Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A INTUIÇÃO EM MATEMÁTICA
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET Grupo de Pesquisa em Ensino e aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional - GPEMAC A INTUIÇÃO EM MATEMÁTICA GPEMAC LAPEM Autor André Nagamine
2
GPEMAC Introdução/Objetivo A importância da intuição em Matemática.
A intuição muitas vezes falha. objetivo – explorar através de exemplos, exatamente o segundo aspecto.
3
1ª Situação GPEMAC Imagine uma tábua de madeira como abaixo:
Será que é possível construir um objeto sólido que passe por estas 3 aberturas sem deixar espaço?
4
2ª Situação GPEMAC “Imagine” uma corda bem esticada ligando as cidades de Ilhéus a Itabuna. ILHÉUS ITABUNA c B A Ffgff Agora considere outra corda 1 metro maior, ou seja, com (c+1)m, e fixe também suas extremidades nos pontos A e B. A corda ficará “bamba”. Levante essa corda pelo seu ponto médio. ILHÉUS ITABUNA c B A h
5
2ª Situação GPEMAC Intuitivamente pensando, a altura h desse triângulo é maior ou menor que 1 metro? ILHÉUS ITABUNA c B A h Ffgff Façamos as contas: Conclusão: nesse espaço daria pra construir um prédio de pelo menos 37 andares.
6
3ª Situação GPEMAC C1 C Conclusão: as folgas são as mesmas
Tome uma moeda de 1 real e considere um barbante enrolado à sua volta, de forma que fique bem justo. “Imagine” a mesma situação só que agora com um barbante enrolado em torna da terra na linha do Equador. Se aumentarmos 1 metro no comprimento de de cada um dos dois barbantes, eles deixarão de estar bem ajustados, haverá uma folga entre eles. Pergunta-se qual é a folga maior? C1 C Ffgff Façamos as contas: Seja C uma circunferência de raio R; Seja C1 uma circunferência de comprimento 2R1 . Conclusão: as folgas são as mesmas
7
GPEMAC Conclusão Resposta da primeira situação:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.