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A interferência do sono nas nossas vidas Inês Pereira (aluna de CCH|12º| ESHN) 31 de Janeiro de 2013.

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2 A interferência do sono nas nossas vidas Inês Pereira (aluna de CCH|12º| ESHN) 31 de Janeiro de 2013

3 Tópicos de Discussão O que é o sono? Funções do sono Efeitos da Privação do sono Evolução do sono com a idade O sono na adolescência Perturbações do sono Hábitos de sono saudáveis

4 O que é o sono? Desempenha um papel fundamental pois garante a recuperação física e psíquica e, não suprime apenas o estado de vigília, como também repara todas as suas funções. O sono é uma função vital pois, tal como não se pode subsistir sem respirar, também não se pode viver sem dormir.

5 Funções do sono Durante o sono, os processos cognitivos organizam-se permitindo a aprendizagem, o estabelecimento de ligações entre as células cerebrais, e um desenvolvimento cerebral harmonioso. Para além disso ainda ocorre: cicatrização dos órgãos e tecidos; Síntese de proteínas; Produção de grande número de hormonas Enquanto dorme está a crescer…

6 Sono e Aprendizagem Sono REM: aumento da atividade cerebral; envolvido na consolidação da memória para procedimentos EX: movimentos necessários para andar de bicicleta Sono NREM: envolvido na consolidação da memória declarativa - episódica – Ex: a experiência de andar de bicicleta - semântica – Ex: nome das partes da bicicleta

7 Sono e aprendizagem O sono como período de reprocessamento e organização da informação adquirida durante o dia; Teoria da desaprendizagem – eliminação da informação e das relações que não são relevantes

8 Fases do sono Estágio 1: Caracteriza-se por uma fase de adormecimento que dura de alguns minutos até cerca de uma hora, onde estímulos como uma porta a bater ou a voz de um familiar, podem ser suficientes para a despertar. Estágio 2: Com cerca de vinte minutos, o sono mantém-se ainda leve e facilmente podemos ser acordadas.

9 Fases do sono Estágio 3: Esta fase é descrita como a fase do sono profundo, onde dificilmente se desperta. Estágio 4: Nesta fase encontramo-nos mergulhados num sono intenso, imóveis, insensíveis ao ruído e à luz. Estágio 5: A última etapa é muito mais curta que as anteriores e a impressão de que se sonhou toda a noite ou, pelo contrário, que não se sonhou, não existem.

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11 Consolidação do sono noturno Diminuição do sono diurno (deixam de dormir a sesta progressivamente) Diminuição do sono diário total Aumento da latência do sono Diminuição do sono REM Atraso do início do sono Ferber R: Solve Your Child's Sleep Problems. New York, Simon and Schuster, 1985 Diminuição do sono diário Evolução do sono nos adolescentes

12 Privação do sono na adolescência Fatores agravantes Horário das aulas, compromissos sociais Hora de deitar irregular Consumo de cafeína Consequências da privação de sono Humor: irritabilidade, risco de depressão Cognição: menor atenção, pensamento abstrato e criativo Sonolência, fadiga Maior risco de acidentes

13 Práticas saudáveis As situações chave que ajudarão a aprender a conciliar o sono são: Regularidade; Evitar atividades e alimentos estimulantes; Dormir sestas breves (até 30 min.) depois do almoço se não tiver dormido o suficiente; Criar um ambiente calmo e relaxante no seu quarto de dormir (temperatura 22ºC, pouca ou nenhuma luz e sem barulhos);

14 Parar de estudar ou trabalhar 30 a 60 minutos antes de ir para a cama. A memorização é pior 30 minutos antes de começar a dormir; Não usar comprimidos para dormir sem prévia discussão com o seu médico. Se lhe foram receitados medicamentos para dormir, não altere os horários da toma ou a dosagem sem consultar o seu médico. Práticas saudáveis

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16 Sugestão de sites dormir-o-meu-filho.html dormir-o-meu-filho.html telem%C3%B3veis-laptops-pais-est%C3%A3o-preocupados html telem%C3%B3veis-laptops-pais-est%C3%A3o-preocupados html para-os-exames-e-um-mau-negociohttp://p3.publico.pt/actualidade/educacao/1976/fazer-directas-estudar- para-os-exames-e-um-mau-negocio

17 Fontes: Dr. Filipe Silva - neuropediatra(CUF Descobertas) Dra. Áurea Ataíde - pedopsiquiatra Seleção e organização dos materiais + redação de textos suplementares + apresentação - Inês Pereira, aluna do 12º ano, de CCH da Escola Secundária Henriques Nogueira Coordenação – profª Noémia Santos


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