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Qualidade da Informação para o Novo Meio Marcelo Mota Leite Sales & Marketing Director Portugal

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Apresentação em tema: "Qualidade da Informação para o Novo Meio Marcelo Mota Leite Sales & Marketing Director Portugal"— Transcrição da apresentação:

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2 Qualidade da Informação para o Novo Meio Marcelo Mota Leite Sales & Marketing Director Portugal

3 Indivíduos (+2 anos) ligados à internet via PC em casa Milhões Source: Nielsen//NetRatings Global Internet Trends, Q *Canada and Japan: May estimate Pt=1,0?

4 Penetração % Indivíduos (+ de 16) com acesso em casa ou trabalho Entre população +16 com linha telefónica fixa Pt=9,5%?

5 E-Commerce % Ind.(+16) que compraram e/ou procuraram produtos online (últimos 6 meses)* *Entre população +16 com linha telefónica fixa Pt=1%?

6 Questões Importantes Mediçoes server side: 1. Qual o futuro dos cookies? Questões de privacidade na Europa? 2. Cache do PC e proxy servers intermédios, quantos page-views? 3. Registo do tráfego cada vez mais difícil, acesso fácil e simples? 4. Quer-se saber o IP ou o perfil sócio-demográfico do indivíduo? 5. Quero entidade independente (para investidores e anunciantes)? 6. Como fazer benchmark aos sites dos concorrentes? 7. O banner foi servido. Mas foi visto? Page Views medidos como? 8. Robots de pesquisa dos search engines contam como acessos? 9. Auditores de sites contam acessos da família do dono do site? 10.Concorrentes a investigar contam como page-views? 11.O meu target pode ter de ser residente no país (e não fora), e aí?

7 O Sistema Nielsen//NetRatings Cliente Acede Via Painel Internet Recolha Dados Processamento Dados País Local Silicon Valley Gestão Painel

8 O Sistema Nielsen//NetRatings País Local Painel Insight TM * Aplicação em linguag. Java * Enviada ao painel por correio * Upgrades via Internet * Monitoriza os cliques * Recolha dados em tempo real Um painel fixo de pessoas, representativo do universo de internautas, é medido continuamente para identificar tendências

9 Insight TM Software Medidas 1. Audiência Única 2. Perfil Demográfico 3. Número de páginas visionadas 4. % páginas visionas da cache 5. Tempo por página 6. Página por utilizador 7. Tempo por sessão 8. Número de sessões 9. Páginas por sessão 10. Banners vistos (impressions) 11. Banners clickados (click-through) Que Indicadores Recolhemos?

10 O 1º serviço global (30 países) de medição de: -O 1º serviço global (30 países) de medição de: Audiências, publicidade e actividade dos utilizadores da internet - Audiências, publicidade e actividade dos utilizadores da internet –JV entre: NetRatingsNetRatings (Nasdaq: NTRT) leading provider of Internet audience measurement technology and analysis ACNielsenACNielsen (NYSE: ART) world's leading market research firm, offering measurement and analysis of marketplace dynamics, consumer attitudes and behavior, and new and traditional media in more than 100 countries Partners:Partners: –KKK-MediaMetrie –KKK - Japão -MediaMetrie - França –Ibope-Nielsen Media Research –Ibope - América Latina-Nielsen Media Research - US –Claritas-Scarborough Research –Claritas - World-Scarborough Research - US –Spectra-Adknowledge –Spectra - US -Adknowledge - US Ser o líder mundial em conhecimento da internet –Objectivo: Ser o líder mundial em conhecimento da internet n Web Site: Quem Somos

11 O Roll Out 0 N D J F M A M J J A S O N D 2000 Australia New Zealand U.K. Ireland Singapore Japan 1 89% of the worlds Internet users 3 92% of the worlds Internet users 4 2 France HK Germany Italy Sweden Denmark Finland Norway Brazil Spain Canada Netherlands 81% of WWW users 2001 Painel Português = Pessoas Painel Mundial = Pessoas O futuro? O anunciante global? Investirá num só local? Através de um só contacto? Em sites que cobrem targets precisos? Targets vivem em vários países?

12 Exemplos onde podemos ajudar: n Quantas senhoras maiores de 35 anos tem acesso à Internet? Qual o comportamento de crianças menores de 11 anos na net? A que sites vão essas crianças? Quanto tempo passam os adultos ligados à internet, por mês, no trabalho? Quantos falantes de português frequentam e-leilões? n Que segmentos psicodemográficos de clientes acedem ao site XPTO? São todos fieis a esse site? Quantos page views e unique audience teve o site XPTO em Maio? Qual a sua penetração no segmento licenciados com mais de 50 anos? Qual é a capacidade de retenção/stickiness do target Y no site W? Quais são os melhores sites de e-commerce a converter visitantes em compradores (lookers into bookers)? ? Com que frequência aflui o tráfego ao site XPTO? Quantas páginas vê? Quanto tempo passa esse tráfego em cada página carregada? Que media players estão instalados? n Onde vai o site XPTO buscar o tráfego? Para que sites se escapa esse mesmo tráfego? Qual é a percentagem dos compradores no site XPTO que também vai consultar preços ao site concorrente? Como estimar o volume de receitas de publicidade do site XPTO? Qual a eficácia desta campanha de benners para atrair tráfego? Qual o click-through rate do banner XPTO? O tráfego atraído com o banner XPTO foi o pretendido? E fez depois compras no nosso site ? Que tipo de ligações (modems) têm o tráfego que vêm ao site XPTO? Podemos colocar conteúdos mais pesados? Que importância tem a banda larga no comportamento dos que acedem ao site XPTO? n Em que sites pôs publicidade o nosso concorrente? Que banners colocou? Quantos colocou? Quais foram os mais eficazes (em click-throughs)? Qual o peso do anunciante XPTO no portal K? A que horas do dia foram vistos? Em que dia da semana? Quais são os sites a que nos devemos associar, onde se atraia mais tráfego para o nosso site? Quais as mensagens criativas + eficazes para que o tráfego clique no meu banner?

13 Internet Service Providers (ISPs) and Web Sites –Usam ratings para fixar preços de publicidade –Usam dados de advertising tracking para identificar clientes potenciais e monitorizar sites concorrentes Anunciantes –Usam ratings e informação demográfica para planear campanhas e seleccionar determinados mercados alvo –Usam o tracking de publicidade para monitorizar a colocação de anúncios, actividade da concorrência e share of voice Como são usados os nossos dados?

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20 Indeciso no novo carro? Large overlap

21 Indeciso no novo carro?

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28 A chegada da banda larga!

29 Mais Velocidade = Mais Uso

30 Velocidade do Acesso=1º Passo! What connection speeds do online visitors use to surf on Wal- Mart.com? Is there enough user bandwidth to make downloading music easy? Can Wal-Mart Online offer more rich media content on their site? What about dynamic content? Do they need to build more infrastructure on their site?

31 O empregado também é consumidor…...e por sinal um melhor consumidor! Source: Nielsen//NetRatings, March 2000, Home & Work Users, USA 2-3x

32 Rácios de Conversão em Vendas Top pages within site let you uncover what products are being featured. In addition, our software can track sales conversion ratios, shopping cart abandonment activities, etc for nearly 100 retail sites.

33 Transformar Clicks em Vendas Sites with Highest Web Sales Conversion Rates (% of unique audience who purchase during a given month) Note: This data is derived from a sample of e-commerce sites that meet Nielsen//NetRatings reporting standards. Conversion data is measured by analyzing click-stream data for each site. Source: Nielsen//NetRatings, March 2000, Home Users, USA

34 O Enchimento do carrinho de compras Leave site 3.8% Leave site 81.2% Leave site 9.4% Visit petstore.com 100.0% Place items in a shopping cart 18.8% Proceed to checkout 9.4% Complete transaction 5.6% 81.2% 49.7% 40.6% Petstore.com, Março 2000, Painel de Casa Source: Nielsen//NetRatings, March 2000, Home Users, USA

35 May Painel de Casa 2. Painel de Trabalho 3. Uso de UMTS/PDA 4. Escolas/Universidades/Cafés 5. TV Interactiva / Set Top Boxes Multi-Países (Línguas) Análises Customizadas My Nielsen//NetRatings 6. Media Strategies 7. e-Commerce Strategies 8. Investment Strategies 9.Segmentação Psicodemogáfica 10.Ferramentas de Optimização 11.Convergência de Paineis Nielsen//NetRatings - O Futuro Correlação …TV & Consumo de Internet

36 Conclusões n O Research de Internet também têm de ser global n As metodologias têm de ser consistentes, país a país n Têm de permitir a análise em múltiplas dimensões Países, Línguas, Continentes, Mercados Alvo, Segmentos... Custom Panels, segmentações psicodemográficas, etc.. n Os investimentos são grandes, os retornos distantes... n Em termos de medida a Internet é o meio + transparente n A análise detalhada permite um melhor targeting de alvo n Quanto + se sabe < o risco de se desperdiçar o budget... n Portanto o retorno deverá ser melhor…

37 Líder em Conhecimento da Internet


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