A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Adriano Cavalcante

2 PROGRAMA Conceitos básicos e componentes (dados, informação, conhecimento, sabedoria) Introdução a TI (hardware, software, e periféricos; telecomunicações, redes e internet) Visão geral de Banco de Dados e suas aplicações (Data Warehouse, Data Mining, etc.) * Sistemas de Informação Introdução ao Sistemas de Informação (sistemas e processos) Sistemas empresariais básicos (Produção, Marketing, Finanças e RH) Como as empresas usam os Sistemas de Informação Solução de problemas com Sistemas de Informação Sistemas de Informação: desafios e oportunidades (Reengenharia, Workflow, EDI, etc.) * Aplicações dos Sistemas de Informação (visão geral) Sistemas de suporte gerencial e apoio à decisão (ERP, CRM, Comércio Eletrônico, BI, etc.) Sistemas de gestão do conhecimento (E-Learning, Intranet, Extranet, IA, etc.) Introdução à segurança e privacidade nos Sistemas de Informação Impactos éticos e sociais em Sistemas de Informação

3 MATERIAL Material exposto em Administração de Sistemas de Informação - ANTONIO VICO MANAS Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento - Rosini, Alessandro Marco; Palmisano, Angelo Administração de Sistemas de Informação PEDRO LUIZ CORTES Administração de Sistemas de Informação IVO SOARES MELO

4 CONCEITOS BÁSICOS Tecnologia – a razão e a capacidade do homem em resolver problemas na qual ele utiliza-se de meios por eles criado para facilitar a resolução dos mesmos, ou seja inventa algo para ajudar a resolver outras coisas Tecnologia da Informação (TI) – Conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração, uso e disseminação da informação Sistema – Conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir determinados objetivos

5 SISTEMA - ELEMENTOS - Objetivo - Entradas - Processador - Saídas - Mecanismos de controle (Feedback) Objetivo É a finalidade para qual o sistema existe. Entradas É tudo aquilo que o sistema necessita para funcionar. É a energia que entra no sistema: materiais e insumos, pessoal, conhecimento tecnológico, equipamentos, informações, etc.

6 SISTEMA - ELEMENTOS Processador É a parte do sistema responsável pela transformação das entradas em resultados Saídas São os resultados do processo de transformação das entradas. É importante não confundir as saídas com os objetivos do sistema. As saídas são o meio pelo qual o sistema atinge seus objetivos. Mecanismos de controle (Feedback) Constituem-se na confrontação das saídas do sistema com padrões previamente estabelecidos.

7 SISTEMA DE INFORMAÇÃO Sistema de Informação É uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam, armazenam e manipulam dados, transformando-os em informações que serão disseminadas afim de fornecer suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, análise e visualização em um organização. Devem apoiar as estratégias e processos empresariais e as estruturas e cultura organizacionais para aumentar o valor dos negócios em um ambiente dinâmico.

8 SISTEMA DE INFORMAÇÃO O administrador pode saber, em tempo real, a posição de seu estoque de produtos acabados, o valor de venda de determinado produto, a posição do fluxo de caixa, quais são seus devedores, quanto eles devem, qual a previsão dos pagamentos, e decidir em tempo real.

9 SI - BENEFÍCIOS - Maior eficiência, produtividade e segurança. - Aperfeiçoamento das comunicações. - Carga de trabalho reduzida, custos reduzidos. - Maior precisão, menos erros. - Maior e melhor controle sobre as operações. - Decisões melhores com base em informação de qualidade, mais oportunidades. - Vantagens competitivas : melhor serviço, melhor qualidade. - Valor agregado aos produtos (bens e serviços)

10 SI - FUNÇÕES - Papéis fundamentais dos sistemas de informação em organizações Suporte de seus processos e operações: registro de vendas, administração de estoque, ... Suporte na tomada de decisões de funcionários e gerentes Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva

11 SI - FUNÇÕES Um sistema de informação pode ser manual ou informatizado; A grande maioria dos Sistemas de Informação começa de forma manual, para desenvolver o processo e depois ser informatizado; A vantagem de um Sistema de Informação Informatizado é a facilidade de armazenamento e recuperação dos dados, a rapidez no processamento e, consequentemente, o fornecimento de forma rápida e efetiva das informações para a gerência; A informatização de um Sistema de Informação não garante a melhoria da sua efetividade. Se o sistema de origem apresentava defeitos, a sua informatização, somente, irá aumentar o impacto destas falhas; Organizar para depois informatizar

12 SI INFORMATIZADO SOFTWARE HARDWARE PESSOAS PROCEDIMENTOS REDE
BANCO DE DADOS

13 SI - PROJETO Razões para o Sucesso Envolvimento do usuário
Apoio da administração executiva Declaração clara de requisitos Planejamento adequado Expectativas realistas Razões para o Fracasso Falta de contribuição do usuário Falta de apoio executivo Requisitos e especificações incompletos Mudanças de requisitos e especificações Incompetência tecnológica

14 TEORIA DA INFORMAÇÃO DADO PROCESSAMENTO DADO INFORMAÇÃO DADO

15 TEORIA DA INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO ALTO NÍVEL DADO INFORMAÇÃO HORA DE
ENTRADA E SAÍDA CARGA HORÁRIA ABSENTEÍSMO CUSTO M-O PREÇOS DOS ITENS PREÇOS MÉDIOS EVOLUÇÃO DOS PREÇOS MEDIÇÃO EM KW CONSUMO MENSAL X TARIFA CAPACIDADE GERAÇÃO

16 TEORIA DA INFORMAÇÃO

17 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TEORIA DA INFORMAÇÃO HIERARQUIA DA INFORMAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo de decisão sobre os objetivos da organização, mudanças a serem feitas nesses objetivos, recursos utilizados para atingir esses objetivos, políticas que devem reger a aquisição, o uso e a disposição desses recursos. a DECISÃO de produzir manteiga e queijo ao invés de vender o leite in natura é estratégica, baseada na experiência do comportamento de mercado, na intuição de que haverá uma fase em que o leite será muito mal remunerado e julgando a rentabilidade da atividade com base nas relações funcionais dos diversos setores da empresa e sua análise;

18 CONTROLE ADMINISTRATIVO CONTROLE DAS OPERAÇÕES
TEORIA DA INFORMAÇÃO HIERARQUIA DA INFORMAÇÃO CONTROLE ADMINISTRATIVO Processo pelo qual os gerentes se asseguram que os recursos são obtidos e usados efetiva e eficientemente na consecução dos objetivos da organização. CONTROLE DAS OPERAÇÕES Processo para assegurar que as tarefas específicas são executadas efetiva e eficientemente. a DECISAO de vender os produtos semanalmente e não diariamente, se baseia nos custos de transporte, de armazenamento (informações programadas e resumidas), mas também na conjectura de que o mercado não é sensível ao frescor do produto. a DECISAO de dar maior ou menor vazão ao sistema de irrigação da capineira se baseia em dados de pluviosidade, sendo portanto perfeitamente programável.

19 TEORIA DA INFORMAÇÃO MIS - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO são os procedimentos, as metodologias, a organização e os elementos de informática necessários para inserir e recuperar dados selecionados objetivando a operação e a gestão de uma companhia.

20 TEORIA DA INFORMAÇÃO MIS - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO
CARACTERÍSTICAS Transformam dados operacionais em informações administrativas; Informações que serão utilizadas pela Administração da Organização; Informações usadas e desejadas por uma organização no desenvolvimento dos seus objetivos. O que torna possível a transformação de Sistemas de Informação convencionais em MIS: Conceito de Base de Dados permitindo o agrupamento de arquivos individuais numa única Base para, a partir daí, se extrair informações que vão ser utilizadas na tomada de decisão; Uso dos dados contidos no Sistema em Modelos da Organização. O MIS físico é composto por um sistema de processamento de dados no qual os arquivos foram integrados numa única Base de Dados visando produzir respostas a indagações complexas. Um MIS avançado incluirá, via de regra, uma certa quantidade de modelos de atividades da organização, afim de facilitar a tomada de decisões e provavelmente permitirá uma interação direta entre o administrador e o sistema.

21 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
TEORIA DA INFORMAÇÃO MIS - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Rentabilidade Desempenho Áreas de Aplicação Satisfação dos Usuários Utilização Generalizada RENTABILIDADE Os sistemas de informação convencionais podem ter sua rentabilidade facilmente determinada pois, o custo pode ser determinado a partir de fatores concretos - custo de desenvolvimento, custo de operação, etc - enquanto os benefícios normalmente se traduzem em economia de pessoal ou de materiais. Muito difícil, entretanto, é medir a rentabilidade de um MIS porque os benefícios assumem a forma de um melhor desempenho da organizacão (e isso é uma medida extremamente subjetiva). Só com um alto grau de experiência e intuição. DESEMPENHO O MIS melhora o desempenho do administrador, isto é, melhora a qualidade das decisões dos administradores. Mas é muito difícil medir. Só através da opinião subjetiva dos beneficiários. AREAS DE APLICAÇÃO MIS devem ser aplicados aos problemas de maior importância da organizaçào. SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS A satisfação do usuário é uma prova de que o sistema teve êxito. UTILIZAÇÃO GENERALIZADA Uso extensivo do sistema na organização.

22 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
OS 5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO PREVISÃO relação de tarefas a serem realizadas PROGRAMA relação de tarefas previstas com suas interdependências e durações EXECUÇÃO tarefas, com ênfase na duração COORDENAÇÃO recebimento de informações e comando na execução de tarefas CONTROLE feedback para o replanejamento de tarefas.

23 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Conjunto de técnicas e ferramentas usadas no planejamento, processamento, controle e na transmissão de informações.

24 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
PLANEJAMENTO ORGWARE PEOPLEWARE SOFTWARE HARDWARE

25 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
PLANEJAMENTO APOIO DA ALTA GERÊNCIA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSO DE PRIORITIZAÇÃO PROCESSO DE ESTIMATIVA

26 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO ORGWARE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO PACOTES EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA ESTRUTURA DE PODER E INTERNET

27 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
PEOPLEWAREWARE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA RELAÇÕES TRABALHISTAS RENOVAÇÃO DOS QUADROS CULTURA ORGANIZACIONAL

28 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
TENDÊNCIAS NO NOVO AMBIENTE DE NOGÓCIOS GLOBALIZAÇÃO visão, mercado, concorrência, produção, investimentos, economia, problemas e soluções VOLATILIDADE e COMPRESSÃO CLIENTE CUSTOS RISCOS e ÉTICA

29 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
FORÇAS DE TRANFORMAÇÃO ECONOMIA NACIONAL ECONOMIA GLOBAL ECONOMIA INDUSTRIAL ECONOMIA DA INFORMAÇÃO ECONOMIAS ISOLADAS BLOCOS ECONÔMICOS FRONTEIRAS FÍSICAS FRONTEIRAS DIGITAIS MERCADOS DOMÉSTICOS MERCADOS GLOBAIS AUTOSUFICIÊNCIA INTERDEPENDÊNCIA ESTATIZAÇÃO PRIVATIZAÇÃO ORGANIZAÇÕES FÍSICAS ORG LÓGICAS E VIRTUAIS

30 ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÃO
INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO RESERVA DE LEITOS HOSPITALARES, MARCAÇÃO DE CONSULTAS POLÍTICO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GOVERNAMENTAIS ATENDIMENTO A RECLAMAÇÕES CULTURAL CAD & CAM NA RECONSTRUÇÃO DE BERLIM TÉCNICO E CIENTÍFICO

31 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS FORÇAS COMPETITIVAS
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS RECONFIGURAÇÃO DA CADEIA DE VALOR

32 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS Michael Porter ENTRANTES
POTENCIAIS CONCORRENTES NA INDÚSTRIA FORNECEDORES COMPRADORES SERVIÇOS E PRODUTOS SUBSTITUTOS Michael Porter

33 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS ENTRANTES POTENCIAIS
Novas empresas que entram no ramo de negócio objetivando ganhar parcelas de mercado, implicando na diminuição da rentabilidade dos já atuantes. FORNECEDORES Poder de barganha pela ameaça de elevação dos preços, diminuição da qualidade, alteração de prazos de fornecimento, etc. COMPRADORES Poder de barganha forçando a baixa de preços, a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.

34 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS SUBSTITUTOS
Empresas que fabricam produtos ou geram serviços substitutos. A lucratividade pode ser reduzida a medida que o produto substituto ofereça preços mais atraentes e/ou melhor qualidade; CONCORRENTES Disputa por parcelas de mercado, através de concorrência de preços,adição de valor a produtos e serviços, etc.

35 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA NEUTRALIZAR AS FORÇAS COMPETITIVAS

36 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS INDÚSTRIA: TELEPIZZA
BARREIRAS DE ENTRADA Identidade de marca Economia de escala Acesso à distribuição AMEAÇAS Fornecedores Compradores Substitutos Concorrentes

37 VANTAGEM COMPETIVIVA FORÇAS COMPETITIVAS
COMO A TI PODE APOIAR A INDUSTRIA DA TELEPIZZA CONTRA AS FORÇAS COMPETITIVAS BD de clientes agiliza atendimento telefônico e evita telefonemas de confirmação; GIS para selecionar melhor caminho e lotes para entrega


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google