A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAS: PIP : ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAS: PIP : ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos"— Transcrição da apresentação:

1 NAS: PIP 2009-2012: ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos
Objetivos Atualizar os conhecimentos no que diz respeito à gestão dos sistemas aquíferos respeitando a exploração sustentável quantitativa de águas subterrâneas… … desse modo, dar resposta aos objetivos da Lei da Água no que diz respeito à proteção e reabilitação do meio hídrico e a obtenção ou manutenção do bom estado quantitativo. Tarefas 2009 2010 2011 2012 1. Desenvolvimento de métodos (principalmente numéricos) para cálculo da recarga de aquíferos 2a. Quantificação de reservas utilizando métodos geofísicos e ensaios de laboratório 2b. Investigar a recarga artificial como processo de armazenamento de água subterrânea 3. Estudar a exploração sustentável dos recursos hídricos subterrâneos 4. Desenvolver a utilização da modelação numérica como ferramenta de gestão de recursos hídricos subterrâneos

2 NAS: PIP 2009-2012: ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos
1. Desenvolvimento de métodos (principalmente numéricos) para cálculo da recarga de aquíferos (continua) Verificação da adequabilidade da utilização de um modelo de balanço hídrico sequencial mensal para avaliação da recarga Portaria n.º 1115/2009 de 29 de Setembro – Aprova o Regulamento de Avaliação e Monitorização do Estado Quantitativo das Massas de Água Subterrâneas ANEXO. Artigo 5.º - Avaliação de recarga «2 – o valor da recarga média anual pode ser determinado através do método do balanço hídrico sequencial mensal, apoiado em séries hidrometeorológicas com um mínimo de 30 anos e, sempre que possível, em validações baseadas na análise piezométrica.» Estudo do processo de drenância de um aquífero suspenso do graben das Lajes para um aquífero intermédio Instalação de sondas de registo automático de nível piezométrico (Terceira – Açores). Proc. 0607/1/17171: “Análise e parecer sobre a situação ambiental nas áreas de captação dos furos de abastecimento do concelho de Praia da Vitória – Açores, Lajes“

3 (Não aplicável no contexto do sistema aquífero Querença-Silves)
NAS: PIP : ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos 1. Desenvolvimento de métodos (principalmente numéricos) para cálculo da recarga de aquíferos (continuação) Cálculo da recarga indireta (ou alóctone) de um sistema aquífero (Projeto ProWaterMan). Sistema aquífero Querença-Silves - Modelo BalSeq_Mod - Modelo DecHidr_VB Escoamento direto anual médio (mm/ano) nas zonas exteriores ao sistema aquífero Querença-Silves (Modelo BALSEQ_MOD) Oliveira e Oliveira (em preparação) Resultados da decomposição do hidrograma de escoamento superficial na estação hidrométrica 30I/05HA – Quinta da Passagem Oliveira e Oliveira (em preparação) Comparação dos resultados dados pelos dois métodos, complementares, como forma de validação dos mesmos (Não aplicável no contexto do sistema aquífero Querença-Silves)

4 NAS: PIP 2009-2012: ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos
2a. Quantificação de reservas utilizando métodos geofísicos e ensaios de laboratório Realização de ensaios de bombagem para determinar a porosidade eficaz em aquíferos livres ou o coeficiente de armazenamento em aquíferos confinados; determinação da geometria tri-dimensional dos sistemas aquíferos Representação tridimensional do aquífero Quaternário de Aveiro na área envolvente ao CQE (Martins et al, 2011) – ARH-Centro Ensaio de bombagem para deterrminação de parâmetros hidráulicos (Alcântara). REFER 2b. Investigar a recarga artificial como processo de armazenamento de água subterrânea Origem de água para recarga artificial no sistema aquífero Querença-Silves. ProWaterMan Projeto ProWaterMan - Água, ecossistemas aquáticos e actividade humana Seleção dos locais mais apropriados para o armazenamento de água Caracterização detalhada do sistema hidrogeológico (estudos hidrogeológicos) Realização de ensaios de traçador (determinar direção e velocidade de escoamento subterrâneo) Realização de prospeção geofísica (com colaboração do DG/NGEA) Seleção das origens de água a utilizar na recarga artificial

5 NAS: PIP 2009-2012: ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos
3. Estudar a exploração sustentável dos recursos hídricos subterrâneos Gestão integrada de recursos hídricos: interligação águas superficiais/águas subterrâneas – disponibilidades hídricas subterrâneas numa bacia hidrográfica depende da recarga fora da bacia hidrográfica e do escoamento subterrâneo dentro e fora da bacia hidrográfica. No apoio à investigação por contrato, nomeadamente para o Proc. 0607/1/17628: Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo e Plano de Bacia Hidrográfica das Ribeiras do Oeste, desenvolveram-se vários programas de computador para integrar por sub-bacia hidrográfica os resultados de séries diárias com 30 anos de recarga, escoamento directo e evapotranspiração de referência obtidos pelo modelo de cálculo da recarga BALSEQ. Interligação com as águas superficiais: compatibilização dos resultados dos modelos de cálculo da recarga (balanço hídrico sequencial diário – BALSEQ_MOD) com modelos de precipitação-escoamento (Temez). Inter-relação águas subterrâneas / águas superficiais e balanço hídrico. Oliveira (2011) Geoanálises para a ARH-Centro: início de estabelecimento de critérios  seria necessário ter uma continuação deste Projeto (proposta no último relatório realizado em abril de 2012)

6 NAS: PIP 2009-2012: ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos
4. Desenvolver a utilização da modelação numérica como ferramenta de gestão de recursos hídricos subterrâneos Modelo de escoamento: Leirosa-Monte Real (para a ARH-Centro) Corte W-E do aquífero Análise de cenários de recarga em ano seco e em ano húmido Exploração atual Duplicação da exploração Divisão da área do modelo do aquífero para análise de sustentabilidade Fonte: Martins et al. (2011)


Carregar ppt "NAS: PIP : ESTUDOS Gestão quantitativa de sistemas aquíferos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google