A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica.

2 P ARTICIPANTES : - Educação, - Educação em Ciências, - Educação Matemática e Ensino de Física, - Educação Física, - Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

3 EDUCAÇÃO BÁSICA A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no país e compreende três etapas: - a educação infantil; - o ensino fundamental e - o ensino médio.

4 PNPG – O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil.

5 Fonte:

6 PNE – 2011/2020 O Plano Nacional da Educação (PNE) traça objetivos e metas para o ensino no País em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2020.

7 META 16 Formar em nível de pós-graduação 50% dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Fonte:

8 CENSO ESCOLAR 2009

9

10 A LGUNS NÚMEROS Programa Número de alunos matriculados Número de alunos que são professores da Escola Básica PPG Educação229 (141 M e 88D)40 (36 M e 4 D) PPG Educação em Ciências18 (11 M e 7 D) PPG Educação Física325 PPG EM&EF205 PROFMAT2827

11 P RINCIPAIS FONTES DE FOMENTO PIBIC PROBIC PROLICEN PROEXT OBEDUC PIBID

12 PROJETOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À EDUCAÇÃO BÁSICA Realizados por professores em exercício na rede pública de Ensino (não necessariamente bolsistas de programas específicos a estes alunos) 5 pesquisas - Doutorado 6 pesquisas –Mestrado Realizados por não professores da rede pública de ensino básico 6 pesquisas - Doutorado 5 pesquisas -Mestrado

13 ALCANCE

14 EXEMPLOS Projeto é sobre as Olimpíadas de Física (OF), que são provas aplicadas à estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e da última série do Ensino Fundamental em âmbito nacional. Durante o projeto, estamos analisando, dentre outras informações, o impacto da OBF nas escolas públicas e particulares, desempenho dos alunos gaúchos em relação aos outros estados, abstenção nas provas e principais dificuldades enfrentada pelos alunos e professores.

15 EXEMPLOS O trabalho busca melhorar os processos de ensino aprendizagem, através da contextualização da realidade local, utilizando o Rio Uruguai com temática. Tem o intuito de facilitar a construção de conhecimentos pela contextualização e utilização de diferentes estratégias pedagógicas baseadas na problematização. Entre as ações desenvolvidas estão práticas de avaliação, intervenção e formação continuada de professores.

16 EXEMPLOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - GESTÃO 2011/ E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA E O MUNDO DO TRABALHO O presente estudo parte da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul- gestão 2011/2014. Objetiva analisar as características das mudanças da referida proposta e como será o ensino da Educação Física enquanto politécnico e apresentando o trabalho como princípio educativo. Para isso usaremos a base teórica do Materialismo Histórico Dialético e como técnica de pesquisa a análise documental, questionários e entrevistas.

17 EXEMPLOS: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PIBID - CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA E SUAS REPERCUSSÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM O objetivo desta pesquisa: Analisar a Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - Cultura Esportiva da Escola e suas repercussões para a formação inicial de professores de Educação Física do CEFD/UFSM. Os objetivos específicos são: Analisar os objetivos e as ações desenvolvidas pelo PIBID - Cultura Esportiva da Escola; Caracterizar e compreender a Organização do Trabalho Pedagógico no contexto da educação (objetivo/avaliação; conteúdo/método); Analisar as percepções quanto à Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - Cultura Esportiva da Escola vivenciadas pelos alunos participantes; Avaliar as implicações da Organização do Trabalho Pedagógico do PIBID - Cultura Esportiva da Escola para a formação inicial dos alunos participantes.

18 A ARTICULAÇÃO DO PPGE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA ENVOLVE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, INTEGRANDO A PÓS- GRADUAÇÃO COM A GRADUAÇÃO (LICENCIATURAS EM GERAL ATENDIDAS PELOS DEPARTAMENTOS DIDÁTICOS DO CE). Contamos com fomentos do PIBIC, PROBIC, PROLICEN, PROEXT (03) e OBEDUC (03). PROJETOS DE INTEGRAÇÃO DO PPGE COM A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANDAMENTO

19 LEM: TOCAR E CANTAR Programa SOM – formação e orientação em música. Realização de Evento: III Seminário Estadual Música na Escola - Formação musical de alunos e professores em diferentes contextos de educação básica; evento de formação de professores como o III Seminário Estadual Música na Escola; mapeamento dos professores de arte da região das missões dentre outros. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR. As práticas de sensibilização na inclusão de escolar de deficientes. As politicas de formação continuada de professores no contexto da educação especial e inclusiva e seus efeitos na educação básica.

20 EDUCAÇÃO BÁSICA: TIC LIVRES NA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: PRODUÇÃO COLABORATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EDUCAÇÃO BÁSICA EXEMPLOS DE TEMAS: DEMOCRACIA, AUTONOMIA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. SISTEMAS DE ENSINO EXEMPLO DE TEMAS: SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: PPP MUNICIPAL, ORGANIZAÇÃO E PROJETOS PARA A REDE DE ESCOLAS. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: LEGISLAÇÃO, REGIMENTO, ESTATUTO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES.

21 RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA - REDE/SISTEMA PÚBLICO COM AS QUESTÕES DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: Práticas pedagógicas escolares e as especificidades do currículo, da formação, da gestão das políticas públicas para as crianças da Educação Infantil, da atividade docente e das crianças no contexto da Educação A qualidade da educação infantil nas escolas municipais de Santa Maria/RS: um estudo a partir da gestão escolar democrática; "quem vai? quem fica? e o que vamos fazer lá? Interlocuções sobre a educação infantil em uma EMEI do PROINFÂNCIA; práticas pedagógicas no berçário e política pública de educação infantil: um estudo em Santa Maria/RS; Ouvindo crianças: o que elas pensam/sabem/ falam sobre professores; O arranjo da ação pedagógica por meio da atividade docente em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria; Currículo e espaço: investigando a qualidade das práticas educativas cotidianas na educação infantil; A transição da escola infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva das crianças.

22 PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES) Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino. Que envolve quatro escolas de Educação Básica da rede estadual de Santa Maria, e participam doutorandos, mestrandos e graduandos.Cursos para professores da rede pública. Em andamento: a) EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (PROJETO "GUARDA-CHUVA") Projeto de extensão denominado : "O fazer pedagógico inclusivo noa anos iniciais do ensino fundamental". Tal projeto iniciou-se em 2007 e foi finalizado em dezembro de Participaram três escolas e aproximadamente 50 professores.

23 PROJETO INOVAR - INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS PÚBLICOS, financiado pelo PROLICEN, PIBIC e PROEXT- Mapeamento de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Levantamento de necessidades de formação. Pesquisa-formação com educadores e estudantes para integração das TDIC nos processos de ensino- aprendizagem. Suporte pedagógico e tecnológico em experiências com o Moodle em escolas.

24 OUTROS PROJETOS DE PESQUISA IEPAM Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil DECOM Desafios para a Consolidação de Melhorias decorrentes da Incidência de Políticas Educacionais em Práticas Escolares e em Processos Formativos de Professores DEPROCOM Desafios para Promoção e Consolidação de Melhorias na Organização e no Desenvolvimento de Práticas Educativas e de Processos Formativos de Professores

25 PROFMAT UFSM

26 Dissertações Versam sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que deverão ter impacto na prática didática em sala de aula. Apresentada na forma de uma aula expositiva sobre o tema do projeto e de um trabalho escrito, com a opção de apresentação de produção técnica relativa ao tema. Banco das Dissertações concluídas (689) (Trabalhos de Conclusão de Curso) em 7 - UFSM

27

28

29

30

31 1 aluno da UFSM

32 Contribuições Adicionais 1 o Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática (UnB, 27-29/set/2013, Criação da ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática na Escola Básica (http://anpmat.sbm.org.br). Criação do periódico acadêmico Professor de Matemática Online da SBM (http://pmo.sbm.org.br). Estudo de Perfil Quem é o Professor de Matemática da Escola Básica?

33 CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Auxilia o professor para no conhecimento da matéria que vai ensinar e habilita a empregar esses conhecimentos; Traz a comunidade acadêmica e científica para atuar nos problemas do ensino básico em cada área. Formação continuada. Produção e publicação de material relevante para a prática do professor.

34 Buscar recursos das agências de fomento com aplicabilidade direta na Educação Básica. Publicizar os resultados de pesquisas junto às escolas e aos educadores, por meio de publicações de fácil acesso, redes virtuais, círculos de diálogo, seminários, etc. Continuar promovendo a participação dos educadores da Educação Básica nos Grupos de Pesquisa. Desafios

35 Como promover e ampliar a pesquisa acadêmica na área de atuação do programa? Como efetivamente acompanhar a melhoria nas escolas dos egressos? Como promover acesso dos educadores da Educação Básica aos cursos de mestrado e doutorado? Como motivar os educadores a continuarem no curso? Desafios


Carregar ppt "Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação na UFSM Relação da Pós-graduação com o Ensino e a Educação Básica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google