A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APOPTOSE Morte Celular Programada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APOPTOSE Morte Celular Programada"— Transcrição da apresentação:

1 APOPTOSE Morte Celular Programada
Renatta Pontes

2 Célula Eucarionte

3 Apoptose Apoptose (apo: separar e ptosis: queda). Termo grego: Queda das folhas no outono Estudado nos últimos 10 anos. Uma via pré- organizada de morte celular, por mecanismos intra ou extracelulares. Equilíbrio entre vida e morte que determina que a célula deve morrer quando não tiver mais utilidade ou quando algum mecanismo for lesivo à célula.

4 Apoptose Papel oposto ao da mitose.
Surge em condições fisiológicas e patológicas. Diferente das necrose, não há inflamação e acontece em áreas maiores. As células exibem movimentos anômalos.

5 Oposição à Necrose

6 Morfologia das Apoptose
São reconhecidas por fragmentação do núcleo e picnose. Características: Condensação e fragmentação do núcleo; Segregação das organelas; Vesículas na membrana plasmática; Fragmentos ligados à membrana.

7 Apoptose

8 Apoptose Fisiológica Ocorre na organogênese, onde existe o surgimento e regressão de muitas estruturas anatômicas. Ex: Tecidos interdigitais. Mantém o tamanho e a forma de sistemas e órgãos. Ex: mucosa gastrintestinal e epiderme.

9 Fisiologia da apoptose
Se completa em aproximadamente 3 horas Não é sincronizado para todo o órgão,diferentes estágios de apoptose coexistem em diversas secções dos tecidos.

10 Mecanismos Bioquímicos da apoptose
Ativação das Caspases pelos receptores de morte – clivagem de proteínas (membrana, citoplasma e núcleo); Ativação das DNAses – degradam o DNA nuclear – alteração mitocondrial; A membrana plasmática começa a expressar determinadas substâncias químicas, que as tornam precocemente alvo de fagocitose pelos macrófagos;

11 Apoptose

12 Apoptose de Células em Desuso
A renovação é essencial para manter o funcionamento e o tamanho dos tecidos e órgãos. Ex: Leucócitos mais velhos e menos funcionais devem morrer. Ex: Regressão da hiperplasia mamária lactacional em mulheres que pararam de amamentar.

13 Apoptose Deleta Células Mutantes
Ocorre quando existe lesão irreparável do DNA, desencadeando a morte celular. Ex: Estresses ambientais, radiação ionizantes, etc. Esse mecanismo protege o organismo contra células não funcionais e que não consigam controlar sua proliferação.

14 Apoptose Contra Disseminação de Infecção
Quando uma célula detecta uma alteração de DNA extracromossômica, inicia a apoptose. Ex: Infecção Viral, apoptose elimina a célula antes da replicação viral. Alguns vírus possuem mecanismos para inibir a apoptose.

15 Proteína p53 Molécula fundamental entre a vida e a morte celular.
Preserva a célula quando o DNA pode ser reparado e propulsiona apoptose quando irreparável.

16


Carregar ppt "APOPTOSE Morte Celular Programada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google