A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial de Configuração Bem-vindo ao tutorial de Configuração de Revistas do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Elaborado por: Fernanda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial de Configuração Bem-vindo ao tutorial de Configuração de Revistas do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Elaborado por: Fernanda."— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial de Configuração Bem-vindo ao tutorial de Configuração de Revistas do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Elaborado por: Fernanda Moreno – Consultora Ibict Abril/2007

2 O tutorial Este tutorial foi desenvolvido para capacitação de Editores que atuam como Editores Gerentes no SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2). Através do Módulo Administração da Revista, seguindo os passos de configuração, é possível customizar o sistema para criação de uma revista eletrônica.

3 Conteúdo do tutorial Este tutorial apresenta 4 grandes grupos de configuração: Detalhes: Nome da revista, ISSN, contatos, editora e patrocinadores e sistemas de busca. Políticas: Foco, avaliação por pares, seções, privacidade, acesso, segurança e itens adicionais no sobre a revista. Submissões: Diretrizes para o Autor, direito autoral e indexação Administração: Agendamento, controle de acesso, utilização de editores de texto, editores de layout e leitores de prova

4 Conteúdo do tutorial Para detalhamento sobre a configuração do visual (Passo 5), que inclui a capa, cabeçalho, rodapé, cores e fontes, favor consultar o documento Manual de Customização SEER 2.x na seção do SEER na página do Ibict. Em relação ao Passo 5, este tutorial apresenta apenas o item de configuração 5.7 – Informação para Bibliotecários, Autores e Leitores.

5 Após o último passo realizado para a instalação do SEER/OJS versão o ambiente estará pronto para a configuração da revista. Recomendação: usar o navegador Mozilla Firefox para acessar o site e realizar a customização da revista Acesso ao site da revista

6 Esta é a página inicial da revista após a instalação. Todas as páginas apresentam a Ajuda do sistema em português O item Sobre é comentado no slide a seguir.

7 Em diversos momentos da configuração, o editor encontrará a nota esta informação aparecerá emSobre a revista, bem como poderá acrescentar itens não contemplados pelo sistema.

8 Para iniciar a configuração, o Editor deve preencher os campos de login e senha de Editor Gerente, fornecidos pelo Administrador (pessoa que instalou o sistema e criou a primeira revista). Em seguida, clique em acesso.

9 O Editor Gerente deve clicar no link da sua função editorial para acessar a página de Administração da Revista.

10 Na página de Administração da Revista, o Editor Gerente deve clicar no link Configuração para iniciar os 5 passos de configuração para ter uma revista na Web.

11 Esta é a página de configuração da revista. As configurações aqui realizadas poderão ser modificadas ou atualizadas durante o funcionamento do sistema. Para iniciar o primeiro passo de configuração, o Editor Gerente deve clicar em Detalhes.

12 PASSO 1 - Detalhes Este passo consiste em oito itens de configuração: Informações Gerais ( título, sigla, ISSN, etc) Contato Principal Contato de Suporte Técnico Identificação de (assinatura nos s padrão) Editora Instituições de Fomento Patrocinadores Descrição da revista para Indexação para Mecanismos de Busca

13 Este item de configuração prevê o preenchimento dos campos de: título da revista, sigla (que será utilizada nos s de notificação), abreviatura da revista (de acordo com a NBR....) ISSN da revista impressa (se houver) e da revista eletrônica. As informações para obtenção do número normalizado estão descritas no sistema. Prefixo DOI – Digital Object Identifier, caso a revista possua) Endereço postal da revista.

14 O item Contato Principal prevê o preenchimento dos campos de informação sobre o Editor Principal, Editor Gerente, ou Editor Administrativo revista, que serão listados como Contato, no Sobre a Revista. O item Contato de Suporte Técnico prevê o preenchimento dos campos de informação sobre o Contato de Suporte Técnico da Revista, que serão listados como Contato, no Sobre a Revista.

15 O item Editora prevê o preenchimento dos campos do nome da editora (que aparecerá na seção Sobre a Revista); inserção de nota de agradecimento; nome da instituição e endereço Web (URL). O item Identificação de prevê o preenchimento do campo de assinatura que aparecerá no final dos s Padrão do sistema. Há a opção de configuração de outro e- mail para recebimento de mensagens retornadas ou não recebidas.

16 O item Patrocinadores prevê o preenchimento dos campos com dados dos que proporcionam apoio financeiro ou de outra natureza à revista (se houver). Caso haja mais de um, clique em incluir contribuidor. O item Instituições de Fomento prevê o preenchimento dos campos relativos a instituição que auxilia a revista (se houver). Caso haja mais de uma, clique em incluir instituição de fomento.

17 As informações contidas no item Indexação para Mecanismos de Busca serão utilizadas pelas ferramentas de busca, como Google e similares. Para auxiliar a localização da sua revista na Web, este item de configuração prevê o preenchimento dos campos relativos à descrição da revista; palavras-chave que descrevam a revista e possibilidade de inclusão de metatags HTML (consulte seu técnico de informática para maiores informações). Após o preenchimento dos campos, clique em salvar e continuar para ser direcionado ao Passo 2 da configuração – Políticas.

18 PASSO 2 - Políticas Este passo consiste em seis itens de configuração: Declaração do foco e escopo da revista Itens relativos à avaliação pelos pares: Política de Avaliação, Diretrizes de Avaliação e Processo de Avaliação (por ou padrão) entre outras opções de avaliação Declaração de política de privacidade Inserção de itens adicionais no Sobre a revista Configurações de arquivamento da revista Configurações de segurança e acesso

19 A declaração do foco e do escopo da revista aparecerá no Sobre a revista. O Editor Gerente poderá preencher este item com a área de atuação da revista, a periodicidade, se é editada por um centro de estudos, departamento, etc.

20 O Editor Gerente deverá preencher o quadro Política da Avaliação com informações descritivas acerca do processo de avaliação pelos pares, que aparecerão no Sobre a revista. É importante educar o público sobre o processo editorial, explicando os motivos para o processo, tornando-o mais amigável e transparente. O quadro de Diretrizes de Avaliação deverá ser preenchido com informações úteis aos Avaliadores sobre o processo de avaliação de submissões nesta revista. Estas informações estarão disponíveis na página do Avaliador para consulta, sempre que necessário.

21 Em opções de avaliação, o Editor Gerente deverá informar o número de semanas padrão permitidas pela revista para a avaliação de artigos. O Editor Gerente pode, ainda, configurar lembretes automáticos (consulte seu técnico de informática) e habilitar a classificação dos avaliadores, de acordo com critérios estabelecidos pela revista. O Editor Gerente deverá optar por um dos modos de avaliação disponíveis: padrão do sistema (avaliadores recebem apenas o título e resumo da submissão, com convite para acessar o sistema da revista para conclusão da avaliação) ou por anexo no .

22 É possível incluir mais de um item em Sobre a revista no item 2.4. Note que estes itens serão listados sob o subtítulo de Submissões No item 2.3, há uma declaração padrão sobre a Política de Privacidade da revista, que aparecerá no Sobre a revista. Note que o texto pode ser editado. Em Área do avaliador, o Editor Gerente pode optar pelo Acesso 1-clique, que permite aos Avaliadores o uso de URL segura para acessar as submissões, sem a necessidade de efetuar o login. Esta URL será enviada por quando o Editor designar o avaliador para um trabalho. A opção seguinte, se assinalada, permitirá que avaliadores acessem o documento somente após a confirmação de disponibilidade para realizar o trabalho.

23 O sistema permite que bibliotecas participantes do Lockss Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras, arquivem cópias seguras da sua revista. Consulte o link: ss/Libraries para informações sobre bibliotecas participantes. ss/Libraries

24 O item Configurações de Segurança/Acesso permite a configuração de diversos níveis de acesso ao sistema e ao conteúdo da revista, como as opções de cadastro de usuário, acesso ao portal, aos artigos e comentários dos leitores. Convém desabilitar este último item. Ao assinalar as caixas associadas ao item Controle e Auditoria, o Editor Gerente pode permitir controle de eventos da submissão e de s, acessíveis nas páginas de "Histórico. Após optar pelos campos que julga necessários. O Editor Gerente deve clicar em salvar e continuar para ser direcionado ao Passo 3 da configuração – Submissões.

25 PASSO 3 - Submissões Este passo consiste em cinco itens de configuração: Diretrizes para Autores Itens de Verificação nas Normas de Submissão Declaração de Direito Autoral Escolha dos campos de indexação da submissão, para futura coleta de Metadados do Open Archives InitiativeOpen Archives Initiative Cadastro da Revista para Indexação (Coleta de Metadados) Opção de Notificação de Submissão

26 O quadro relativo ao item Diretrizes para Autores deverá ser preenchido com informações que possam auxiliar o autor quanto à formatação do documento, normas bibliográficas aceitas pela revista, exemplos de citações, entre outras.

27 Ao submeter um trabalho para a revista, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizados cada Item de Verificação nas Normas de Submissão, antes de prosseguir. O sistema apresenta ao Editor Gerente a possibilidade de edição de itens de verificação, como apagar os exemplos, reescrevê-los, reordená-los, bem como a criação de novos itens. Estes itens aparecerão também no Sobre a revista.

28 O item Declaração de direito Autoral apresenta o aviso sobre os direitos autorais adotados na revista. Este aviso aparecerá no Sobre a revista e pode ser editado. O editor pode tornar o aceite da declaração obrigatório.

29 O Editor Gerente deverá habilitar os campos de indexação que considerar importante, e preenchê-los com exemplos para auxiliar os autores durante a submissão.

30 O item Cadastro da Revista para Indexação permite que a revista informe ao projeto PKP a disponibilização do seu conteúdo para a coleta de metadados. O processo de cadastro em outros coletadores OAI é semelhante. O slide Links úteis, ao final deste tutorial, traz diretórios de registro de repositórios e periódicos de acesso livre. Este item só deverá ser realizado após a configuração correta da revista na Internet. O Editor Gerente pode configurar o sistema para enviar um de notificação da submissão ao autor, que será enviado automaticamente após a submissão recebida pelo sistema. É possível configurar um para recebimento da cópia desta notificação. O Editor Gerente deverá clicar em salvar e continuar para ser direcionado ao Passo 4 da configuração –Administração.

31 Passo 4 - Administração Este passo consiste em sete itens de configuração: Formato de Publicação, ponto inicial e periodicidade Identificação do Conteúdo da Revista - um Identificador de Objeto Digital (DOI), isto é, um endereço digital permanente para qualquer documento que exige um servidor específico para tal. (Mais informações em e Administração de Acesso On-line Inclusão de Notícias Opções de designação de Editor de Texto, de Layout e Leitor de Provas.

32 O Editor Gerente pode utilizar a caixa de texto do item Formato da Publicação para a confecção de um texto conciso sobre a periodicidade da revista. Este item aparecerá no Sobre a revista. Abaixo, em Formato, o Editor Gerente pode optar pelo formato mais adequado à sua publicação (volume- ano; volume, número, ano, etc)

33 O editor pode utilizar as caixas de texto do item Ponto inicial e Periodicidade para a indicar o número, volume, ano (quando for o caso) inicial da revista a ser publicada pelo sistema. Em Identificação do conteúdo da revista, o sistema permite a utilização do DOI – Identificador Único de Objetos, a ser configurado para identificador único para artigos, para a revista e documentos suplementares. Para maiores informações, consulte: O Editor Gerente pode optar pela inserção manual do número de páginas para que apareçam no sumário.

34 No item Administração de Acesso online, o sistema exibe as duas opções de configuração de acesso ao conteúdo da revista: acesso livre ou controle de assinaturas. Note que o texto pode ser editado. No caso de assinaturas, o Editor Gerente deverá designar um Editor responsável pelas assinaturas e suas configurações. O Editor Gerente pode configurar a seção de avisos na página inicial da revista, habilitando o item Notícias, nas seguintes opções: se serão publicadas notícias, quantas aparecerão na página inicial e informações adicionais. Note que, ao habilitar a possibilidade de notícias no sistema, o Editor Gerente deverá editá-las na Administração de páginas, no link Avisos.

35 No item 4.5, o Editor deverá optar se haverá ou não editor de texto na revista, bem como preencher as instruções para o mesmo. No item 4.6, o editor deverá optar se haverá ou não editor de layout na revista, bem como preencher as instruções para o mesmo. Os itens 4.5, 4.6 e 4.7 permitem ao editor a configuração de quais pessoas trabalharão na revista.

36 O sistema permite o envio de templates de layout ao sistema, para auxiliar o trabalho do editor de layout. No item 4.7 o editor deverá optar se haverá ou não leitor de provas na revista, bem como preencher as instruções para o mesmo. O Editor Gerente deverá clicar em salvar e continuar para ser direcionado ao Passo 5 da configuração – Visual.

37 Passo 5 - Configuração Visual O passo 5 contém itens da Configuração Visual da revista, como: cabeçalhos, conteúdos adicionais, rodapé, barra de navegação e outros itens customizáveis. Outras informações sobre a Configuração Visual podem ser obtidas no documento: Manual de Customização SEER 2.x, disponível na seção do SEER no site do Ibict. Este tutorial aborda o item 5.7, que deverá ser preenchido com informações para: leitores, autores e bibliotecários.

38 Este item deve ser preenchido com informações sobre a revista que auxiliem leitores, autores em potencial e bibliotecários. As informações estarão disponíveis na seção Informação na barra lateral, à direita da página inicial. O sistema apresenta um versão que pode ser editada. Note que o sistema já preenche os links para páginas internas da revista, como cadastro, por exemplo.

39 LINKS ÚTEIS Public Knowledge Project (PKP) Seção do SEER na página do Ibict Centro Brasileiro do ISSN Download do navegador Mozilla Firefox Registry of Open Access Repositories (ROAR) Diretório de registro de repositórios e periódicos de acesso livre, que também tem como objetivo monitorar o crescimento da produção científica de acesso livre. Oferece um serviço de busca por país, tipo de documento (por exemplo, apenas repositórios de teses eletrônicas), ou por tipo de sistema: o OJS, o DSpace, etc e organiza por nome. Directory of Open Access Journals DOAJ – é um diretório que oferece serviço de buscas até o nível de artigo para 708 periódicos. Tem a intenção de cobrir todas as línguas e assuntos, atualmente possui quase 2600 periódicos de acesso livre, de texto completo e com revisão pelos pares e mais de artigos incluídos no serviço. LOCKSS - é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas on-line escolhidas ao sondar os websites das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas, e caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. Verifique dentre as bibliotecas participantes aquelas que podem vir a autorizar ou se interessar por guardar uma cópia da sua revista. Inicialmente, sugere-se uma de baixo custo e com proximidade relativa. DOI – The DOI System is for identifying content objects in the digital environment. DOI® names are assigned to any entity for use on digital networks. They are used to provide current information, including where they (or information about them) can be found on the Internet. Information about a digital object may change over time, including where to find it, but its DOI name will not change.

40 Dúvidas? Contate a Equipe:


Carregar ppt "Tutorial de Configuração Bem-vindo ao tutorial de Configuração de Revistas do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (versão 2) Elaborado por: Fernanda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google