A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARTE II Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz O PASSE COORDENAÇÃO MEDIÚNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARTE II Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz O PASSE COORDENAÇÃO MEDIÚNICA."— Transcrição da apresentação:

1 PARTE II Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz O PASSE COORDENAÇÃO MEDIÚNICA

2 Anatomia e Fisiologia Humanas OS SISTEMAS OS SISTEMAS OS ÓRGÃOS OS ÓRGÃOS AS GLÂNDULAS AS GLÂNDULAS O CORPO HUMANO

3 O Corpo Humano 40 litros de água 20 kg de carbono 4 litros de amônia 1,5 kg de cálcio 800 g de fósforo 250 g de sal 100 g de enxofre 80 g de salitre 50 g de magnésio 8 g de magnésio 2 g de alumínio O corpo físico de um ser humano adulto é composto de: Contém ainda traços de arsênico, chumbo, cobre, iodo e bromo.

4 O Corpo Humano

5 O ser humano é composto de: 640 músculos

6 O Corpo Humano O ser humano é composto de: 640 músculos 3 bilhões de fibras nervosas

7 O Corpo Humano O ser humano é composto de: 640 músculos 3 bilhões de fibras nervosas 30 trilhões de células vermelhas

8 O Corpo Humano O ser humano é composto de: 640 músculos 3 bilhões de fibras nervosas 30 trilhões células vermelhas 100 bilhões de neurônios

9 O Corpo Humano O ser humano é composto de: 640 músculos 3 bilhões de fibras nervosas 30 trilhões de células vermelhas 100 bilhões de neurônios 96 mil km de veias

10 O Corpo Humano O ser humano é composto de: 640 músculos 3 bilhões de fibras nervosas 30 trilhões de células vermelhas 100 bilhões de neurônios 96 mil km de veias alumínio O esqueleto Humano é leve como o alumínio aço. e tão forte como o aço.

11 O Corpo Humano Sistema Circulatório Sistema Digestivo Sistema Respiratório Sistema Linfático Sistema Endócrino

12 Sistema Circulatório O sistema cardiovascular é composto por uma bomba (coração) e uma vasta rede de tubos (veias e artérias) de vários tipos e calibres.

13 Sistema Circulatório Tem como atividade principal enviar nutrientes, oxigênio e hormônios as diversas partes do corpo, trazendo os resíduos do metabolismo e o gás carbônico, além de ser o responsável pelos mecanismos de defesa.

14 Sistema Circulatório Veias e Artérias

15 Sistema Digestivo Responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. Responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc.

16 Sistema Digestivo É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.

17 Sistema Digestivo

18 Sistema Respiratório E o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular. E o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.

19 Sistema Respiratório Ajuda também a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água. Ajuda também a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.

20 Sistema Linfático O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório.

21 Sistema Linfático O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com os glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com os glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.

22 Sistema Linfático Uma outra função do sistema linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

23 Sistema Linfático Em suma, o sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam de tumores).

24 Sistema Endócrino O Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso formando mecanismos reguladores bastante precisos.

25 Sistema Endócrino 1.Hipófise 2.Glândula pineal 3.Tireóide 4.Timo 5.Suprarrenal 6.Pâncreas 7.Ovário e 8.Testículo 1.Hipófise 2.Glândula pineal 3.Tireóide 4.Timo 5.Suprarrenal 6.Pâncreas 7.Ovário e 8.Testículo

26 Sistema Endócrino - Hipófise Secreta seis hormônios diferentes que regulam, respectivamente, o crescimento de todos os tecidos do corpo, (...) do hormônio tiroidiano, (...) dos hormônios do córtex suprarrenal (...) a produção do leite [materno], e as secreções dos diversos hormônios sexuais. Segrega o hormônio melatonina, que inibe a química da maturação sexual e parece reagir à escuridão. Secreta seis hormônios diferentes que regulam, respectivamente, o crescimento de todos os tecidos do corpo, (...) do hormônio tiroidiano, (...) dos hormônios do córtex suprarrenal (...) a produção do leite [materno], e as secreções dos diversos hormônios sexuais. Segrega o hormônio melatonina, que inibe a química da maturação sexual e parece reagir à escuridão. Também conhecida como glândula pituitária

27 Sistema Endócrino - Pineal Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução. Ela exerce também influência sobre as demais glândulas. Também conhecida como Epífise

28 Sistema Endócrino - Tireoide Tireoide ou Tiroide é a glândula que controla a produção do hormônio que regula a velocidade do metabolismo. Ela age em órgãos como o coração, cérebro fígado e rins. O excesso ou falta do hormônio causa disfunções diversas.

29 Sistema Endócrino - Timo A principal função da glândula timo é a produção de células T, também conhecidos como linfócitos T, responsável pela imunidade corpórea.

30 Sistema Endócrino - Suprarrenais Responsável por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, como a aldosterona e o cortisol, além de alguns hormônios sexuais como a testosterona, e também a adrenalina e a noradrenalina.

31 Sistema Endócrino - Suprarrenais A adrenalina e a noradrenalina são hormônios importantes na ativação dos mecanismos de defesa do organismo, diante de condições de emergência, tais como emoções fortes, estresse, choque, entre outros.

32 Sistema Endócrino - Pâncreas A função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes.

33 Sistema Endócrino - Pâncreas A função do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços menores as proteínas, os açúcares e as gorduras, para que possam passar para o intestino, auxiliando na digestão dos alimentos e metabolismo dos nutrientes. Possui também uma função importante na produção de hormônios como a insulina e glucagon, os quais regulam a forma como o organismo utiliza os açúcares.

34 Sistema Endócrino - Gônadas Os testículos e os ovários além de produzir hormônios sexuais, também produzem células reprodutoras: os espermatozoides e os óvulos.

35 Sistema Urinário O Aparelho urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação, depósito e eliminação da urina.

36 Sistema Urinário O sistema é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra O sistema é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

37 Sistema Urinário As células produzem muitos resíduos que são produtos de seus Metabolismos e que devem ser eliminados do organismo, além de substâncias que estão em excesso no sangue. Tais resíduos são chamados excretas. Juntamente com as substâncias rejeitadas.

38 FIM - PARTE II Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz O PASSE COORDENAÇÃO MEDIÚNICA


Carregar ppt "PARTE II Grupo da Fraternidade Espírita Oswaldo Cruz O PASSE COORDENAÇÃO MEDIÚNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google