A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS Filogênese do SN - trata da história do desenvolvimento do SN segundo as espécies. Ontogênese do SN – Trata da história do desenvolvimento segundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS Filogênese do SN - trata da história do desenvolvimento do SN segundo as espécies. Ontogênese do SN – Trata da história do desenvolvimento segundo."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONCEITOS Filogênese do SN - trata da história do desenvolvimento do SN segundo as espécies. Ontogênese do SN – Trata da história do desenvolvimento segundo um determinado indivíduo.

3 A evolução

4 Organismos Unicelulares 3,4 Bilhões de anos (fóssil mais antigo) Bactérias Fungos, algas verdes etc.

5 Organismos Multicelulares 700 milhões de anos (células eucarióticas); Capacidade de se dividir e reproduzir. Viviam no mar, pois era o ambiente em condições mais estáveis para o seu desenvolvimento.

6 SISTEMA NERVOSO Desde os seres primitivos a principal função do SN é proporcionar adaptação ao meio, para isso são necessárias três propriedades: – Irritabilidade: sensibilidade de estímulo – Condutibilidade: condução do estímulo para outras partes da célula. – Contratilidade: resposta ao estímulo.

7 Celenterados Animais aquáticos (medusas, água viva, anêmonas etc.) as células especializadas em irritabilidade e condutibilidade passaram a ser consideradas como células nervosas.

8 Anelídeos Neurônios especialistas em aferir e neurônios especialistas em eferir. Já encontram-se, além do neurônio aferente os neurônios eferentes cujos axônios se ligam ao musculo e desencadeiam uma resposta motora.

9 Sinapse O próximo passo da evolução foi o surgimento do neurônio de associação.

10 Peixes primitivos A evolução destes seres multicelulares marítimos deram origem aos peixes primitivos há 570 milhões de anos.

11 Anfíbios e répteis Os elementos marinhos evoluíram e deram origem aos anfíbios e répteis que ousaram sair do mar há 350 milhões de anos. Tal transição de ambiente requereu significativas mudanças no SN, uma vez que outras habilidades passaram a ser requeridas para a sobrevivência durante suas incursões pela terra. Cada habilidade exigiu um aprimoramento do SN.

12 Encefalização 300 milhões / Anfíbios e répteis (cérebros pequenos) 200 milhões / mamíferos primitivos 65 milhões / mamíferos modernos (início da encefalização) 30 milhões / primatas (cérebro 2 a 3 x maior que a dos mamíferos modernos) 2,2 milhões / homem moderno (cérebro 6 x maior que a dos mamíferos mod.)

13 Ontogênese Conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais o organismo vertebrado passa desde a fase do ovo até a forma adulta ( Gouid, 1977) Inicia-se com a fecundação e prolongar-se-á por toda a vida do individuo.

14

15

16 Migração dos neurônios O que é a migração dos neurônios? Pode significar a diferença entre função normal e deficiente. Glias. 8 mês se estabelece nos lobos. Fatores de risco para a formação do SN

17 Referências Bibliográficas KANDEL- Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. NITRINI: Neuropsicológica: das bases anatômicas a reabilitação. RATEY, J O cérebro um Guia para o Usuário. Rio de Janeiro. Objetivo, 2002.


Carregar ppt "CONCEITOS Filogênese do SN - trata da história do desenvolvimento do SN segundo as espécies. Ontogênese do SN – Trata da história do desenvolvimento segundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google