A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia."— Transcrição da apresentação:

1 HENRI WALLON 1879- 1962 Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.
Foi socialista e ativista comunista, chegando a atuar na Resistência Francesa. Em 1925 publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta” Em 1945 publica seu último livro “Origens do pensamento na criança”.

2 A ABORDAGEM DE HENRI WALLON
O ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar. A passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente. Conflitos são propulsores do desenvolvimento.

3 AS REAÇÕES TÔNICO-EMOCIONAIS
Reações tônico emocionais marcam o início do desenvolvimento psíquico. O tônus funciona como um elo de ligação entre o psíquico e o biológico. hipertonia do apelo O dialogo tônico hipotonia da satisfação

4 1o ESTÁGIO-IMPULSIVO PURO
Dependência total – a resposta motora aos estímulos (intraceptivo, proprioceptivo e extraceptivo) é uma resposta reflexa. Os reflexos podem ser mais adaptados ao seu objeto, ex: sucção, preensão reflexa...) ou manifestados através de grandes descargas impulsiva, (sem o menor controle sobre essas respostas).

5 2° ESTÁGIO: TÔNICO-EMOCIONAL ou AFETIVO E EMOTIVO
criança necessita de alguém para viver. Diálogo tônico A criança passa a solicitar e a necessitar das trocas afetivas por elas mesmas.

6 3° ESTÁGIO: SENSÓRIO-MOTOR
a criança já tem um certo domínio do movimento O ato precede o movimento Voltada para o mundo exterior Diversificação da atividade sensório motora – surgimento do andar.

7 4° ESTÁGIO: PROJETIVO Duas aquisições capitais: o andar e a linguagem.
A criança conhece o objeto, nesta fase, apenas a partir da sua ação sobre ele. A ação é estruturante, estimuladora da atividade mental. O pensamento subsiste pela projeção do gesto Imitação

8 5° ESTÁGIO: PERSONALISMO
Marcado pela busca do “eu”: Negação. Exibicionismo. Brinca com os papeis em diferentes grupos.

9 6° ESTÁGIO: ADOLESCÊNCIA
Inserção no social Início da formação dos próprios valores.


Carregar ppt "HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google