A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. A perspectiva nas fotografias A perspectiva é um indicador de profundidade para a fotografia. Em essência, a perspectiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. A perspectiva nas fotografias A perspectiva é um indicador de profundidade para a fotografia. Em essência, a perspectiva."— Transcrição da apresentação:

1 FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar

2 A perspectiva nas fotografias A perspectiva é um indicador de profundidade para a fotografia. Em essência, a perspectiva dá a impressão visual de que você está olhando para uma cena tridimensional. Os principais tipos de perspectiva usados na fotografia são a perspectiva linear, a perspectiva aérea, as formas justapostas, a redução de escala e o foco diferencial.

3 Este projeto consiste num conjunto de cinco fotografias, cada uma delas requerendo o uso de um tipo diferente de perspectiva. Na perspectiva aérea, você deve levar em conta o fato de que as cores e os tons clareiam e tendem para o azul, à medida que se perdem de vista. Com as formas justapostas, os objetos a serem fotografados devem estar a distâncias diferentes. O mesmo ocorre com a escala de diminuição – as coisas parecem menores à medida que se afastam.

4 A perspectiva linear é mais imediatamente evidente: as linhas paralelas (os trilhos da estrada de ferro, por exemplo) parecem convergir ou mesmo se encontrar ao longe. Quanto ao foco diferencial, os objetos focados e os desfocados devem estar a distâncias diferentes da câmera.

5 FOCO DIFERENCIAL: Para este efeito, o uso de uma abertura maior e a distância de foco mais próxima acentuou o efeito do foco diferencial. Isso projetou a folhagem nítida para a frente, ao mesmo tempo que empurrava as outras para trás.

6 ESCALA DE DIMINUIÇÃO: O elemento mais amplo desta imagem é a cabeça do menino em primeiro plano. Ele nos leva aos monges sentados e, em seguida, às duas pessoas no fundo. Seus tamanhos reduzidos dão a ilusão de profundidade.

7 PERSPECTIVA LINEAR: Embora esta imagem tenha padrões bastante variados, é a perspectiva linear criada pela via central que domina. O efeito foi acentuado pelo uso de uma lente grande-angular.

8 PERSPECTIVA AÉREA: Os tons progressivamente claros nesta fotografia nos mostram que um pico está mais longe do que o outro.

9 FORMAS JUSTAPOSTAS: Aqui, as formas justapostas das pedras e da porta da capela nos dizem que a fotografia tem profundidade. Tem-se também uma escala de diminuição.

10 Planos Este é o primeiro de uma série de quatro projetos sobre composição fotográfica e, como tal, lida com os elementos mais básicos da composição: primeiro plano, plano médio ou meio do plano e plano de fundo. Esses planos de imagens são, como a perspectiva, poderosos indicadores de profundidade e de distância na fotografia bidimensional.

11 Seu primeiro projeto sobre esse tema será produzir pelo menos três fotografias que enfatizem, separadamente, o primeiro plano, o plano médio e o plano de funso de suas composições. Pense nesses três planos da imagem como áreas nas quais você pode colocar elementos do tema de sua fotografia para criar um efeito deliberado ou para destacar uma área particular do quadro.

12 Em geral, é melhor ter apenas um elemento dominante numa fotografia, com todos os outros exercendo um papel subordinado, porém auxiliar. Desse modo um plano da imagem assume imediatamente um papel dominante na composição. A primeira coisa que uma fotografia precisa fazer é atrair o olhar do observador. Em seguida, se o assunto da foto como um todo permitir, o olhar é conduzido aos planos da imagem para observar os seus detalhes. Desse modo, a colocação da característica dominante é vital.

13 PLANO DE FUNDO: Colocar um objeto em destaque no primeiro plano transmite uma sensação de imediação, mas as varas não desviam a atenção das igrejas ao fundo. A gôndola no plano médio acrescenta atmosfera sem competir em busca da atenção.

14 PRIMEIRO PLANO: Aqui, a garota é obviamente o tema da fotografia, mas, olhando para além dela, vemos os jogadores funcionando como apoio no plano de fundo e a senhora com o cachorro no plano médio. O uso de uma abertura maior fez o foco se limitar no primeiro plano.

15 PLANO MÉDIO APROXIMADO: As linhas diagonais formadas pelo carro, mais a linha do muro, fixam solidamente nossa atenção no cachorro e parecem jogá-lo mais para o fundo do quadro. A harmonia das cores por sua vez conduz o olhar para os jogadores posicionados no fundo.

16 PLANO MÉDIO: Espremidas entre dois planos de imagem escura, esta catedral e a cidade parecem estar quase sendo arremessadas para fora do quadro por causa da intensidade de luz. As colinas bem iluminadas no plano de fundo complementam o efeito, sem competir com os demais componentes da foto.

17 FATIAS HORIZONTAIS: Os planos da imagem nesta fotografia consistem numa série de fatias horizontais. O primeiro plano, o plano médio e o plano de fundo estão bem definidos, mas, como todos eles contém apenas um único elemento temático, há um sentido de unidade.


Carregar ppt "FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. A perspectiva nas fotografias A perspectiva é um indicador de profundidade para a fotografia. Em essência, a perspectiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google