A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é preciso para cantar bem?. O ouvido e o Canto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é preciso para cantar bem?. O ouvido e o Canto."— Transcrição da apresentação:

1 O que é preciso para cantar bem?

2 O ouvido e o Canto

3 A audição em geral O ouvido humano pode perceber as vibrações das moléculas do ambiente que o circunda através de um mecanismo de fácil compreensão: as moléculas do ar vibram em ondas produzidas pela fonte sonora, que, captadas pelo canal auditivo, fazem vibrar a membrana timpânica, situada no final do canal auditivo. A vibração da membrana timpânica porá em movimento uma série de três ossos (martelo, bigorna e estribo) ligados pelo músculo auditivo. Esses ossículos servem de alavanca à vibração timpânica e a transmite à base da cóclea, um pequeno caracol onde estão os terminais nervosos que conduzem as sensações sonoras para o cérebro.

4 Aparelho auditivo

5

6 Importante A transmissão das vibrações sonoras ocorre a partir do ouvido externo e do ouvido médio até o ouvido interno que é o órgão essencial da audição. Os movimentos oscilatórios do estribo na janela oval provocam uma variação de pressão nos líquidos cocleares, o que faz vibrar a membrana basilar e o órgão de corti. Com isso, forma-se um impulso nervoso auditivo que é transmitido às áreas cerebrais da audição, (lobos temporais) pelo nervo auditivo e pelas vias auditivas centrais.

7 Condução sonora A vibração sonora se propaga no ar, é captada pelo ouvido externo, passa pelo ouvido médio e se propaga por vibrações ósseas para finalmente se transformar em corrente nervosa. Só então esta vibração é decodificada pelo cérebro e transformada em som.

8 Ouvido musical interior O candidato a cantor deve ser uma pessoa musical, ou seja, deve ter imaginação musical e a capacidade de memorizar melodias, harmonias, ritmos, etc. Devemos nos lembrar que o ouvido é altamente educável, desde a mais tenra idade até o fim da vida.

9 A voz e o ouvido O ouvido humano reconhece freqüências que vão de, em média, 20 Hz até 20.10³ Hz. Sendo que o som mais agudo que a voz humana pode emitir é de aproximadamente 3.10³ Hz. Na realidade, a partir de 16 Hz já deixamos de ouvir

10 Retroação auditiva no processo fonatório Todos nós sabemos que é importante ouvir bem para se falar ou cantar bem. Sabemos também que crianças que nascem surdas só aprendem a falar por um extenuante processo de mecanização e suas vozes soam construídas e artificiais Temos também a experiência de se cantar em ambientes cuja acústica propicia um alto retomo auditivo, salas de grande reverberação e de se cantar em salas cuja acústica é seca e abafada.

11 Ouvido no canto em conjunto Quando cantamos com outros cantores, a tendência é que nossa voz soe mais facilmente, caso nossos companheiros sejam bons cantores, pois ouviremos juntamente com a nossa voz, as vozes deles. Isso explica porque é tão difícil cantarmos solos desacompanhados, especialmente se nossa voz não está otimizada.

12 Audição intrauterina Um feto, aos cinco meses de gestação, já tem todos os elementos de seu aparelho auditivo plenamente formados. Isso pode sugerir que os bebês possam ouvir, ainda dentro do útero da mãe.

13 Audição binaural - localização A capacidade que temos de ouvir com os dois ouvidos simultaneamente, faz com que possamos localizar a origem da fonte sonora, bem como a sua distância. Deve ser levado em conta o efeito da sombra auditiva, ocasionado pela cabeça. Se ouvirmos um som à nossa direita, o ouvido direito captará esse som em uma fração de segundo antes do esquerdo. Esta pequena diferença fará com que o cérebro calcule a proveniência e a distancia da fonte sonora.


Carregar ppt "O que é preciso para cantar bem?. O ouvido e o Canto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google