A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Carol/Geografia INDUSTRIALIZAÇÃO. Do artesanato à indústria moderna Fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Carol/Geografia INDUSTRIALIZAÇÃO. Do artesanato à indústria moderna Fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Carol/Geografia INDUSTRIALIZAÇÃO

2 Do artesanato à indústria moderna Fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano começou a transformar qualquer elemento da natureza para fazer objetos.

3

4 Mas essa fabricação de bens a partir de matérias-primas fornecidas pela natureza conheceu diferentes momentos ao longo da História, até chegar às profundas transformações realizadas atualmente pela indústria.

5 Artesanato

6 No início da Idade Média, poucos tinham capital para aplicar, naquela época não se necessitava tanto de dinheiro, quase nada era comprado, a alimentação e vestuário eram obtidos no próprio feudo. A indústria se modificara. Antes se fazia em casa, e o propósito da produção era simplesmente o de satisfazer as necessidades domésticas. Não havia uma divisão de trabalho.

7 Dentre os membros da casa havia o artesão que se especializavam numa arte, mas isso nada tinha com a indústria comercial que abastece um mercado. O artesanato depende basicamente da capacidade de trabalho do artesão e de suas qualidades ou habilidades.

8

9

10 Manufatura

11 Essa fase predominou na Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII; Tem como principal característica o uso de máquinas simples e a divisão social do trabalho.

12

13 Indústria Moderna

14 Resultou da Revolução Industrial – Inglaterra – Século XVII. Tornou a fabricação de bens ou objetos materiais a atividade econômica mais importante da sociedade. Sua principal característica é uso intenso de máquinas cada vez mais complexas.

15 Indústria automobilística

16 O emprego de máquinas modernas permite que a indústria possa produzir em: LARGA ESCALA – produção em enormes quantidades SÉRIE – uniformiza a produção, torna todos os produtos iguais.

17 Classificação da Indústria moderna

18 Indústria de transformação Recebe esse nome porque transforma produtos naturais – isto é, as matérias-primas extraídas da natureza ou fornecidas pela agropecuária – em produtos industrializados.

19

20 De acordo com a natureza dos bens que produzem podemos classificá-las em: 1. Indústrias de bens de produção 2. Indústrias de bens intermediários 3. Indústrias de bens de consumo

21 Indústrias de bens de produção – indústrias de base Fabricam produtos que serão utilizados por outras indústrias. Exemplos: siderúrgicas (aço e ferro), petroquímicas (óleo, diesel, gasolina, etc.)

22 Siderúrgica

23 Indústrias de bens intermediários Produzem máquinas e equipamentos utilizados por outras fábricas. Exemplos: indústrias de equipamentos (peças, ferramentas)

24 Indústrias de bens de consumo Fabricam produtos que serão consumidos diretamente pelas pessoas. Pode ser dividida em: 1. Indústrias de bens de consumo não duráveis – alimentos, roupas, remédios, bebidas, etc. 2. Indústrias de bens de consumo duráveis – móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc.

25 Indústria farmacêutica

26 Indústria extrativa Extrativismo tornou-se uma atividade industrial nos setores que têm importância fundamental para o crescimento econômico. Exemplo: mineração – ferro bauxita, petróleo

27 Mineração

28 Indústria da construção Indústria da construção naval – fabricação naval; Indústria da construção civil – casas e edifícios residenciais, comerciais, ou de serviços; Indústria da construção pesada – rodovias, aeroportos, usinas hidrelétricas.

29 Construção Civil


Carregar ppt "Professora Carol/Geografia INDUSTRIALIZAÇÃO. Do artesanato à indústria moderna Fabricação de bens necessários à vida teve início desde que o ser humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google