A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração Financeira e Orçamento Empresarial 2013.1

2 Valor do dinheiro no tempo
Uma unidade monetária (R$ 1, US$ 1...) hoje vale mais do que a mesma unidade que será recebida no futuro. Isso ocorre porque essa unidade monetária pode ser aplicada e o ganho (juro) obtido na operação é agregado ao valor original. $ Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 $ , se aplicados a uma taxa de juros de x% ao mês, no mês 4 terá um poder aquisitivo maior do que no mês 0, caso o ganho seja maior do que a inflação do período.

3 Valor do dinheiro no tempo
$ ,04 $ Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Para uma taxa de juros de 1% ao mês, temos: n Valor Futuro = Capital x (1 + Taxa de Juros) Valor Futuro = x (1 + 0,01) Valor Futuro = $ ,04 4

4 Valor do dinheiro no tempo
$ ,04 $ Mês 0 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Para uma taxa de juros de 1% ao mês, temos: n Valor Presente = Capital / (1 + Taxa de Juros) Valor Futuro = ,04 / (1 + 0,01) Valor Futuro = $ ,00 4

5 Alavancagem Alavancagem é um termo usual em finanças advindo da palavra ALAVANCA. Alavanca é uma ferramenta usada para erguer, levantar um(a) determinado(a) volume, peça etc. Finanças aproveitou esta palavra e a utilizou como um meio de expressar a elevação nos resultados operacionais, advindo de um aumento de suas atividades ( produção e vendas ), ou ainda pelo uso de capitais de terceiros elevando os resultados líquidos dos proprietários. Surgiu então uma nova palavra que é ALAVANCAGEM.

6 Alavancagem Operacional
A Alavancagem Operacional se dá quando ocorrer aumento no nível da atividade ( produção e vendas ) e os seus custos ( despesas ) fixos não se alterem ou variem em função do aumento da produção e vendas. Gitman define: “A Alavancagem Operacional resulta da existência de custos operacionais fixos no fluxo de lucros da empresa “. ( 7ª Edição p.422 ) .

7 Alavancagem Operacional
Podemos então dizer se as vendas aumentam em um determinado percentual, os lucros operacionais terão um aumento percentualmente maior. Concluímos que o Grau de Alavancagem Operacional está assim formulada:

8 Alavancagem Operacional
Variação % no Lucro operacional GAO = Variação % no volume de atividade Poderemos também usar uma forma mais analítica que nos possibilite apurar o Grau de Alavancagem Operacional ( G.A.O ) mesmo sem apurar as variações percentuais no volume de atividade e de resultados.

9 Alavancagem Operacional
Q(Pvu – Cdvu) GAO = Q(Pvu – Cdvu) – CDFT Onde: Q = Quantidade no nível de atividade (Produção e Vendas) Pvu = Preço de vendas unitário Cdvu = Custo e despesas variáveis unitário CDFT = Custos e Despesas Fixas Totais

10 Alavancagem Operacional
O uso do Grau de Alavancagem Operacional determina qual o lucro operacional em diversos níveis de atividade. É de extrema importância quando da avaliação da viabilidade econômica da empresa o uso do Grau de Alavancagem Operacional, sendo uma indispensável ferramenta na elaboração de projeções de resultados.

11 Alavancagem Operacional
Exercício de Fixação Uma empresa vende seus produtos a $25,00 e seus custos/despesas variáveis unitários são de $12,00, e seus custos e despesas fixos totais são de $1.800,00. Sendo o nível de atividade em 300 unidades, qual o Grau de Alavancagem Operacional ? E se aumentar o seu nível de atividade de 300 para 450 unidades, qual será o incremento de lucro ao nível de 450 unidades ?

12 Alavancagem Financeira
Alavancagem Financeira é o estudo onde o Administrador Financeiro decidirá se é vantagem à empresa captar recursos de terceiros ou não. A Alavancagem é medida pelo GRAU, ou seja, se maior que 1, o endividamento tem um efeito de alavanca sobre o lucro, que é levado para o acionista. A Alavancagem Financeira resulta da presença de encargos financeiros no fluxo de lucros da empresa.

13 Alavancagem Financeira
Lucro Líquido Patrimônio Líquido GAF = Lucro Líquido + Desp. Financeiras + Dívida que Gerou Desp. Financeiras

14 Alavancagem em termos de lucro por ação ordinária
O G.A.F. pode ser definido como sendo a variação percentual nos lucros disponíveis para o acionista, associado com certa variação percentual nos lucros antes das despesas financeiras e do imposto de renda. Variação % no Lucro Disponível para o Acionista GAF = Variação % no lucro antes das DFs e IR

15 Efeito combinado da alavancagem operacional e financeira
A Alavancagem Operacional faz com que uma mudança no volume de vendas tenha um efeito aumentado nos lucros antes dos juros e impostos, e caso a alavancagem financeira seja superposta a alavancagem operacional, a mudança nos lucros antes dos juros e impostos terá um efeito aumentado sobre o lucro por ação. Se tivermos boa alavancagem financeira e operacional, pequenas mudanças no nível de vendas, produzirão grandes flutuações no lucro por ação.

16 Efeito combinado da alavancagem operacional e financeira
Q(Pvu – Cdvu) ECA = Q(Pvu – Cdvu) – CDFT - DF Onde: Q = Quantidade no nível de atividade (Produção e Vendas) Pvu = Preço de vendas unitário Cdvu = Custo e despesas variáveis unitário CDFT = Custos e Despesas Fixas Totais DF = Despesas Financeiras

17 ECA = ------------------------------------------=2,1818
Exemplo Quantidade ( Q ) = 200 Preço Unitário de Venda ( Puv ) = $10,00 Custos e Despesas Variáveis Unitário ( Cdvu ) = $ 4,00 Custos e Despesas Fixos Totais ( CDFT ) = $ 400,00 Despesas Financeiras ( DF ) = $ 250,00 200 (10,00 – 4,00) ECA = =2,1818 200 (10,00 – 4,00) – 250 Se houver um aumento de 1% nas vendas, levará o lucro por ação a um aumento de 2,1818%. Assim o novo lucro por ação será 3,18 vezes o lucro por ação original.


Carregar ppt "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google