A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA."— Transcrição da apresentação:

1 C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA

2 Música O som Som regular e irregular O som e as suas propriedades O silêncio Arte Neoclassismo // Romantismo (arquitetura // escultura // pintura)

3 O S OM Som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando ou mesmo música! Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento. Os cientistas nos ensinam que o som é o resultado das vibrações das coisas. Tudo o que existe na natureza pode vibrar. Essas vibrações se propagam pelo ar ou por qualquer outro meio de condução, chegam aos nossos ouvidos e são transmitidas ao cérebro para que possam ser identificadas.

4 V IBRAÇÃO REGULAR E IRREGULAR A vibração regular são os sons produzidos com altura definida, como uma nota musical. Esses sons são chamados de sons musicais. Por exemplo, os sons produzidos pela flauta doce ou outros instrumentos musicais. Já a vibração irregular produz sons sem altura definida, em que você não consegue distinguir a nota musical. Alguns desses sons são popularmente chamados de barulhos ou ruídos. Por exemplo: o som de um avião ou de um liquidificador. Alguns instrumentos de percussão, como os tambores, também não possuem altura definida.

5 P ROPRIEDADES DO SOM INTENSIDADE – É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. É o grau de volume sonoro. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações. FORTE ou piano FRACO. Alguém gritando em um megafone e o canto de um pequeno pássaro são exemplos de sons fortes e fracos DURAÇÃO – É a propriedade que nos permite distinguir sons longos e sons curtos. Na música o som vai ter sua duração definida de acordo com o tempo de emissão das vibrações. LOOOOOOOOOOOOOONGO ou CURTO ALTURA – É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves (som mais grossos), médios e agudos (sons mais finos). A velocidade da vibração dos objetos é que vai definir sua altura. As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

6 P ROPRIEDADES DO SOM TIMBRE – É a propriedade do som que nos permite reconhecer sua origem. O timbre diferencia, personaliza o som. Por meio do timbre identificamos o que está produzindo o som. Por exemplo: quando ouvimos uma pessoa falar, um celular tocando ou mesmo um gatinho miando podemos saber qual fonte sonora produziu o som por causa do timbre.

7 O SILÊNCIO Entendemos por silêncio a ausência de som, mas, na verdade, a ele correspondem os sons que já não somos capazes de ouvir. Tudo vibra, em permanente movimento, mas nem toda vibração transforma-se em som para os nossos ouvidos! Existem sons que são tão graves ou tão agudos que o ouvido humano não consegue perceber. Alguns animais possuem a capacidade de emitir e até mesmo escutar esses sons! O elefante, por exemplo, emite infrassons (sons muito graves), que podem ser detectados a uma distância de 2 km! Já o cachorro e o gato conseguem ouvir ultrassons (sons muito agudos). O silêncio é algo complexo de experimentar: se ficarmos em silêncio, em sala de aula, ainda assim ouviremos algum som. O elefante emite e ouve sons muito graves que nós não conseguimos ouvir!

8 A RTE I SLÂMICA A civilização árabe foi marcada por um notável expansionismo e pela sua capacidade de assimilação de outros povos.

9 M ECA É uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos. Que se transformou em importante centro comercial e religioso

10

11 C ULTURA I SLÂMICA Influencias: helenística (Alexandria e Persa) Maomé: Não tinha conceitos artísticos A ausência de tradição fez com que o Islã se inspirasse nos povos dominados O Islã adaptava a cultura dos povos dominados a sua realidade e seus valores.

12 C ARACTERÍSTICAS A RTÍSTICAS Como a arte bizantina: Essencialmente decorativa; Condicionada pela religião; Proibições: Representar Alá. Representar formas humanas Prejudicou a pintura, o que levou os artistas a realizarem motivos geométricos e figuras abstratas. A arquitetura foi a contribuição mais significativa.

13 A RQUITETURA Influencia: Construções bizantinas Utilização de cúpulas Exteriores ricamente acabados Monumentos religiosos: mesquitas e túmulos Zimbórios Minaretes Pátios

14 M ESQUITA Ao contrário do cristianismo para o islamismo a igreja não é a moradia de Deus é apenas lugar de encontro dos fiéis onde se pode orar em paz.Em árabe significa lugar de prostração Mihrab

15 M ESQUITA. V ISTA AÉREA

16 Mesquita no Afeganistão, destacando-se a cúpula e o minarete.

17 A M ESQUITA A ZUL, EM I STAMBUL, T URQUIA.

18 A CÚPULA DA M ESQUITA DE O MAR, ALÉM DE SER UM PATRIMÔNIO UNIVERSAL TOMBADO PELA UNESCO, REPRESENTA UM MARCO DE IDENTIFICAÇÃO DA FÉ I SLÂMICA INTEGRANTE NA HISTÓRICA PAISAGEM DA CIDADE DE J ERUSALÉM, EM I SRAEL.

19 C ENTRO I SLÂMICO DE C AMPINAS. R UA N ICOLAU M ARCHINI, 87 P ARQUE S ÃO Q UIRINO

20 M ESQUITA DE C ÓRDOBA.

21 M EZQUITA DE C ÓRDOBA. A LMANSUR

22 Arte islá mic o 22

23 M IHRAB.

24 Arte islá mic o C ÚPULA EM FRENTE AO M IHRAB.

25 C ÚPULA EM FRENTE AO M IHRAB

26 T ÚMULOS Taj Maha é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens. Monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.

27

28

29

30 P ALÁCIOS Edifícios de enormes áreas Pórticos imensos Pátios Salas de música Banheiros Jardins

31 A LHAMBR A. E SPANHA

32

33 A LHAMBRA.

34 P ATIO DOS LEÕES.

35

36 P ATIO DOS LEÕES. A RCOS DE MOCÁRABE S.

37

38 A ZULEJO

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50 R EFERENCIA B IBLIOGRÁFICA Música Apostila de Educação Músical, Colégio Pedro II (Patrocínio Petrobrás) Disponível em:www.portaledumusicalcp2.mus.br História da arte PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, Capitulo Arte Egipcia


Carregar ppt "C ENTRO EDUCACIONAL T ABOÃO CONTEÚDO DE ARTES E MÚSICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google