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Linhas gerais - Objetivos

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Apresentação em tema: "Linhas gerais - Objetivos"— Transcrição da apresentação:

1 Linhas gerais - Objetivos
SIGES – Sistema de Gestão de Estabelecimentos foi desenvolvido para controlar o cadastro de estabelecimentos e a emissão de certificado no estado de Minas Gerais. Disponibilizando acesso a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Fornecendo de forma ágil e segura informações sobre os estabelecimentos e certificados emitidos no estado, a fim de dar transparência ao consumidor e agilidade para o proprietário solicitante.

2 Problemas levantados: Vários layouts de certificado.
Realidade encontrada anteriormente no IMA Problemas levantados: Vários layouts de certificado. Várias bases de dados espalhadas em vários locais. Vários prazos de validade para as atividades. Informações desatualizadas. Dois programas de cadastro. Sistema desktop

3 Solução Desenvolver um software que: Seja Web.
Estabeleça prazos fixos para o vencimento dos certificados por atividade. Faça o controle do vencimento dos Certificados, enviando um s para os responsáveis pelo contrato. Layout único para os certificados. Base de dados única. Acessível através de dispositivos móveis.

4 Controles automatizados
O Sistema controla automaticamente o vencimento do prazo de validade do certificado. O sistema envia s para os responsáveis pela administração do estabelecimento informando com 90, 60 e 30 dias de antecedência o período ainda vigente de validade do certificado. O SIGES envia s automaticamente para os responsáveis pela a administração do sistema, tais como: cadastro de novo estabelecimento, impressão de certificado entre outros. Estes s são enviados para: Responsável pelo estabelecimento, Coordenadoria, Escritório Municipal, Gerentes na sede do IMA.

5 FLUXO d Certificado 4) Certificado encaminhado ao solicitante.
Proprietário/funcionário do Estabelecimento 3) Sistema emite o certificado na Coordenadoria regional ou na Sede. 1) Solicita Registro e Encaminha documentação. d FLUXO SIGES Estabelecimento cadastrado IMA 2) IMA - Verifica a documentação no Esec e aprova o cadastro.

6 LOGIN SIGES www.siges.ima.mg.gov.br/treinamento
Para acessar o sistema digite o seguinte endereço na barra de endereços de qualquer navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc.) Para o treinamento usaremos o seguinte endereço:

7 LOGIN – Página Inicial Na tela inicial do sistema SOLICITAÇÃO DE
CADASTRO. ACESSO SIGES – IMA.

8 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Área de acesso do solicitante de novos cadastros. O usuário deve clicar na Imagem para preencher o cadastro de solicitação.

9 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Os campos marcados com asterisco vermelho são obrigatórios. O sistema verifica se foi digitado um CPF/CNPJ válido. Observe logo ao lado do campo o exemplo de formato de preenchimento do campo RENASEM.

10 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Ao preencher o campo CEP os campos; Logradouro e bairro são preenchidos automaticamente. É possível preencher estes campos manualmente.

11 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Para que seja localizado o representante legal ou o responsável pelo estabelecimento é indispensável fornecer os dados abaixo.

12 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Seleção do Município de vínculo ao escritório do IMA. Este município é o município de atuação da firma solicitante, aonde ele irá atuar. Exemplo: Empresa promotora de eventos pecuários de São Paulo solicitando registro na cidade de Uberlândia. O escritório responsável será o escritório de Uberlândia. Selecione o Município e o sistema automaticamente reconhecerá o Esec e a CR correspondentes. Nota: Os estabelecimentos do programa STAB foram importados para o SIGES no final de Como nem todos os campos no SIGES foram preenchidos na importação, pois não existiam no ESTAB, o campo Município de Vínculo estará vazio. Portanto, se este campo não estiver preenchido o Estabelecimento não terá nenhum vínculo com o escritório do Município Selecionado. Prazo estimado para fazer a atualização do cadastro: 30/06/2014

13 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Seleção das atividades/categoria e produto/classificação. É possível marcar mais de uma opção. Marque as opções de atividade/categoria e logo abaixo serão abertas as opções de produtos/classificação. Desmarque as opções de atividade/categoria e os produtos/classificação serão desmarcados automaticamente.

14 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Preenchimento dos campos de responsável técnico e coordenadas geográficas. O sistema verifica a partir da seleção das atividades quais são os respectivos responsáveis técnicos. Se determinada atividade tiver obrigatoriamente um responsável técnico, o sistema mostrará uma mensagem de erro e solicitará que os 3 campos sejam preenchidos: Nome do responsável técnico, registro de classe e número de registro junto ao registro de classe. Para que possamos fazer o georreferenciamento os campos das coordenadas geográficas deverão ser preenchidos. Observe logo ao lado dos campos os exemplos de formato corretos.

15 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Preenchimento do campo observações e envio da solicitação de cadastro. O campo observações não possui limites de caracteres. Após conferir todos os campos o solicitante poderá enviar a solicitação de cadastro.

16 LOGIN – Solicitação de Cadastro
Preenchimento do cadastro de solicitação de registro Enviado o requerimento de registro. Clique no botão para que o sistema mostre na tela o formulário de solicitação de registro preenchido com as informações digitadas pelo usuário. Este formulário deverá ser entregue juntamente com a documentação correspondente no escritório do IMA. Na aba Documentação clique no link: para direcionado para a página do ima que mostra a listagem da documentação necessária para a solicitação de registro.

17 Página Inicial – Buscar Estabelecimento/Certificado
Busca por estabelecimento e certificados impressos Clique em Buscar conforme figura ao lado.

18 Página Inicial – Buscar Estabelecimento/Certificado
Busca por estabelecimento e certificados impressos Duas possibilidades de busca: Busca pelo Certificado de Registro. Busca pelo CNPJ/CPF. Clique no ícone da Lupa para pesquisar pela Razão Social.

19 Página Inicial – Buscar Estabelecimento/Certificado
Busca por estabelecimento e certificados impressos A tela abaixo mostra os dados do Estabelecimento e sua situação atual, bem como, os certificados e seus respectivos prazos de validade. Esta consulta é aberta ao público em geral e pode ser utilizada por qualquer usuário. Ex: Consulta de situação do Estabelecimento e validade de certificado para participação em licitações.

20 Página Inicial – Buscar Estabelecimento/Certificado
Busca por estabelecimento e certificados impressos No rodapé do certificado aparece o endereço do site para que a validade do mesmo seja verificada.

21 Exercícios Cadastrar um novo estabelecimento usando a tela de solicitação de cadastro na página inicial. a) Utilize o CNPJ abaixo para cadastrar seu estabelecimento. 1) / ) / ) / ) / 2) / ) / ) / ) / 3) / ) / ) / ) / 4) / ) / ) / ) / 5) / ) / ) / ) / 6) / ) / ) / ) / 7) / ) / ) / ) / b) De acordo a numeração do seu computador a Razão Social e Nome Fantasia ficarão assim: Estabelecimento 1, Estabelecimento 2 e etc. c) RENASEM: MG d) Endereço: Endereço do Esec de origem. No campo preencha com um de fácil acesso. ( pessoal de preferência) e) Dados do Requerente: Endereço do Esec de origem: CPF do Requerente: f) Município de vínculo município do Esec de origem. g) As atividades serão: Comércio de semente e mudas, comércio de agrotóxico, comércio de produtos veterinários, comércio de produtos veterinários biológicos. h) Os produtos serão: Todos. i) Deixar os campos de Responsável Técnico em branco, pois o sistema mostrará mensagens de erro importantes para este exercício. j) Coordenadas Geográficas podem ser preenchidas com o exemplo mostrado ao lado dos campos. 2) Buscar o Estabelecimento cadastrado a pouco clicando no botão de busca da página inicial.

22 LOGIN – Funcionário do IMA
Área de acesso do funcionário do IMA. O usuário deve clicar na Imagem para logar no sistema

23 LOGIN – Funcionário do IMA
Área de acesso do funcionário do IMA. Altere sua senha Para alterar a senha informe o Masp/Documento (somente números), a senha atual, a nova senha e a confirmação da nova senha. Clique em salvar.

24 MENU Menu do sistema. Menu Cadastro Assinaturas/Logomarcas;
Atividade/Categoria; Registro de classe; Coordenadoria; Escritório; Municípios por escritório; Gerência; Produtos/Classificação; Tipos de ocorrência; Tipos de certificado. Para editar um registro clique no ícone . Para cancelar a edição clique no ícone . Para salvar as alterações clique no ícone

25 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Assinaturas/Logomarcas.
Nesta tela é possível alterar: Os cabeçalhos e rodapés dos Certificados. As assinaturas que vêm previamente escaneadas. Sendo a assinatura do Diretor Técnico e do chefe da divisão defesa do Ministério. Caso haja mudança nos títulos dos certificados ou mudança de Diretor Técnico as alterações serão feitas nesta tela. *Importante: Somente imagens do tipo .JPG são permitidas.

26 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Atividade/Categoria.
Nesta tela é possível alterar: Nome da atividade/categoria. Gerência a qual determinada atividade pertença. Validade a partir do tipo de certificado: a) Prazo de validade de 1 ano para produtos veterinários. b) Prazo de validade de 3 anos para Agrotóxicos. c) Prazo de validade de 3 anos para as demais atividades. 4) A obrigatoriedade de determinada atividade possuir ou não um responsável técnico. Status da atividade. Ativo ou inativo. Não é possível deletar nenhuma atividade, mas, é possível inativa-la para que não apareça mais nas listagens de atividades. Nesta tela é possível alterar o dados com relação a atividades/categorias, bem como acrescentar novas atividades/categorias. O layout do Certificado não muda. O sistema agrupa as atividades a partir do tipo de certificado selecionado. Ex: Se selecionarmos as atividades de sementes, mudas, comércio de agrotóxicos e Comércio de produtos veterinários biológicos, serão gerados 3 certificados.

27 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Registro de Classe.
Nesta tela é possível alterar: Classe. Nome da classe. Ex: CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. Atividades. O cadastro do registro de classe é feito por atividades. A partir desta seleção o sistema tem condições de “saber” na solicitação de registro, qual registro de classe atenderá as atividades selecionadas, não permitindo assim que seja cadastrada uma atividade que obrigatoriamente tenha um responsável técnico.

28 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Coordenadoria.
Nesta tela é possível alterar: Nome; Responsável; Endereço; ; Telefone. Obs: Para que uma Coordenadoria não receba mais ’s do sistema, apague este campo clicando no ícone editar registro e salve as alterações.

29 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Escritório.
Nesta tela é possível alterar: Coordenadoria; Escritório; Endereço; ; Telefone. Obs: Para que uma Coordenadoria não receba mais ’s do sistema apague este campo clicando no ícone editar registro e salve as alterações.

30 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Gerência.
Nesta tela é possível alterar: Sigla. Ex: GDA; Descrição. Ex: GDA – Gerência de Defesa Animal. Responsável. Gerente responsável. . Nesta tela é possível alterar o dados com relação a gerência. Obs: Para que uma Gerência não receba mais ’s do sistema, apague este campo clicando no ícone editar registro e salve as alterações.

31 MENU Menu do sistema: CADASTRO. Produto/Classificação.
Nesta tela é possível alterar: Produto/Classificação; Atividade/Categoria; Status dos Produtos. Ativo ou inativo. Não é possível deletar nenhuma atividade, mas, é possível inativa-la para que não apareça na listagem de produtos. Nesta tela é possível alterar o dados com relação a produtos/classificações, bem como, acrescentar novos produtos.

32 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS. Novo Estabelecimento
Nesta tela é possível incluir: Nova solicitação de registro. Este formulário é exatamente igual ao formulário de solicitação do usuário comum. O funcionário do Ima pode optar por usar as duas opções de registro. Vá até o slide (8) para ler as instruções de preenchimento deste formulário.

33 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS. Consulta aprovação pendente.
Nesta tela são mostrados os campos a seguir: Nº Registro do Estabelecimento; CNPJ/CPF; Razão Social; Data do cadastro da solicitação de registro; Coordenadoria; Escritório; Município de Vínculo; Município do endereço de cadastro do estabelecimento; Estado. Esta consulta mostra os estabelecimentos que têm seu status atual igual a Pendente. Quando um estabelecimento é cadastrado por solicitação de algum usuário o primeiro status deste registro é Pendente, pois, ainda não foi feita a vistoria no local ou por falta de alguma documentação ou outro motivo o estabelecimento tem pendência. O status também pode ser alterado manualmente no formulário de aprovação de cadastro. Para editar um registro clique no ícone Para localizar um registro rapidamente digite o valor desejado no campo de pesquisa e clique em pesquisa rápida. Para abrir as várias opções de filtro clique no ícone Pesquisa: Há possibilidade de pesquisar os registros pelos campos mostrados na consulta, fazer combinação de campos e muito mais. Salve seus filtros favoritos clicando na opção Editar do Filtro. Para saber mais procure o apêndice número 1. Aprenda a trabalhar com consultas. Exporte o conteúdo da consulta para os formatos PDF, XLS(Excel) e RTF(Word). Configure a impressão da página da consulta clicando no botão Impressão Há três tipos de níveis de acesso para esta consulta: Usuários da Sede, Usuários das Coordenadorias e usuários do Esec. Ex: Os usuários da Coordenadoria de Juiz de Fora só poderão editar os registros pendentes para sua CR.

34 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS.
Consulta todos os estabelecimentos. Nesta tela são mostrados os campos a seguir: Nº Registro do Estabelecimento; 10) Responsável Técnico 1 CNPJ/CPF; 11) Registro de Classe 1. Razão Social; 12) Nº Registro de Classe 1. Razão Social; 13) Responsável Técnico 2. Coordenadoria; 14) Registro de Classe 2. Escritório; 15) Nº Registro de Classe 2. Município de Vínculo; UF; Município do endereço de cadastro do estabelecimento; Esta consulta mostra todos os estabelecimentos cadastrados no sistema. Geralmente é o tipo de consulta utilizado para localizar um estabelecimento para alteração de cadastro. Para classificar de forma crescente ou decrescente uma coluna clique nas setas para cima e para baixo ao lado do nome da coluna: Para editar um registro clique no ícone Para localizar um registro rapidamente digite o valor desejado no campo de pesquisa e clique em pesquisa rápida. Para abrir as várias opções de filtro clique no ícone Pesquisa: Há possibilidade de pesquisar os registros pelos campos mostrados na consulta, fazer combinação de campos e muito mais. Salve seus filtros favoritos clicando na opção Editar do Filtro. Para saber mais procure o apêndice número 1. Aprendendo a trabalhar com consultas. Exporte o conteúdo da consulta para os formatos PDF, XLS(Excel) e RTF(Word). Configure a impressão da página da consulta clicando no botão Impressão Há três tipos de níveis de acesso para esta consulta: Usuários da Sede, Usuários das Coordenadorias e usuários do Esec. Ex: Os usuários da Coordenadoria de Juiz de Fora só poderão editar os registros pendentes para sua CR.

35 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS.
Formulário de Aprovação de Cadastro. Nesta tela o usuário poderá alterar todos os dados relativos ao cadastro de estabelecimento. Há somente uma diferença entre o formulário de requerimento de registro e o formulário de Aprovação de Cadastro, o Bloco Status da Solicitação. No campo Situação selecionamos o status atual do estabelecimento. Como vimos, assim que o registro do estabelecimento é feito seu status fica como Pendente. Há 5 tipos de status: Ativo. Quando não há nenhuma pendencia com relação a documentação ou outros impeditivos. Cancelado. Neste status o estabelecimento fica inoperante. Todos os certificados pertencentes ao estabelecimento são cancelados também. Inativo. Caso o estabelecimento esteja temporariamente impedido de atuar. Todos os certificados pertencentes ao estabelecimento são inativados também. Interditado. Em caso de não conformidade o estabelecimento pode vir a ser Interditado. Todos os certificados pertencentes ao estabelecimento são inativados também. Pendente. Status inicial do estabelecimento após a solicitação do cadastro. Todos os certificados pertencentes ao estabelecimento são inativados também. A alteração do status do estabelecimento gera automaticamente uma ocorrência/evento. As mensagens serão mostradas na tela pelo sistema. *Importante: Do status 2 até 5 os certificados dos estabelecimento acompanham o status do estabelecimento, caso o status do estabelecimento seja alterado para Ativo e, havendo certificados impressos, os certificados deverão ser reativados também.

36 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS.
Formulário de Aprovação de Cadastro. No campo Parecer Técnico o Assistente Técnico deverá descrever com maior número de detalhes possível sua visita ao estabelecimento. Informe sempre o número do Termo de Fiscalização e a data do parecer técnico do novo Laudo de Vistoria. Este campo é um histórico das vistorias feitas no estabelecimento, quanto mais completo ele estiver melhor.

37 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS.
Consulta Imprimir Formulário de Registro de Estabelecimento. Nesta consulta é possível imprimir o formulário de cadastro do estabelecimento. Clique no ícone da lupa para visualizar e imprimir o formulário de cadastro do estabelecimento preenchido.

38 MENU Menu do sistema: ESTABELECIMENTOS.
Consulta Imprimir Formulário de Requerimento de Cadastro. Nesta consulta é possível imprimir o formulário de requerimento de cadastro. Clique no ícone da lupa para visualizar e imprimir o formulário de requerimento de registro preenchido. Este formulário pode ser encontrado também no site do IMA. Caso o solicitante de um NOVO registro não esteja com o formulário de requerimento preenchido no momento da entrega da documentação, o funcionário do IMA pode imprimir o formulário diretamente do SIGES.

39 EXERCÍCIOS Ativar o estabelecimento que acabamos de cadastrar escrevendo parecer técnico conforme modelo abaixo: Exemplo: FISCALIZAÇÃO DE ROTINA, LAVRADO LAUDO DE VISTORIA PARA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DE REGISTRO PARA O COMÉRCIO DE SEMNTES. SEM OUTRAS IRREGULARIDADES NESTA DATA COM RELAÇÃO AO COMÉRCIO DE SEMENTES. TERMO DE FISCALIZAÇÃO , DE 24/07/2013. 2) Após a ativação, altere o campo situação para Cancelado, Inativo, Pendente ou Interditado. O sistema mostrará várias mensagens para o usuário.

40 MENU Menu do sistema: CERTIFICADOS. Aguardando emissão.
Consulta onde é possível visualizar a lista de novos certificados a serem impressos. Todos os certificados nesta consulta são novos. Veremos a seguir, nos próximos slides, os outros tipos de emissão de certificado, pois, esta consulta pretende facilitar o dia a dia do usuário do programa na Coordenadoria e sede. Ao abri-la o usuário visualiza quais são os certificados novos que estão aguardando a impressão. Clique na imagem da impressora para visualizar e imprimir o Certificado. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O Certificados serão impressos somente por usuário com perfil na Coordenadoria ou na Sede.

41 MENU Menu do sistema: CERTIFICADOS.
IMPRIMIR ALTERAÇÕES – Emitir Certificado. Consulta onde é possível visualizar a lista de certificados que sofreram algum tipo de alteração e precisam ser impressos novamente. Se a modificação nos campos do Certificado ocorrer dentro do prazo de validade o sistema manterá a data. Como as alterações no formulário de aprovação de cadastro são feitas pelo Escritório a ÚNICA maneira de fazer com que o responsável pela impressão na Coordenadoria ou Sede, veja na consulta que o Certificado precisa ser impresso novamente, é gravar uma ocorrência/evento. Exemplo: Alteração de Responsável Técnico. 1º Passo. Localizar o estabelecimento e entrar no formulário de aprovação de cadastro. 2º Passo. Fazer a alteração do Responsável Técnico. 3º Passo. Gravar uma ocorrência/evento de: Alteração de Responsável Técnico. Somente após a inclusão da ocorrência/evento é que o responsável pela impressão visualizará o certificado. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O Certificados serão impressos somente na Coordenadoria ou na Sede.

42 MENU Menu do sistema: CERTIFICADOS.
IMPRIMIR ALTERAÇÕES – Aguardando Renovação. Consulta onde é possível visualizar a lista de certificados que tiveram uma ocorrência/evento de: Renovação de validade de certificado, gravada no sistema e, por tanto, precisam ser impressos novamente. Como o pedido de renovação de prazo de validade do certificado é feita pelo Escritório a ÚNICA maneira de fazer com que o responsável pela impressão na Coordenadoria ou Sede, veja na consulta que o Certificado precisa ser impresso novamente, é gravando uma ocorrência/evento de: Renovação de validade de certificado. Exemplo: Renovação de validade de certificado. 1º Passo. Selecionar o estabelecimento no formulário de ocorrência/evento. 2º Passo. Selecionar o tipo de ocorrência/evento: Renovação de validade de certificado. 3º Passo. Selecionar os certificados que terão seu prazo de validade alterados. Lembrando que a renovação dos prazos de validade seguem os seguintes critérios: Um ano para Produtos Veterinários; Três anos para as demais atividades. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O Certificados serão impressos somente na Coordenadoria ou na Sede.

43 MENU Menu do sistema: CERTIFICADOS. Consulta – Certificados Impressos.
Consulta onde é possível visualizar a lista de certificados que já foram impressos, bem como, editar seu status atual. Clique no ícone ao lado esquerdo do registro para editar o status do Certificado. No campo situação é possível alterar o campo Situação: Há três possibilidades de alteração do campo nesta tela: Ativo; Inativo; Cancelado. Vencido O status: Vencido, é alterados automaticamente pelo sistema. O SIGES verifica diariamente quais são os certificados vencidos e altera o status. Observação: Não é possível alterar a situação do estabelecimento para ativo caso o estabelecimento não esteja ativo também. O campo Observações é obrigatório, preencha-o com o maio número de detalhes possível. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema verifica com 90, 60 e 30 dias de antecedência se o certificado irá vencer, enviando assim um para o responsável pelo estabelecimento, Coordenadoria, Escritório e Gerência. Somente os usuários com Perfil igual a Sede e Coordenadoria podem editar os certificados.

44 MENU Menu do sistema: CERTIFICADOS.
RELATÓRIOS – Certificados Impressos Todos. Consulta onde é possível visualizar a lista de certificados que já foram impressos. Não é possível editar a situação do certificado nesta consulta.

45 Exercícios Entrar na consulta de impressão de novos Certificados e visualizar o Certificado. Alterar o status do certificado e inserir um comentário no campo de observações. Usando o filtro na consulta de certificados impressos, liste quais são os certificados ativos, da CR de Belo Horizonte com vencimento entre 01/01/2015 e 31/12/2015. Usando o filtro, liste os estabelecimentos que não são de Minas Gerais, mas que atuam em Belo Horizonte.

46 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Múltiplas Atividades/Categorias Produtos/Classificações. Nesta consulta é possível visualizar, a partir da seleção de múltiplas atividades e produtos, quais estabelecimentos estão atuando no seguimento selecionado.

47 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS. Atividades/Categorias
Nº do Registro do Estabelecimento; 7) Município de Vínculo; 13) Nº Registro 1; CPF/CNPJ; 8) UF; 14) Responsável Técnico 2; Razão Social; 9) Município; 15 ) Nº Registro de classe 2; Atividade/Categoria; 10) Gerência; 16) Nº Registro 2. Coordenadoria; 11) Responsável Técnico 1; 6) Escritório; 12) Nº Registro de classe 1; Nesta consulta é possível visualizar, a partir da seleção apenas das atividades, quais estabelecimentos estão atuando no seguimento selecionado. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta a partir dos campos listados acima. Neste Relatório não é possível selecionar múltiplas atividades.

48 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS. Produtos /Classificações
Nesta tela são mostrados os campos a seguir: Nº do Registro do Estabelecimento; 7) Município de Vínculo; 13) Nº Registro 1; CPF/CNPJ; 8) UF; 14) Responsável Técnico 2; Razão Social; 9) Município; 15 ) Nº Registro de classe 2; Produto; ) Gerência; 16) Nº Registro 2. Coordenadoria; 11) Responsável Técnico 1; 6) Escritório; 12) Nº Registro de classe 1; Nesta consulta é possível visualizar, a partir da seleção apenas dos produtos, quais estabelecimentos estão atuando no seguimento selecionado. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta a partir dos campos listados acima. Neste Relatório não é possível selecionar múltiplos produtos.

49 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos vistoriados por CR e Gerencia Nesta consulta é possível visualizar o quantitativo de vistorias realizadas por período, ano, mês, Coordenadoria, Gerência e Nº de estabelecimentos vistoriados. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

50 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos vistoriados por Esec e Gerencia Nesta consulta é possível visualizar o quantitativo de vistorias realizadas por período, ano, mês, Escritório, Gerência e Nº de estabelecimentos vistoriados. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

51 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos vistoriados por período e gerência. Nesta consulta é possível visualizar quais são os estabelecimentos vistoriados em um determinado período por gerência. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

52 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos vistoriados por período. Nesta consulta é possível visualizar quais são os estabelecimentos vistoriados em um determinado período. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário, não pelo sistema. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

53 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos NÃO vistoriados por período e gerência. Nesta consulta é possível visualizar quais são os estabelecimentos não vistoriados por gerência em um determinado período. Ou seja, os estabelecimentos abaixo não têm nenhuma ocorrência/evento chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria cadastrada no sistema. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

54 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Estabelecimentos NÃO vistoriados por período. Nesta consulta é possível visualizar quais são os estabelecimentos não vistoriados em um determinado período. Ou seja, os estabelecimentos abaixo não têm nenhuma ocorrência/evento chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria cadastrada no sistema. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta. *Importante: O sistema gera este relatório a partir da inclusão de uma ocorrência evento registrada pelo usuário. Se não houver o registro da ocorrência chamada: Termo de Fiscalização/Laudo de Vistoria este relatório não será confiável.

55 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS. Diversos: Relatório Analítico.
Relatório por gerência onde é possível visualizar a maior parte dos campos do formulário de cadastro de estabelecimento, bem como, fazer pesquisa por todos os campos que fazem parte do formulário. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

56 MENU Menu do sistema: RELATÓRIOS.
Diversos: Relatório Sintético por atividade. Relatório por atividade onde é possível visualizar os campos do formulário de cadastro que correspondem a identificação da empresa e seu endereço. Usado principalmente para auxílio ao planejamento de vistorias durante o ano. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

57 EXERCÍCIOS Usando a pesquise, liste os estabelecimentos que estão credenciados para as atividades/categorias de: Armazenador de Agrotóxico e Comércio de mudas, produto/classificação igual a: Armazenador de Agrotóxico, Hortaliças e Frutíferas. Usando a pesquisa, liste os estabelecimentos que estão credenciados para a atividade/categoria de: Comércio de Semente, pertencente ao Escritório de Belo Horizonte e, que estejam cancelados. Usando a pesquisa, liste os estabelecimentos que estão credenciados para o produto/classificação de: Grãos, pertencente ao Escritório de Belo Horizonte e, que estejam ativos. Quantitativo de estabelecimentos vistoriados em 2014 pertencentes a GDA. Lista dos estabelecimentos que não foram vistoriados em 2013. Lista dos estabelecimentos que não foram vistoriados em 2013 da GDV. Listagem de todos os estabelecimentos que atuam no seguimento de comércio de produto veterinário, estabelecimento ativo.

58 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Neste formulário é possível inserir uma ocorrência/evento. Preencha o campo Nº Reg. Estab. com o número do estabelecimento ou clique na lupa ao lado do campo para localizar pelo nome do Estabelecimento. Assim que este campo for preenchido, os campos abaixo serão preenchidos automaticamente: 1) Data Inserção Ocorrência/evento; 6) Município 2) Tipo documento 7) Município atuação 3) CNPJ/CPF 8) Coordenadoria 4) Razão social 9) Escritório 5) UF 10) Tipo ocorrência/evento

59 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Neste formulário é possível inserir uma ocorrência/evento. Os campos: Tipo ocorrência/evento; Data ocorrência/evento; Descrição ocorrência/evento. São preenchidos pelo usuário. Podemos classificar as ocorrências/eventos em 2 grupos. Alterações que geram novo certificado. Alteração de Endereço; Alteração de Inscrição Estadual; Alteração de Razão Social/Nome Fantasia; Alteração de Responsável Técnico; Certificado Vencido; Excluir Atividade/Categoria; Excluir Produto/Classificação; Incluir Atividade/Categoria; Incluir Produto/Classificação; Inclusão/Alteração de RENASEM; Renovação de validade do certificado.

60 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Neste formulário é possível inserir uma ocorrência/evento. Havendo o cadastro de alguma ocorrência/evento citada no slide anterior o responsável pela impressão poderá imprimir um novo certificado clicando em: Menu -> Certificados IMPRIMIR ALTERAÇÕES -> Emitir Certificado. Clique no ícone da Impressora para imprimir o Certificado. *Importante: Nunca se esqueça de após gravar a ocorrência/evento fazer as alterações no formulário de aprovação de cadastro. Renovação de validade do certificado. O responsável pelo estabelecimento pode solicitar a qualquer momento durante a validade do certificado a sua renovação. O Escritório receberá a solicitação de renovação e após realizar a vistoria (vistoria que deve também ser registrada na ocorrência/evento) deve registrar no SIGES uma ocorrência/evento de: Renovação de validade do certificado. Nota: Se uma ocorrência/evento não for registrada para o estabelecimento, o responsável pela impressão do certificado não conseguirá visualiza-lo para impressão. Exemplo: Renovação do Certificado do Estabelecimento Nº: 1 - (TESTE)

61 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Neste formulário é possível inserir uma ocorrência/evento. Selecione qual o certificado terá o prazo renovado, conforme imagem abaixo. Descreva a ocorrência de forma detalhada. Clique no botão Inserir.

62 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Neste formulário é possível inserir uma ocorrência/evento. Após o cadastro da ocorrência/evento citada no slide anterior o responsável pela impressão poderá imprimir um novo certificado clicando em: Menu -> Certificados IMPRIMIR RENOVAÇÃO PENDENTE -> Aguardando renovação. Clique no ícone da Impressora para imprimir o Certificado. Nota: O que ocorreria se em uma mesma solicitação de renovação de prazo de validade existisse também uma alteração Responsável Técnico? Como o sistema se comportaria? A impressão seria de Alteração de Certificado ou Renovação Pendente? Resposta: Não importa a ordem de gravação das ocorrências. A renovação é prioritária sobre as outras alterações, sendo assim, a impressão aparecerá na consulta: IMPRIMIR RENOVAÇÃO PENDENTE – Aguardando renovação. 2) Alterações que não geram novo certificado. Ativação do estabelecimento Auto de apreensão Auto de desinterdição Auto de infração Auto de interdição Certificado ativo Certificado cancelado Certificado inativo Entrega do certificado

63 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Ocorrências/Eventos – Nova Ocorrências/Eventos. Estabelecimento cancelado Estabelecimento inativo Estabelecimento interditado Estabelecimento pendente Impressão de 2º via de Certificado Impressão de certificado Outros Laudo de Vistoria/Termo de Fiscalização Nota: A cada vistoria feita ao Estabelecimento uma ocorrência/evento de: Laudo de Vistoria/Termo de Fiscalização deverá ser gravada. Na renovação de prazo de validade por exemplo, uma ocorrência de: Laudo de Vistoria /Termo de Fiscalização, deve ser inserida. Nota: O sistema emite algumas mensagens de erro caso não seja possível cadastrar determinado tipo ocorrência. São ocorrências gravadas automaticamente pelo sistema, e que por precaução não serão registradas pelo usuário. São elas: Certificado Ativo, Certificado vencido, Certificado cancelado, Impressão de 2º via de Certificado, Impressão de Certificado. A descrição detalhada destes tipos de ocorrências serão feitas pelo usuário no formulário de certificado impressos. Menu -> Certificados -> Certificados Impressos -> Certificados impressos - Esec -> Clique no ícone do Lápis na consulta. Nota: Não é possível registrar ocorrências/eventos para Escritórios ou Coordenadorias diferentes da do usuário. Exceto os usuário com perfil Sede.

64 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Consulta – Ocorrências/Eventos. Nesta consulta é possível pesquisar os tipos de ocorrência por Estabelecimento. Exemplo: Estabelecimentos com tipo de ocorrência igual a Certificado Ativo. Clique no ícone do Lápis para ter acesso ao formulário com os dados do estabelecimento. Para visualizar a descrição da ocorrência/evento clique no ícone da lupa. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

65 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Consulta – Ocorrências/Eventos por gerência. Nesta consulta é possível pesquisar os tipos de ocorrência por Estabelecimento de acordo com a gerência. Exemplo: Estabelecimentos com tipo de ocorrência igual a Certificado Ativo e gerência igual a GDA. Clique no ícone do Lápis para ter acesso ao formulário com os dados do estabelecimento. Para visualizar a descrição da ocorrência/evento clique no ícone da lupa. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta selecionando somente a gerência desejada.

66 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Consulta – Ocorrências/Eventos por Estabelecimento. Nesta consulta é possível visualizar em forma de Relatório todas as ocorrências já cadastradas para determinado Estabelecimento. Clique no ícone do Lápis para ter acesso ao formulário com os dados do estabelecimento. Para visualizar o relatório com a descrição de todas as ocorrências/eventos já cadastradas para o Estabelecimento desejado clique no ícone da lupa. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta selecionando somente a gerência desejada.

67 MENU Menu do sistema: Ocorrências/Eventos.
Consulta – Ocorrências/Eventos. Nesta consulta é possível visualizar em forma de Relatório todas as ocorrências já cadastradas para determinado Estabelecimento. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta selecionando somente a gerência desejada.

68 EXERCÍCIOS Utilizando seu estabelecimento cadastrado a pouco faça:
Registre uma ocorrência/evento do tipo: Alteração de Responsável Técnico. Verifique qual tipo de Impressão de Certificado mostrará o registro para impressão. A data final do certificado foi alterada? Registre uma ocorrência/evento do tipo: Renovação de validade do certificado. Verifique qual tipo de Impressão de Certificado mostrará o registro para impressão. A data de validade foi alterada? Registre uma ocorrência/evento do tipo: Laudo de Vistoria/Termo de Fiscalização. Um novo certificado deverá ser impresso? Registre uma ocorrência/evento do tipo: Auto de apreensão. Um novo certificado deverá ser impresso? Estudo de caso: O responsável pelo estabelecimento solicita a seguinte alteração em seu Registro: Exclusão da atividade de mudas e inclusão da atividade de Indústria de Agrotóxico. Alteração do Responsável Técnico: Rodrigo Amaral, CREA: MG10245. Renovação do certificado de Comércio de produtos veterinários biológicos. Após realizar as alterações acima o que deve ser feito a seguir? O que deve ser feito primeiro? Alteração no formulário de cadastro ou o registro da ocorrência Evento? Usando os filtros de pesquisa, liste quais são os estabelecimentos que já foram autuados entre 01/01/2013 e 10/03/2014 no Escritório de Belo Horizonte e não possui status igual a cancelado. Relatório de todas as ocorrências/eventos para o estabelecimento.

69 MENU Menu do sistema: Etiquetas. Gerar Etiquetas.
Nesta consulta é possível gerar a partir da seleção das Atividades, Produtos, Coordenadorias e Escritórios as etiquetas contendo os endereços estabelecimentos pertencentes a seleção. Modelo das Etiquetas: Polifix A4 210 x 297mm 18 etiquetas por folha. Tamanho: 105,0 x 33,0 100 folhas. Para gerar as etiquetas: Selecione a Atividade (campo obrigatório); Selecione os Produtos (campo obrigatório); Selecione uma Coordenadoria (campo opcional); Selecione um Escritório (campo opcional).

70 MENU Menu do sistema: Segurança. Novo usuário.
Nesta tela é possível cadastrar novos usuários para acessar o sistema. Preencha os campos: Perfil; São 5 os perfis de acesso ao sistema: 2) Masp/Documento. Somente números. 3) Origem. Caso o usuário não pertença ao IMA este campo serve para identificar sua origem. 4) Nome. Nome completo do Usuário. 5) Senha. Senhas fracas não serão aceitas. A senha deve conter caracteres alfanuméricos letras e números. 6) Confirme a senha digitada. 7) Informe um de contato. Se não tiver informe o do institucional do IMA.

71 MENU Menu do sistema: Segurança. Consultar/Alterar Usuário.
Nesta consulta é possível localizar determinado usuário. Altere os dados de um usuário clicando no ícone do Lápis. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

72 MENU Menu do sistema: Segurança. Consultar/Alterar Usuário.
Nesta consulta é possível localizar visualizar todos os usuários cadastrados no sistema. Para visualizar todos os dados de determinado usuário clique no ícone da Lupa. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

73 MENU Menu do sistema: Segurança. Cadastro de Perfil.
Neste formulário é possível editar quais telas serão vistas pelos 5 tipos de perfis existentes. Administrador; Todos; Usuário Coordenadoria; Usuário Escritório; Usuário Sede. Para permitir ou negar acesso mova as aplicações das permissões para a direita ou esquerda. As aplicações do lado esquerdo são aquelas que estarão ocultas para o perfil, já ao lado direito, são as aplicações mostradas para o perfil.

74 MENU Menu do sistema: Segurança. Responsável Registro Ocorrência.
Nesta consulta é possível localizar o usuário responsável por qualquer tipo de alteração de dados no sistema. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

75 MENU Menu do sistema: Segurança. Editar Certificado.
Nesta consulta é possível localizar todos os certificados já impressos para edição de algum campo. Clique no ícone do Lápis para editar o Certificado. Utilize os filtros de pesquisa para refinar sua consulta.

76 APÊNDICE 1 - CONSULTAS Trabalhando com as consultas do sistema.
Para localizar um registro rapidamente digite o valor desejado no campo de pesquisa e clique em Pesquisa Rápida. Exporte o conteúdo da consulta para os formatos PDF, XLS(Excel) e RTF(Word). Configure a impressão da página da consulta clicando no botão Impressão: Para abrir as várias opções de filtro clique no ícone Pesquisa: Há possibilidade de pesquisar os registros pelos campos mostrados na consulta, fazer combinações de campos e muito mais. Opções de consulta por campo: Para salvar seus filtros favoritos: Salve seus filtros favoritos clicando na opção Editar do Filtro. 2) Digite o nome do Filtro e clique ) Para excluir o Filtro selecione o nome do filtro no botão salvar criado e clique no botão Excluir.

77 APÊNDICE 1 - CONSULTAS Trabalhando com as consultas do sistema.
É possível fazer a ordenação da Consulta a partir da seleção de vários campos. Clique no botão Ordenação: Selecione os campos desejados no bloco do lado esquerdo e clique na seta para a direita para criar a ordenação desejada. Ainda é possível dizer se a ordenação será Crescente ou Decrescente.

78 APÊNDICE 1 - CONSULTAS Trabalhando com as consultas do sistema.
É possível incluir ou retirar colunas da consulta. Clique no botão Colunas: Selecione os campos desejados no bloco do lado esquerdo e clique na seta para a direita para criar a consulta com as colunas desejadas. Ainda é possível dizer se a ordenação será Crescente ou Decrescente.

79 APÊNDICE 1 - CONSULTAS Trabalhando com as consultas do sistema.
É possível navegar entre as páginas digitando o número da página desejada e clicando no botão Ir para:

80 APÊNDICE 1 - CONSULTAS Trabalhando com as consultas do sistema.
É selecionar o número de registros (linhas) a serem mostradas na consulta clicando no botão Visualizar:


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