A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C o m o S u b l i n h a r ?. S U B L I N H A R é p a s s a r u m t r a ç o p o r b a i x o d a s i d e i a s, d e t a l h e s, n o t a s e p a l a v r.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C o m o S u b l i n h a r ?. S U B L I N H A R é p a s s a r u m t r a ç o p o r b a i x o d a s i d e i a s, d e t a l h e s, n o t a s e p a l a v r."— Transcrição da apresentação:

1 C o m o S u b l i n h a r ?

2 S U B L I N H A R é p a s s a r u m t r a ç o p o r b a i x o d a s i d e i a s, d e t a l h e s, n o t a s e p a l a v r a s m a i s i m p o r t a n t e s d o t e x t o q u e s e e s t á a l e r o u a e s t u d a r.

3 P e r m i t e t i r a r b o n s a p o n t a m e n t o s e f a z e r r e v i s õ e s r á p i d a s q u a n d o s e p r e t e n d e f a z e r u m r e s u m o. S U B L I N H A R u m t e x t o é u m a f o r m a d e e s t a r m a i s a t e n t o, d e c a p t a r m e l h o r o q u e s e l ê e f a c i l i t a t a m b é m a m e m o r i z a ç ã o.

4 Como fazer?

5 Podes utilizar um lápis ou um marcador

6 3. U t i l i z a d i f e r e n t e s t i p o s d e s u b l i n h a d o s, p a r a d i s t i n g u i r e s d i f e r e n t e s t i p o s d e i d e i a s. 2. S u b l i n h a t a m b é m a s p a l a v r a s e f r a s e s q u e e s t e j a m d e s t a c a d a s a n e g r i t o o u a i t á l i c o e t u d o o q u e c o n s i d e r e s d e e s p e c i a l i n t e r e s s e. 1. s u b l i n h a o s t í t u l o s, s u b s t a n t i v o s, v e r b o s, n o m e s p r ó p r i o s, a d j e t i v o s, d a t a s d e f o r m a a r e t e r e s a s i d e i a s p r i n c i p a i s. Com um lápis ou um marcador

7 Regras para sublinhar bem Depois de leres o texto, na segunda leitura, tenta sublinhar o que é essencial. Seleciona os elementos de informação mais importantes para sublinhares. Sublinha as frases que contêm esses elementos, de forma que, ao lê-las, percebas rapidamente a ideia principal. Dá mais importância às definições, fórmulas, esquemas e termos técnicos que constituam as ideias-chave. Não abuses dos traços e das cores. Em geral, basta destacar uma frase ou duas por parágrafo. Lembra-te que sublinhar tudo é o mesmo que não sublinhar nada.

8 Regras para sublinhar bem Sublinha de forma a que, ao leres só os sublinhados, te lembres de todo o texto e percebas o seu sentido. Assim, quando fores fazer revisões da matéria, terás o trabalho mais facilitado. Sublinha apenas livros pessoais. Não deves sublinhar os livros que te emprestam, seja de um amigo ou da biblioteca. Para além de ser uma falta de respeito. lembra-te que o sublinhado só funciona bem para quem o fez, pois cada pessoa tem o seu próprio método.

9 Para enquadrar títulos Para marcar as ideias principais para marcar ideias secundárias,mas que também devem ser revistas mais tarde Símbolos que podes usar:

10 Estanqueiro, A. (1995). Aprender a Estudar. Um Guia para o sucesso na Escola. Lisboa: Texto Editora. BE/CRE EB 2,3 Padre Alberto Neto. Fazer sublinhados. Acedido em 16 de fevereiro de 2013 em Como sublinhar?. Acedido em 16 de fevereiro de 2013 em Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira Bibliografia


Carregar ppt "C o m o S u b l i n h a r ?. S U B L I N H A R é p a s s a r u m t r a ç o p o r b a i x o d a s i d e i a s, d e t a l h e s, n o t a s e p a l a v r."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google