A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral TEM UM SENTIDO! ATREVE-TE A DESCOBRI-LO. A Quaresma começa na Quarta-Feira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral TEM UM SENTIDO! ATREVE-TE A DESCOBRI-LO. A Quaresma começa na Quarta-Feira."— Transcrição da apresentação:

1 Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral TEM UM SENTIDO! ATREVE-TE A DESCOBRI-LO. A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, dia em que se inicia a Semana Santa. Durante este tempo, todos os cristãos são convidados a mudarem de vida. Este mudar de vida significa seguirmos Jesus Cristo, o verdadeiro exemplo de vida que nos conduz à felicidade eterna. Só conhecendo verdadeiramente Jesus, através da escuta atenta e meditação da Palavra de Deus é que nós poderemos entender o projeto de felicidade que Deus nos reserva e que deu a conhecer através de Jesus. Neste tempo em que assistimos a tanta agitação social, somos convidados a refletir à luz da Palavra de Deus, nos valores fundamentais que nos permitem (re)organizar a nossa vida de forma a encontrarmos o sentido que nos conduz à harmonia e à felicidade. Nesta caminhada até à Páscoa vamos centrar-nos na Palavra que Jesus nos ensinou e testemunhou com as suas ações e que constituem para nós autênticos VALORES e TESOUROS, capazes de nos fazer enriquecer interiormente. Neste sentido, propomos uma dinâmica pastoral quaresmal, a partir da imagem da chave, como acesso à morada de Deus, associada a valores que vamos trabalhar, semanalmente, para que estes possam ser geradores de atitudes verdadeiramente humanas. É preciso encontrar as chaves que nos levam a descobrir onde mora Deus porque, encontrando-O, encontramos o rosto do homem, a grandeza e a dignidade da pessoa. Saibamos acolher estes tesouros e tenhamos coragem de os partilhar com as nossas ações.

2 Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral 1º Domingo da Quaresma Leitura Em seguida, o Espírito impeliu-o para o deserto. E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no. Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 15 dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.» (Mc 1, 12-15) Reflexão O deserto é o lugar das tentações, mas também do encontro com Deus e das grandes decisões. Hoje, ao falarmos de deserto, falamos de tempo de parar, decidir, rezar… para depois podermos fazer as coisas ainda melhor. Atividade Ser perseverante é fazer frente às dificuldades, enfrentar os desafios sem medo, com o compromisso decidido para cumprir as nossas tarefas. Recorta a chave que se encontra ao lado e cola-a no teu chaveiro. E para mostrares que és capaz de resistir às tentações e ser perseverante, tenta durante esta semana não pensar ou dizer não consigo. O ser humano deve cultivar no seu coração o valor da perseverança. Reza com especial atenção a oração que se segue e pede a Deus que te ajude a ti, aos teus familiares e amigos a nunca desistir quando te deparares com dificuldades. Oração Senhor Jesus, que me ensinas a resistir às tentações através da oração, ajuda-me a ser perseverante e a ter um coração disponível para o Amor; a olhar o mundo e os outros não com agressividade e arrogância mas com um coração puro e humilde; a suportar as dificuldades da vida com a certeza da Tua presença e luz. PERSEVERANÇAPERSEVERANÇA

3 Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral 2º Domingo da Quaresma Leitura Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias.» Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. Formou-se, então, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.» De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. 9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos. (Mc 9, 2-10) Reflexão Como a luz do dia, da lâmpada ou da lanterna, nos permitem ver à nossa volta, também Jesus vem iluminar o nosso interior e o nosso coração. Deus enviou-O para nos mostrar a verdadeira Luz. É a Luz do amor de Deus, o amor de um Pai que nos dá o perdão, a alegria e a paz. Atividade Durante a semana cultiva o Amor, irradiando luz ao mostrares a tua alegria e disponibilidade perante os outros. Procura, durante esta semana, ter gestos de carinho para com os teus familiares, os teus professores e colegas no colégio bem como com os restantes membros dos grupos onde estás inserido. Escreve uma mensagem aos teus pais que reflita o amor que sentes por eles e coloca-a num local que os surpreenda. Oração Jesus, meu amigo, que fortaleceste a fé dos Apóstolos com a Transfiguração, na esperança da Ressurreição, toma a minha mão na Tua e que eu seja também um filho da luz, capaz de transmitir alegria através do amor. Ámen. AMORAMOR


Carregar ppt "Quaresma 2012 Colégio Internato dos Carvalhos – Equipa de Animação Pastoral TEM UM SENTIDO! ATREVE-TE A DESCOBRI-LO. A Quaresma começa na Quarta-Feira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google