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A sociologia e as teorias da comunicação

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Apresentação em tema: "A sociologia e as teorias da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 A sociologia e as teorias da comunicação
Roberto Mosca Jr.

2 Introdução Sociologia e meios de comunicação de massa.
Tecnologia da produção de bens materiais vs tecnologia dos meios comunicação. Mudança na relação das pessoas com o mundo e com as outras pessoas. (sujeito sociológico). Tecnologia ligada a produção simbólica: prensa manual (Gutemberg séc. - XVI) Fotografia (Daguerre ). Telefone (Grambell ).

3 Introdução Conhecimento passa a ser produzido, registrado, reproduzido e disseminado. Imprensa (prensa automatizada). Cultura em moldes industriais. Mensagens dirigidas a um público amplo, irrestrito e indiferenciado. Uso de tecnologia para para conquista de lucro e poder.

4 Introdução Sec. XIX: Primeiros jornais, telégrafo e linhas férreas.
Relação agentes, lugares e fatos antes isolados, desconhecidos e inacessíveis, agora se aproximam no tempo e espaço. A informações antes ligadas ao contato direto e à linguagem oral quase sempre predominante, agora dispõem de outros suportes.

5 Introdução Transformação da visão de mundo e cultura dos grupos sociais. Não temos mais dimensões objetivas e naturais, mas sim representações construídas tecnologicamente. Ampliação do universo mediático.

6 O Advento da sociedade de massa
Os camponeses chegavam às cidades, devido ao desenvolvimento da revolução industrial e da urbanização, em geral, perdiam as identidades familiares e regionais para, em um processo de permanente assimilação, transformarem-se em um complexo e amalgamado conjunto social caracterizado pela venda da força de trabalho e pelo impedimento de acesso ao conhecimento e informação cultural. As elites viam com desconfiança a população indiferenciada quanto a sexo, idade e origem, e passaram a denominá-la de massa.

7 A comunicação como mídia
Mass Communication Researche (Pesquisa de comunicação de massa) Harold Lasswell Entender o funcionamento dos meios de comunicação de massa era importante para usá- lo a favor da democracia. Mídia enquanto arma de condução das massas Teoria “hipodérmica” (uso instantâneo e eficiente da mídia sobre a população). Orson Wells e Segunda Guerra Mundial.

8 A comunicação como informação
Durante toda a primeira metade do século XX, predominava essa visão da comunicação como resultado de um processo tecnológico bem concebido do ponto de vista estratégico. Meio como suporte e não como forma expressiva. Feedback é o processo pelo qual um emissor pode controlar um processo de comunicação, por meio de mecanismos de resposta do receptor. Um dos exemplos mais conhecidos é o IBOPE, que vai informar o número de televisões ligados em determinado programa.

9 A Escola de Palo Alto ou a comunicação como interação
A comunicação é a via pela qual as interações se dão de forma recíproca e em múltiplos sentidos, a partir de regras e códigos nem sempre evidentes.

10 A teoria crítica e a comunicação como indústria
Em relação a comunicação pensava a cultura mediática como nova forma de opressão ideológica e dominação da burguesia sobre as classes subalternas. Rejeitavam o conceito de cultura de massa. (não são produzidos pela massa e nem satisfazem suas necessidades). Nova forma de distribuição de uma cultura simbólica de baixa qualidade.

11 A teoria crítica e a comunicação como indústria
Gosto cultural de segunda linha. Entretenimento de baixo custo. Produção maciça e seriada de bens simbólicos: Jornais, cinema e radio e televisão constituem sistemas de dominação. Apropriação do “tempo livre” do trabalhador. Happy end.

12 A teoria crítica e a comunicação como indústria
As classes mais pobres, diante da racionalidade econômica e política da indústria cultural, só resta a subserviência e a passividade. Dominação cultural Primeira geração que se seguiram a escola de frankfurt: Habbermas, Jean Boudrillard e Guy Débord. (os meios de comunicação de massa estão presos a sistemas eficientes de exercício do poder econômico, social e político).

13 A comunicação como cultura
Cultural Studies(Birminghan/CCCS) Richard HoggartEdward Thompson, Stuart Hall. É o receptor que, com sua cultura subjetividade e contexto social no qual está imerso, estabelece o sentido de uma mensagem. Influência da escola de Chicago e da técnica da etnografia (pesquisa empírica). Conceito de hegemonia de Gramsci. História literária de George Lúkacs. Comunicação não possui uma racionalidade mecânica, mais sim uma complexidade e ambiguidade.

14 A comunicação como texto e contexto
Metodologia hermenêutica (valorização do texto para entendimento das mensagens). Decifração de códigos, das regras e dos signos lingüísticos. Levi Strauss. Saussure Roland Barthes (procura entender o processo de criação de símbolos e de suas regras de combinação, que constituem sua gramática). Estudo da fotografia em a câmera clara.


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