A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro."— Transcrição da apresentação:

1 INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro

2 A adaptação da IMMA para o Brasil foi formulada pela Diretoria de Métodos Educativos, através do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Equipe Nacional de Atividades, com base no documento oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e com a contribuição dos debates ocorridos na Rede Ambiental Escoteira.

3 É composto de: Princípios e objetivos para a educação ambiental no Escotismo Insígnia Mundial de Meio Ambiente Recursos para um programa de atividades CEENA – Campos-Escola Escoteiros para a Natureza e o Ambiente Parcerias Prêmio Escoteiros do Mundo (que será aplicado apenas ao ramo pioneiro) Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente (Lançado na na 38ª. Conferência Mundial da Coréia)

4 É um conjunto de conhecimentos muito especializado e sujeito a uma evolução constante. Por isso, não temos a preocupação que o membro juvenil saiba de cor e salteado tudo sobre o meio ambiente, mas que adquira, aos poucos, a consciência ambiental. Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente O conhecimento sobre o meio ambiente: É caracterizado pela interdisciplinaridade, ou seja, ninguém é especialista em todos os aspectos. Por isso, as atividades do Guia são bem simples, e se referem a situações corriqueiras que o jovem pode vivenciar.

5 1.ar e água 2.habitats e espécies 3.substâncias perigosas 4.melhores práticas ambientais 5.riscos ambientais e desastres naturais Insígnia Mundial de Meio Ambiente EXPLORAR E REFLETIR FAZER ALGO Projeto AVALIAÇÃO É composta de:

6 1.A Parte A, EXPLORAR E REFLETIR, é composta por atividades divertidas, que permitem a exploração do ambiente, incentivam a consciência ambiental e encorajam o pensamento crítico. Ao final de cada uma, é realizada uma avaliação crítica. Por isso, a IMMA deve ser aplicada de forma dinâmica e prática. 2.A Parte B, FAZER ALGO, permite ao membro juvenil identificar os problemas locais e propor soluções, através do PROJETO. Insígnia Mundial de Meio Ambiente APLICAÇÃO (O importante é que o jovem incorpore no seu comportamento do dia-a-dia alguns princípios básicos como a importância da reciclagem, acampamento sustentável, etc. )

7 Ao final das etapas A e B, o membro juvenil terá seu comportamento em relação ao meio ambiente submetido à ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA, que emitirá uma DECLARAÇÃO em que atesta que: o postulante demonstra, no dia-a-dia, que compreende, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participa das ações coletivas e cumpre suas tarefas individuais. Insígnia Mundial de Meio Ambiente AVALIAÇÃO Esta metodologia: simplifica mas não necessariamente facilita a IMMA valoriza o sistema de equipes verifica o compromisso do jovem com o meio ambiente não sobrecarrega o chefe dá oportunidade para o diálogo fornece um critério objetivo de aprovação

8 1.O chefe apresenta um breve histórico sobre a poluição do Ar 2.A alcatéia faz uma exploração conjunta do ambiente 3.Prática: colar fita adesiva em diferentes folhas e depois no papel, obtendo uma impressão da poluição do ar 4.Avaliação: Perguntas sobre a poluição do ar na percepção dos lobinhos: De onde as amostras mais sujas vieram? De onde vem esta poluição? Como pode afetar a saúde das pessoas? Etc... Insígnia Mundial de Meio Ambiente Exemplo de Atividade Principal FOLHAS COLADAS

9 Exemplo de Utilização do Quadro de Objetivos Ramo Objetivo LobinhoEscoteiro Sênior 1. Água potável e ar puro -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. Compreender de que formas a água e o ar são limpos. -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. Identificar ameaças à água potável e ao ar puro no ambiente local e global, sugerindo soluções. -Explorar as fontes de água potável e ar puro no ambiente local. -Demonstrar a relação entre as atitudes individuais e a disponibilidade de água potável e ar puro no ambiente local e global. EXPLORAR E REFLETIR Ao realizar uma atividade diferente das principais sugeridas no Guia, ou se o jovem realizar uma atividade complementar sozinho, confira se ela atinge os objetivos acima. Para isso, faça perguntas ao final, para avaliação. O simples fato de perguntar já contribui para melhorar a qualidade da atividade, levar o jovem a questionar e desenvolver a consciência ambiental

10 FAZER ALGO Ramo Objetivo Lobinho Escoteiro Sênior Projeto Ambiental relativo à aprendizagem anterior. -Participar de um projeto ambiental local. -Compreender os benefícios do projeto para o ambiente local. -Ter consciência das ligações locais e globais do projeto. -Identificar problemas ambientais locais e suas soluções potenciais. -Planejar e executar um projeto ambiental. -Compreender a ligação do projeto aos níveis local e global. -Identificar problemas ambientais locais e suas soluções potenciais. -Planejar e executar um projeto ambiental. -Compreender a ligação do projeto aos níveis local e global. -Avaliar os resultados do projeto para os escoteiros, a comunidade e o meio ambiente. (Os lobinhos devem apenas participar de um projeto ou fazer um projeto mais simples, adequado à idade)

11 1.A IMMA entrará em vigor no dia 01/05/2011,em substituição à IMC, e deverá ser conquistada em cada Ramo, inclusive como pré-requisito para os distintivos especiais. 2.Aqueles que já tiverem iniciado o processo de conquista da IMC poderão concluí-lo até 31/12/2011. A IMC poderá ser usada como pré-requisito para os distintivos especiais até 30/04/ A IMMA pode ser usada após a mudança de Ramo, até que se conquiste a insígnia correspondente ao novo Ramo ou até que o deixe. Insígnia Mundial de Meio Ambiente Regras de transição da IMC para a IMMA

12 1.O chefe de Seção proporá à Diretoria do Grupo a concessão. O certificado, assinado pelo Diretor Presidente, será entregue pelo Chefe da Seção junto com o distintivo. 2.O distintivo da IMMA deverá utilizado no mesmo local da IMC, ou seja, acima das estrelas de atividade. 3.Ao passar para o novo Ramo os jovens poderão continuar usando o distintivo conquistado no Ramo anterior, até ser substituído pelo que lhe é oferecido no Ramo seguinte, ou até deixar este Ramo. Insígnia Mundial de Meio Ambiente NORMAS DE CONCESSÃO

13 Para apresentação da IMMA aos jovens, será publicado e vendido pela Loja Nacional um Guia com os recursos para atividades com conteúdos técnicos, mas adequados às várias faixas etárias. Insígnia Mundial de Meio Ambiente DIVULGAÇÃO

14 Diretoria de Métodos Educativos Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Equipe Nacional de Atividades Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro Endereço da Região ou do Grupo Escoteiro


Carregar ppt "INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE Logotipo da Região ou do Grupo Escoteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google