades Atividade noturna em que cada Tropa apresenta produtos típicos de sua cidade, incluindo comidas e bebidas que trazem de suas cidades. Noite Escoteira Uma noite com atividade típica escoteira, Fogo de Conselho, Festival de Canção ou similar.

9 Base do Programa Show musical Um show musical para todos os participantes. Festival do Folclore Noite de apresentações folclóricas (a decidir se geral ou por subcampo), com apresentações típicas de cada Estado presente. Cerimônias Cerimônias de Abertura e de Encerramento.

10 Espaços abertos Área de Acampamento ampla para Membros Juvenis - Para cada membro juvenil uma área de 15m 2 Área de Acampamento Staff – Para cada Staff uma área de 10m 2 Área para Arena Central ampla – 1 m² por pessoa. Área de Refeições com mesas suficientes para metade dos participantes – Sistema de Rodízio; Áreas de atividades – a depender dos Módulos. Seguras e com capacidade para ó fluxo dos jovens em rodízio.

11 Estrutura sanitária Rede de água Fornecimento de água litros por pessoa/dia Vasos sanitários - 1 para cada 40 Pias - 1 para cada 30 Chuveiros - 1 para cada 20 Pontos de água para abastecimento Recolhimento de lixo

12 Áreas Construídas Barracões Ginásios Áreas Cobertas Salas Para instalar Cozinha, Refeitório, Ambulatório, Secretaria, Coordenação, Área comercial, etc. Refeitório deve suportar 1/2 dos participantes

13 Elétrica Energia Elétrica (capacidade mínima 20 KVA) Postes Iluminação interna e externa

14 Segurança Física Portões Cercas e proteções Vias de acesso Proximidade de hospitais Proximidade de unidades policiais. Apoio se possível do corpo de bombeiros para avaliação prévia das atividades e segurança no dia com equipamentos adequados.

15 Comunicações: Telefone fixo para organização Telefone Público acessível Rede para celular Rede para internet


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