A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lenda do Guaraná.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lenda do Guaraná."— Transcrição da apresentação:

1 Lenda do Guaraná

2 Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de Brasília, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Brasília e entorno, que cursam o ensino regular pela manhã e têm aulas de reforço de português como segunda língua à tarde duas vezes por semana na mesma escola.

3 1. Tema Lendas Brasileiras 2. Gênero Textual Lendas 3. Conteúdo Conhecimento sobre quem é o índio e sua cultura e como vivem hoje no Brasil. 4. Público-alvo Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.

4 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslaide)
5. PROCEDIMENTOS PARA A LEITURA 5.1 APRESENTAÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL (em LIBRAS) 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslaide)

5 castanheira Índio maué cova Pé de guaraná

6 5.3 LEITURA individual (palavra/sinal); individual (PSLS); discussão em sala de aula; compartilhamento de ideias, o que os alunos compreenderam; o professor tem um tempo para corrigir os alunos e prestar-lhes o suporte necessário.

7 5.4 Desenvolvimento/ procedimento/ metodologia
Explorar o conhecimento prévio dos alunos com os textos filhotes; Inferências sobre lendas brasileiras; Perguntar se eles sabem como vivem outras comunidades indígenas; Professor: explorar conceitos e ideias sobre cultura, aldeia, índios no Brasil, plantas e animais típicos da Amazônia.

8 5.4 Trabalhando o conteúdo com o
texto filhote Mostrar a castanheira, falar de seu fruto. Falar da aldeia Maués (AM). Falar sobre o guaraná, seu valor nutricional etc. Explicar o que é uma cova.

9 5.5 Exercícios Professor, os eslaides a seguir contem exercícios para serem trabalhados depois de explorar o vídeo “Lenda do Guaraná” e os textos filhotes.

10 Do fruto, brotou um índio.
Lendas são narrativas, orais ou escritas, geralmente fantasiosas, que são transmitidas pela de geração em geração. As lendas são uma mistura de fatos reais, históricos e imaginários. Apesar de serem frutos da imaginação humana, elas fornecem explicações aceitas sobre fatos e coisas que parecem sem explicações. Por serem transmitidas geralmente de forma oral, as lendas sofrem modificações à medida que vão sendo recontadas. Agora que você sabe o que significa lenda, leia o texto seguinte para conhecer um pouco mais sobre o surgimento de um alimento muito importante para a nossa saúde, o guaraná. Do fruto, brotou um índio. Lendas não faltam para o surgimento do guaraná. Uma delas é atribuída à tribo dos maués. Eles contam que a semente nasceu dos olhos do filho de Onhiámuáçabe, conhecedora de todas as plantas e seus usos. A criança adorava os frutos de uma castanheira que ela havia plantado em lugar sagrado. A terra estava sob o domínio dos tios do menino, que, temerosos que a mãe não se dedicasse mais ao cultivo, esperaram uma oportunidade para matar a criança. Um dia, quando a mãe chegou na castanheira, já era tarde. Chorando, ela enterrou os olhos do filho e as lágrimas fizeram brotar o novo fruto. Depois, da cova do menino saiu o primeiro dos maués, que se consideram filhos do guaraná. Fonte: Exercícios Responda às seguintes perguntas sobre o evento acima: Onde foi realizado? b) Quais foram as conseqüências do evento para a humanidade? 2. O texto trata de uma modalidade oral chamada lenda. Defina em poucas palavras o que você entende por lenda. 3. O texto afirma que Onhiámuácabe era conhecedora de todas as plantas e seus usos. Você conhece alguma planta brasileira com fins medicinais? Exemplo: “para catarro no peito, suco de limão e cebola crua, tomado em jejum”. 1

11 Exercícios de Escrita 2. Descubra as palavras retiradas do texto:
1. indivíduos pertencentes a uma tribo do Amazonas. 2. planta que deu origem a uma lenda. 3. árvore frutífera. 4. órgão que resulta da maturação do ovário da flor, que geralmente contem a semente. 5. estrutura do fruto que contem o embrião de uma nova planta. 6. que não se pode infringir ou desrespeitar. Exercícios de Escrita No Brasil, como em vários países do mundo, existem inúmeras lendas acerca do surgimento do uso de alguns alimentos. Você conhece alguma lenda parecida com esta que você acabou de ler? Vamos lá, redija o que você sabe, e então conte para a todos sobre essa lenda. Música brasileira 2


Carregar ppt "Lenda do Guaraná."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google