A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas A busca por um PRINCÍPIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas A busca por um PRINCÍPIO."— Transcrição da apresentação:

1 Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas A busca por um PRINCÍPIO

2 O QUE SIGNIFICA O TERMO PRINCÍPIO? Fonte e origem de todas as coisas; A Foz ou termo último de todas as coisas; O Sustentáculo permanente que mantém todas as coisas.

3 TALES DE MILETO ( a.C) Seu Princípio para explicação do Mundo, das coisas: a ÁGUA.

4 ANAXIMANDRO de MILETO ( a.C) Seu Princípio é o INFINITO Natureza infinita e in-definida da qual provêm todas as coisas que existem. Termo usado por Anaximandro é A-PEIRON, que significa aquilo privado de limites.

5 ANAXÍMENES DE MILETO ( a.C) Seu Princípio é o AR INFINITO.

6 HERÁCLITO DE ÉFESO ( a.C) Seu Princípio é o DEVIR UNIVERSAL, HARMONIA DOS CONTRÁRIOS. Não podemos descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado, pois por causa da impetuosidade e da velocidade da mudança, ela se dispersa e se reúne, vem e vai

7 PITÁGORAS de SAMOS ( ) Seu Princípio são os NÚMEROS. Devido a regularidade Matemática existente em todas as coisas (sons e a música). Número até Aristóteles era algo real, para nós é uma abstração mental, um ente da razão.

8 PARMÊNIDES DE ELÉIA ( ) Fundador de uma ONTOLOGIA (teoria do ser). Parmênides cria 3 vias para explicar sua teoria:

9 Caminho da Verdade Absoluta O ser é e não pode não ser; o não ser não é e não pode ser de modo algum

10 Caminho das opiniões falazes (doxa falaz) O caminho da verdade é o caminho da razão, ao passo que o caminho do erro, substancialmente, é o caminho dos sentidos

11 Caminho da opinião plausível. (doxa plausível) Aceitação de Parmênides em reconhecer a possibilidade e a legitimidade de certo tipo de discurso que tentasse dar conta dos fenômenos e das aparências sem ir contra o grande princípio, i.é, sem admitir juntos, o ser e o não-ser.

12 ZENÃO DE ELÉIA (504-?) Criador da Dialética – (Refutação da Refutação) Argumentos dialéticos contra o movimento: a) da Dicotomia; b) de Aquiles; c) da Flecha; d) do Estádio.

13 Demócrito de Abdera (±460 -?) Criador do Atomismo Átomo visto como IDÉIA(visível) e não SUBSTÂNCIA: visível apenas ao intelecto abstrato; capaz de gerar o concreto sensível. Formação do visível geométrico. Invisível, pela sua possibilidade de fragmentação em partes.


Carregar ppt "Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas A busca por um PRINCÍPIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google