A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro. Bem Vindos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro. Bem Vindos."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro

2 Bem Vindos

3 Vamos lembrar? Definição Definição Princípio Princípio Propósito Propósito Método Método Os Ramos Os Ramos Objetivo de cada ramo Objetivo de cada ramo

4 Educação Nosso Grupo, do seu Jeito Nosso Grupo, do seu Jeito!

5 O Método Escoteiro Marco Zero Educamos através de processos lúdicos Educamos através de processos lúdicos Um jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana Um jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana

6 O Método Escoteiro De Lobinho a Pioneiro Fantasia Socialização Lobo Aventura Assumir responsabilidades Escoteiro Desafio autoconhecimento Seu papel no mundo Sênior Servir Pioneiro Educamos através de processos lúdicos O Escotismo é um jogo 24 horas por dia, 7 dias por semana

7 método escoteiro na prática Programa educativo: método escoteiro na prática Nosso Grupo, do seu Jeito Nosso Grupo, do seu Jeito!

8 O Método Escoteiro 1. A Lei e Promessa 2. Aprender fazendo 3. A vida em equipe 4. Atividades progressivas, atraentes e variadas a - O jogo como instrumento de educação b - A vida ao ar livre c - As técnicas e habilidades práticas d - A interação com a comunidade e - A tradição e o ambiente fraterno 5. Desenvolvimento pessoal pela orientação individual

9 O Método Escoteiro Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira. 1. Aceitação da Lei e da Promessa Como funciona: É uma proposta de código moral, apresentada de forma lúdica e deve estar presente em cada jogo e brincadeira realizada no Movimento ATENÇÃO: ATENÇÃO: Os adultos são o exemplo. Espera-se que eles devam seguir a Lei à Risca em sua vida fora do movimento inclusive. Não somos uma igreja. A promessa do Adulto no Movimento Escoteiro Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro Servir à União dos Escoteiros do Brasil

10 O Método Escoteiro A lei do Escoteiro 1.O Escoteiro tem uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida 2.O Escoteiro é leal 3.O Escoteiro está sempre alerta para ajudar ao próximo e pratica diariamente uma boa ação 4.O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros 5.O Escoteiro é Cortês 6.O Escoteiro é amigo dos animais e das plantas 7.O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio 8.O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades 9.O Escoteiro é obediente e disciplinado 10.O Escoteiro é limpo de corpo e alma A promessa do Escoteiro Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro

11 O Método Escoteiro A lei do Lobinho 1.O lobinho ouve sempre os Velhos Lobos. 2.O lobinho pensa primeiro nos outros. 3.O lobinho abre os olhos e os ouvidos. 4.O lobinho é limpo e está sempre alegre 5.O lobinho diz sempre a verdade. A promessa do Lobinho Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria Ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião Obedecer a Lei do Escoteiro

12 O Método Escoteiro Aprender Fazendo O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? As tarefas são passadas tentando adaptá-las ao máximo para que sempre fiquem inéditas São passadas de acordo com a idade Alcateia (fantasia): integrar e socializar a criança Escoteiros (aventura): conhecer coisas diferentes Sênior (desafios): desafiar os conhecimentos obtidos através de novas técnicas Pioneiros(servir): transformar seus conhecimentos em ações úteis à comunidade Usualmente dá-se um desafio da semana (caça da semana no caso da alcateia) para as seções para que possam]. Exemplos: Descobrir como se faz fogo somente com elementos naturais. Passar nas etapas de especialidades

13 O Método Escoteiro Vida em Equipe O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? Isto se dá através do sistema de patrulhas: As tropas são divididas em equipes, denominadas patrulhas nos ramos escoteiro e sênior ou matilhas no ramo Lobo. As reuniões de patrulhas denominam-se Conselho de Patrulha Espera-se que cada patrulha reúna-se 1 vez por mês fora do horário de reunião. Cada patrulha deverá eleger um líder de forma democrática e rotativa. Estes são chamados de monitores. São responsáveis por coordenar as ações internas nas patrulhas. O segundo no comando chama-se submonitor e é escolhido pelo monitor Existem outros encargos na patrulha na sede e em campo. As patrulhas são reunidas em um fórum compostos pelos monitores chamado Corte de Honra. É a maior instância da tropa, sendo responsável inclusive pelas decisões finais sobre o dia a dia da tropa. Espera-se que a Corte de Honra se reúna 1 vez por mês.

14 O Método Escoteiro Atividades Atraentes, Progressivas e Variadas O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? Nós Amarras Pioneirias Abrigos subcampo Fogo Fogueira Pioneiras para cozinha Cozinha Mateira Comida Mateira

15 O Método Escoteiro Desenvolvimento Pessoal com Orientação Individual O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Como funciona? O programa educativo é nosso próximo tópico São atividades aliadas a um conjunto de ações específicas

16 O Programa Educativo Nosso Grupo, do seu Jeito Nosso Grupo, do seu Jeito!

17 O Programa Educativo O Ponto de Troca: Educação X Ação

18 O Programa Educativo O Ponto de Troca: Educação X Ação Atividades Legais, próprias e únicas de acordo com o Método Bom comportamento definido no Níveis mínimos

19 O Programa Educativo O Mínimo que se espera de comportamento O que é? O aprendizado pela prática, o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa, os hábitos de observação, indução e dedução. Esperamos de nossos membros que: Tenha um bom comportamento Siga a lei fora do grupo Cumpra qualquer item que assumir com a tropa ou com o grupo Esteja com o registro em dia Esteja com as contribuições em dia Sejam frequentes Uma etapa de progressão por mês

20 O Programa Educativo Áreas de Desenvolvimento Físico Intelectual Caráter Afetivo Social Espiritual

21 O Programa Educativo Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa Abertura Diagnóstico ÊnfaseCalendário Jogo Democrático A construção do CalendárioDesenvolvimento Enumeração das competências X atividades e técnicas X Processos de avaliação Encerramento e avaliação Avaliação contínua

22 O Programa Educativo Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa

23 O Programa Educativo Isso tudo, na prática = Ciclo de Programa A Contrução do calendário pela chefia DataRespo nsável CompetênciaTécnica JAN 1 JoãoAFETIVO Cuido da minha saúde, evito hábitos que possam comprometê-la, e aceito a minha imagem corporal, compreendendo as diferenças físicas e psicológicas entre homens e mulheres. Nós JAN 2 PedroESPIRITUAL Demonstro por meio de minhas atitudes diante da Natureza, que tenho consciência de minha responsabilidade com a obra de Deus. Amarras JAN 3 Antôni o Abrigo Subcampo

24 O Programa Educativo Mas como um jogo trabalha uma competência? A Contrução do calendário pela chefia

25 O Programa Educativo 1 etapa por mês: o Tropa em Ação O que é O que é Um conjunto de etapas propostas a serem passadas ao longo de sua vida dentro da tropa Cada ramo possui um livro com tarefas próprias para a idade, dedicadas a trabalhar competências específicas.

26 O Programa Educativo Progressão e Especialidades O c O c

27 O Programa Educativo Como construir uma reunião A fórmula de bolo de cenoura da avó: Aquela que todo mundo sabe como fazer, mas cada um faz do seu jeito. Bandeira, Oração, Inspeção e Aviso (15) Quebra Gelo (20) Jogo 1 (30) Formação (30) Jogo 2 Relativo à formação e à competência da ênfase (40) Jogo 3 (30) [RESERVA] Bandeira, Oração, Inspeção e Aviso (15) Tempo extra = intervalos entre jogos, deslocamento, BOIA Passo 1: Lembrar a ênfase Passo 2: Lembrar a competência trabalhada Passo 3: Pensar em jogos que trabalhem a competência Passo 4: Construir a Programação

28 O Programa Educativo Aplicando um jogo Apresentação das regras do jogo Apresentação das competências Regulando o jogo Avaliação final com os membros Observações especiais

29 Programar uma reunião para qualquer um dos ramos abaixo: Nosso Grupo, do seu Jeito Nosso Grupo, do seu Jeito! Dever de casa Sênior Escoteiro Alcateia

30 Nosso Grupo, do seu Jeito Nosso Grupo, do seu Jeito! Onde Procurar informação Chefes de Seção Lucas: Ciléia: Alexandre: Internet Vá na seção Downloads Procure a aba programa do lado esquerdo Baixe o guia Escotistas em Ação do ramo escolhido

31


Carregar ppt "MÓDULO 2 A Educação no Movimento Escoteiro. Bem Vindos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google