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Experiências de Internacionalização na Educação Superior América Latina ArgentinaBrasilParaguaiUruguaiBolíviaChile 18 Ar,Bo,Br, Cl,Co,Cr, Cu,Ec,Do, Sv,Gt,Hn,

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Apresentação em tema: "Experiências de Internacionalização na Educação Superior América Latina ArgentinaBrasilParaguaiUruguaiBolíviaChile 18 Ar,Bo,Br, Cl,Co,Cr, Cu,Ec,Do, Sv,Gt,Hn,"— Transcrição da apresentação:

1 Experiências de Internacionalização na Educação Superior América Latina ArgentinaBrasilParaguaiUruguaiBolíviaChile 18 Ar,Bo,Br, Cl,Co,Cr, Cu,Ec,Do, Sv,Gt,Hn, Mx,Nc,Pa, Pe,Py,Ve.

2 I- Integração Metas

3 Mobilidade

4 Qualidade

5 Experiências de Internacionalização na ES América Latina Mercosul : Mercosul : Educacional – Educacional – MEXA e MARCA MEXA e MARCA Grupo Mercado Comum-SGT11-Saúde Grupo Mercado Comum-SGT11-Saúde Exercício Profissional Exercício Profissional Tuning/AL: Tuning/AL: Competências Profissionais Competências Profissionais

6 Mercosul Estrutura Organizacional CMC:Conselho do Mercado Comum –MRE e ME GMC: Grupo do Mercado Comum-12 subgrupos de trabalho SGT11-Saúde CCM : Comissão do Mercado Comum

7 O Mercosul Educacional 1991 Órgão máximo: Reunião de Ministros de Educação (REM) Reunião de Ministros de Educação (REM) Argentina Brasil ParaguaiUruguai Bolívia Chile

8 O Mercosul Educacional ATA DA II REUNIÃO DE MINISTROS DA EDUCAÇÃO -1º de junho 1992 CONSIDERANDO: Que a educação deve acompanhar os processos de integração regional, para enfrentar, como bloco geocultural, os desafios decorrentes da transformação produtiva, dos avanços científico- tecnológicos e da consolidação da democracia. Que por resolução do Conselho do Mercado Comum, a Reunião de Ministros da Educação do MERCOSUL tem como missão acordar planos e programas que orientem a definição de políticas e estratégias comuns para o desenvolvimento educativo regional. Que por resolução do Conselho do Mercado Comum, a Reunião de Ministros da Educação do MERCOSUL tem como missão acordar planos e programas que orientem a definição de políticas e estratégias comuns para o desenvolvimento educativo regional uma proposta de Plano Trienal para o setor: ES-EF-ET..... uma proposta de Plano Trienal para o setor: ES-EF-ET Argentina Brasil ParaguaiUruguai Bolívia Chile

9 O Mercosul Educacional ES Qualidade :Reconhecimento/Acreditação Um sistema de reconhecimento de carreiras como mecanismo de homologação de títulos facilitará a mobilidade na Região, estimulará os processos de avaliação para elevar a qualidade educativa e irá favorecer a comparação entre os processos de formação para a qualidade acadêmica. Neste mecanismo, os diplomas das instituições participantes não são revalidados para fins de exercício profissional. Qualidade :Reconhecimento/Acreditação Um sistema de reconhecimento de carreiras como mecanismo de homologação de títulos facilitará a mobilidade na Região, estimulará os processos de avaliação para elevar a qualidade educativa e irá favorecer a comparação entre os processos de formação para a qualidade acadêmica. Neste mecanismo, os diplomas das instituições participantes não são revalidados para fins de exercício profissional. Argentina Brasil ParaguaiUruguai Bolívia Chile

10 O Mercosul Educacional ES Mobilidade A criação de um espaço comum regional para a educação superior tem um dos seus pilares no desenvolvimento de programas de mobilidade. Esse programa irá envolver projetos e ações de gestão acadêmica e institucional, a mobilidade estudantil, sistema de transferência de créditos e intercâmbio entre docentes e pesquisadores. Argentina Brasil ParaguaiUruguai Bolívia Chile

11 O Mercosul Educacional ES Cooperação inter-institucional Os atores centrais do processo de integração regional em matéria de educação superior são as próprias instituições universitárias.. A ênfase será dada nas ações conjuntas de desenvolvimento de programas colaborativos de graduação e pós- graduação, em programas de pesquisas conjuntas, na criação de redes de excelência e no trabalho conjunto com os outros níveis educacionais, em matéria de formação docente. Argentina Brasil ParaguaiUruguai Bolívia Chile

12 Aprovam Memorado de Entendimento sobre a criação de um mecanismo experimental de credenciamento de cursos universitários nos países do Mercosul - Mexa. Aprovam Memorado de Entendimento sobre a criação de um mecanismo experimental de credenciamento de cursos universitários nos países do Mercosul - Mexa. Determinam que o MEXA se inicie pelos curso de agronomia, engenharia e medicina. Determinam que o MEXA se inicie pelos curso de agronomia, engenharia e medicina. O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ES RME – 1999 RME – 1999

13 Mecanismo de reconhecimento de Cursos e Títulos de graduação que facilitará a mobilidade na região, estimulará os processos de avaliação com a finalidade de elevar a qualidade educativa, e favorecerá a comparabilidade dos processos de formação em termos de qualidade acadêmica Mecanismo de reconhecimento de Cursos e Títulos de graduação que facilitará a mobilidade na região, estimulará os processos de avaliação com a finalidade de elevar a qualidade educativa, e favorecerá a comparabilidade dos processos de formação em termos de qualidade acadêmica O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ESAcreditação

14 Comissão de especialistas Comissão de especialistas 6 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai 6 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai Período Período O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ES MEXA- Documento Mercosul de Referência

15 O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ES MEXA- Documento Mercosul de Referência MEXA- Documento Mercosul de Referência quatro dimensões que agregam os critérios(88) a serem avaliados: Projeto Acadêmico Projeto Acadêmico Contexto Institucional Contexto Institucional Docentes, Alunos e Egressos Docentes, Alunos e Egressos Infra-Estrutura Infra-Estrutura Dimensões, Componentes, Critérios e Indicadores para o Credenciamento MercosulDimensões, Componentes, Critérios e Indicadores para o Credenciamento Mercosul

16 O Mercosul Educacional ES MEXA- Documento Mercosul de Referência O Mercosul Educacional ES MEXA- Documento Mercosul de Referência AÇÕES: -ESTABELECIMENTO DAS REGRAS -ESTABELECIMENTO DAS REGRAS -TREINAMENTO DE PARES AVALIADORES -TREINAMENTO DE PARES AVALIADORES -SELEÇÃO DE CURSOS -SELEÇÃO DE CURSOS -APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO -APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO

17 O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ES MEXA- Documento Mercosul de Referência MEXA- Documento Mercosul de Referência Pares Avaliadores:-Acadêmicos -Perfil de títulos e competências -Treinados em Oficinas Nacionais e Regionais

18 O Mercosul Educacional ES O Mercosul Educacional ES MEXA MEXA Agência Nacional de Acreditação: Agência Nacional de Acreditação: Obrigação dos países membros e associados Processos nacionais e Mercosul Brasil=Conaes

19 O Mercosul Educacional ES MEXA MEXA Aplicação N de cursos avaliados: 60 Agronomia- 19 Engenharia-29 Medicina-12 Instituições Públicas e Privadas

20 MEXA:Reunião conjunta da CTRES y Agências Nacionais 1º a 3 de novembro de 2006 Os resultados do Seminário Mercosul de Avaliação do Mexa destacaram a pertinência do processo experimental para o estímulo à melhoria da qualidade da formação na graduação nas áreas e cursos envolvidos, ao conhecimento mútuo sobre os sistemas educacionais dos países, a incorporação da cultura da avaliação, bem como o conhecimento e a cooperação entre os paises e a mobilidade de docentes Os resultados do Seminário Mercosul de Avaliação do Mexa destacaram a pertinência do processo experimental para o estímulo à melhoria da qualidade da formação na graduação nas áreas e cursos envolvidos, ao conhecimento mútuo sobre os sistemas educacionais dos países, a incorporação da cultura da avaliação, bem como o conhecimento e a cooperação entre os paises e a mobilidade de docentes

21 XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL 24 de novembro de 2006,. Aprovaram o plano de trabalho com vistas. Aprovaram o plano de trabalho com vistas à elaboração de um Sistema Regional Permanente à elaboração de um Sistema Regional Permanente de Credenciamento de Cursos de Graduação de Credenciamento de Cursos de Graduação apresentado pela Comissão Regional Coordenadora de Educação Superior. Na mesma perspectiva, aprovaram a inclusão de quatro novos cursos a serem credenciados: ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA,VETERINÁRIA e ARQUITETURA. Na mesma perspectiva, aprovaram a inclusão de quatro novos cursos a serem credenciados: ENFERMAGEM, ODONTOLOGIA,VETERINÁRIA e ARQUITETURA.

22 O Mercosul Educacional ES O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados(MARCA) foi desenvolvido e implementado pelo Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) como uma das ações voltadas para a mobilidade e cooperação na região, envolvendo cursos de graduação que passaram pelo processo de acreditação de qualidade acadêmica do próprio SEM.

23 O Mercosul Educacional ES 2006: cursos de Agronomia 2006: cursos de Agronomia alunos 58 alunos 58 instituições 19 acreditadas instituições 19 acreditadas Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

24 Mercosul Educacional ES Agronomia- 19 Engenharia-29 Medicina-12

25 Mercosul Educacional ES Acordo de Admissão de Títulos e Graus: exercício deAtividades Acadêmicas nos Estados Partes Assunção, 14 de junho de 1999 Br -Decreto Legislativo nº 800, de 23/10/2003

26 Mercosul Exercício Profissional Comissão de Serviços de Atenção à Saúde Comissão de Serviços de Atenção à Saúde Resolução GMC Nº 151/96 Resolução GMC Nº 151/96 Subgrupo de trabalho Nº 11 Saúde-SGT 11: Subgrupo de trabalho Nº 11 Saúde-SGT 11: Harmonizar as legislações dos Estados Partes referentes aos bens, serviços, matérias-primas e produtos da área da saúde, os critérios para a vigilância epidemiológicas e contrôle sanitário com a finalidade de promover e proteger a saúde e a vida das pessoas e eliminar os obstáculos ao comércio regional, contribuindo dessa maneira ao processo de integração. Harmonizar as legislações dos Estados Partes referentes aos bens, serviços, matérias-primas e produtos da área da saúde, os critérios para a vigilância epidemiológicas e contrôle sanitário com a finalidade de promover e proteger a saúde e a vida das pessoas e eliminar os obstáculos ao comércio regional, contribuindo dessa maneira ao processo de integração.

27 Mercosul Exercício Profissional Subgrupo de trabalho Nº 11 Saúde-SGT 11: Subgrupo de trabalho Nº 11 Saúde-SGT 11: Três Comissões: Três Comissões: -Produtos para a Saúde- COPROSAL -Produtos para a Saúde- COPROSAL -Vigilância em Saúde-COVIGISAL -Vigilância em Saúde-COVIGISAL -Serviços de Atenção em Saúde- COSERATS -Serviços de Atenção em Saúde- COSERATS

28 Mercosul Exercício Profissional Saúde-SGT 11 : Saúde-SGT 11 : COSERATS COSERATS Subcomissões: Subcomissões: -Serviços de Saúde -Serviços de Saúde -Desenvolvimento e Exercício Profissional -Desenvolvimento e Exercício Profissional -Avaliação e Usos das Tecnologias em Serviços de Saúde -Avaliação e Usos das Tecnologias em Serviços de Saúde

29 Mercosul Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional 1. Definir e acompanhar o processo de implementação de Matriz mínima para o exercício profissional de Matriz mínima para o exercício profissional 2. Desenvolver princípios e diretrizes que estabeleçam Direitos e Obrigações Para o Trabalho em Saúde no Mercosul 3. Identificar e especificar, em função das necessidades e das políticas de saúde dos Estados Partes as profissões e áreas de atuação a serem priorizadas 4. Definir criterios de avaliação e certificação de profissionais especialistas de acôrdo com as prioridades definidas 5. Desenvolver o processo de compatibilização das especialidades

30 Mercosul Exercício Profissional Profissões comuns -SuperiorTécnicoAssist.SocialEnfermagem EnfermeiroDental Farmaceutico/BioqRadiologia Fisioterapeuta Médico Nuticionista Odontólogo Psicólogo

31 Mercosul Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Resoluções: Resoluções: - Princípios Éticos dos Médicos do Mercosul - Princípios Éticos dos Médicos do Mercosul - Matriz mínima para o exercício profissional - Matriz mínima para o exercício profissional - Especialidades Priorizadas: comuns entre - Especialidades Priorizadas: comuns entre os estados partes os estados partes

32 Mercosul Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Tarefa- àrea médica Tarefa- àrea médica -identificar as especialidades comuns -identificar as especialidades comuns - identificar as instituições formadoras nos Estados Partes - identificar as instituições formadoras nos Estados Partes - identificar o conteúdo da formação das especialidades médicas prioritárias e comuns e as instituições habilitadas visando o reconhecimento recíproco - identificar o conteúdo da formação das especialidades médicas prioritárias e comuns e as instituições habilitadas visando o reconhecimento recíproco - desenvolver o processo de compatibilização das especialidades - desenvolver o processo de compatibilização das especialidades

33 Mercosul Exercício Profissional Especialidades selecionadas Especialidades selecionadas Pediatria Pediatria Tocoginecologia Tocoginecologia Clínica médica Clínica médica Medicina de Familia Medicina de Familia Terapia Intensiva: adultos, pediatríca, neonatal ( sejam especialidades ou áreas de atuação nos estados parte) Terapia Intensiva: adultos, pediatríca, neonatal ( sejam especialidades ou áreas de atuação nos estados parte)

34 Mercosul Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Desenvolvimento e Exercício Profissional Modalidades de acesso às especialidades: Modalidades de acesso às especialidades: -Residência não universitária (não outorga título) -Residência não universitária (não outorga título) -Residência universitária (outorga título) -Residência universitária (outorga título) -Carreira universítaria -Carreira universítaria -Carreira de especialista outorgada por sociedades científicas -Carreira de especialista outorgada por sociedades científicas

35 Mercosul Exercício Profissional Caracterização das especialidades selecionadas: Caracterização das especialidades selecionadas: - Competências -Pré requisitos -Tempo de formação: anos, carga horária( Prática/teórica -Locais de práticas -RH- preceptorias (requisitos) -Exames Finais -Título ou certificado

36 Mercosul Exercício Profissional Forum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde Forum Permanente Mercosul para o Trabalho em Saúde Brasil,Ministério da Saúde- Portaria Nº929/GM, DOU Brasil,Ministério da Saúde- Portaria Nº929/GM, DOU 02/05/ /05/2006 Degets Degets Representantes de 14 profissões da saúde/CNS Representantes de 14 profissões da saúde/CNS

37 Experiências de Internacionalização na ES América Latina Tuning/AL : 19 paises Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Costa Rica Cuba Equador El Salvador Guatemala Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Costa Rica Cuba Equador El Salvador GuatemalaArgentinaBolíviaBrasilChileColômbiaCosta RicaCubaEquadorEl SalvadorGuatemalaArgentinaBolíviaBrasilChileColômbiaCosta RicaCubaEquadorEl SalvadorGuatemala Honduras México Nicarágua Panamá Paraguai Peru Rep. Dominicana Uruguai Venezuela Honduras México Nicarágua Panamá Paraguai Peru Rep. Dominicana Uruguai VenezuelaHondurasMéxicoNicaráguaPanamáParaguaiPeruRep. DominicanaUruguaiVenezuelaHondurasMéxicoNicaráguaPanamáParaguaiPeruRep. DominicanaUruguaiVenezuela

38 TUNINGAL Origem: Origem: IV reunião de seguimento do Espaço Comum de ES da União Européia, América Latina e Caribe (UEALC), Córdoba, 2002, proposta de 8 universidades : IV reunião de seguimento do Espaço Comum de ES da União Européia, América Latina e Caribe (UEALC), Córdoba, 2002, proposta de 8 universidades : U. Nacional de La Prata-Ar U. Nacional de La Prata-Ar Unicamp-Br Unicamp-Br U de Chile-Cl U de Chile-Cl Pontifícia U. Javeriana-Co Pontifícia U. Javeriana-Co U. de Costa Rica- Cr U. de Costa Rica- Cr U.Rafael Landivar-Gt U.Rafael Landivar-Gt U.de Guanajuato-Mx U.de Guanajuato-Mx U.Católica Andrés Bello-Ve U.Católica Andrés Bello-Ve

39 TUNINGAL Projeto Tuning América Latina O projeto Alfa Tuning América Latina procura "afinar" as estruturas educativas da América Latina iniciando um debate que tem como meta identificar e intercambiar informação e melhorar a colaboração entre as instituições de educação superior para o desenvolvimento da qualidade, efetividade e transparência. È um projeto independente, impulsionado e coordenado por Universidades de distintos países, tanto latino- americanos como europeus. Projeto Tuning América Latina O projeto Alfa Tuning América Latina procura "afinar" as estruturas educativas da América Latina iniciando um debate que tem como meta identificar e intercambiar informação e melhorar a colaboração entre as instituições de educação superior para o desenvolvimento da qualidade, efetividade e transparência. È um projeto independente, impulsionado e coordenado por Universidades de distintos países, tanto latino- americanos como europeus.

40 TUNINGAL Projeto Tuning América Latina - Trabalho conjunto que procura e constroi linguagens e mecanismos para a compreensão recíproca dos sistemas de ensino superior, que facilitem os processos de reconhecimento de caráter transnacional e transregional. Projeto Tuning América Latina - Trabalho conjunto que procura e constroi linguagens e mecanismos para a compreensão recíproca dos sistemas de ensino superior, que facilitem os processos de reconhecimento de caráter transnacional e transregional.

41 TUNINGAL Foi concebido como um espaço de reflexão de atores comprometidos com a educação superior, que através da busca de consensos, contribuem para avançar no desenvolvimento de titulações facilmente comparáveis e compreensíveis, de forma articulada, na América Latina. Foi concebido como um espaço de reflexão de atores comprometidos com a educação superior, que através da busca de consensos, contribuem para avançar no desenvolvimento de titulações facilmente comparáveis e compreensíveis, de forma articulada, na América Latina.

42 TUNINGAL Estrutura Funcional Estrutura Funcional Comitê de Gestão Comitê de Gestão 19 centros nacionais 19 centros nacionais 190 universidades latino americanas 190 universidades latino americanas 12 grupos de trabalho 12 grupos de trabalho Página Web: Página Web: acesso restrito, rede acesso restrito, rede Financiamento: Programa Alfa Contrapartida IES-Dias de trabalho($) Contrapartida IES-Dias de trabalho($)

43 TUNINGAL Áreas: Administração de Empresas* Administração de Empresas* Arquitetura Arquitetura Direito Educação* Direito Educação* Enfermagem Física Geologia * História* Engenharia Civil Matemática Medicina Química * FaseI-inicio março de 2005 Enfermagem Física Geologia * História* Engenharia Civil Matemática Medicina Química * FaseI-inicio março de 2005 Fase II-inicio fevereiro de 2006 Fase II-inicio fevereiro de 2006

44 TUNINGAL Duração Projeto-2anos 5 reuniões gerais 5 reuniões gerais Argentina. Buenos Aires, U Federal del Plata. Março 2005 Argentina. Buenos Aires, U Federal del Plata. Março 2005 Brasil. Belo Horizonte, UFMG. Agosto de 2005 Brasil. Belo Horizonte, UFMG. Agosto de 2005 Costa Rica. San José,U de Costa Rica. Fevereiro de 2006 Costa Rica. San José,U de Costa Rica. Fevereiro de 2006 Belgica. Bruxelas. Junho de 2006 Belgica. Bruxelas. Junho de 2006 México. Cidade do México. Fevereiro de 2007 México. Cidade do México. Fevereiro de 2007

45 TUNINGAL Linhas de Trabalho: Linhas de Trabalho: Competências Gerais e Específicas Competências Gerais e Específicas Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Créditos Acadêmicos Créditos Acadêmicos Qualidade dos programas Qualidade dos programas

46 TUNINGAL Metodologia Competências Proposta em reunião presencial Validadas por consultas a grupos específicos: Professores Professores Empregadores Empregadores Estudantes* Estudantes* Egressos** Egressos** Para cada variável(competência) admitiu-se 4 níveis decrescentes de importância e de realização:4muito,3bastante,2pouco,1nada Para cada variável(competência) admitiu-se 4 níveis decrescentes de importância e de realização:4muito,3bastante,2pouco,1nada * 2ª metade do curso * 2ª metade do curso **intervalo de 3-5 anos **intervalo de 3-5 anos

47 TUNINGAL Competências Gerais- Competências Gerais- N = 27 N = 27 Mais importantes: Mais importantes: Compromisso ético Compromisso ético Compromisso com a qualidade Compromisso com a qualidade aprender e atualizar-se aprender e atualizar-se abstração, análise e síntese abstração, análise e síntese aplicar os conhecimentos na prática aplicar os conhecimentos na prática identificar, planejar e resolver problemas identificar, planejar e resolver problemas tomar decisões tomar decisões trabalho em equipe trabalho em equipe

48 TUNINGAL Competências Específicas Competências Específicas Exemplo Medicina. Exemplo Medicina. 10 grupos de macro competências 63 competências 10 grupos de macro competências 63 competências

49 TUNINGAL Competências Específicas Competências Específicas Exemplo Medicina. 10 grupos de macro competências: Exemplo Medicina. 10 grupos de macro competências: I o exercício da prática clínica, II atendimento médico de urgências, III receitar medicamentos, IV comunicar-se no exercício profissional, V realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, VI identificar os fatores determinantes no processo saúde- doença, VII uso da evidência na prática médica, VII uso efetivo da informação e suas tecnologias no contexto médico IX aplicar os princípios éticos e legais, X trabalhar efetivamente nos sistemas de saúde.

50 TUNINGAL Competências Específicas.Med Competências Específicas.Med I Competência PARA REALIZAR A PR Á TICA CL Í NICA I Competência PARA REALIZAR A PR Á TICA CL Í NICA Competências para: Competências para: 1. redigir a Hist ó ria Cl í nica. 1. redigir a Hist ó ria Cl í nica. 2. realizar em qualquer ambiente a anamnesis completa, enfatizando os aspectos psico-sociais e ambientais que incidem na sa ú de das pessoas. 2. realizar em qualquer ambiente a anamnesis completa, enfatizando os aspectos psico-sociais e ambientais que incidem na sa ú de das pessoas. 3. realizar o exame f í sico completo, incluindo a avalia ç ão do estado mental. 3. realizar o exame f í sico completo, incluindo a avalia ç ão do estado mental. 4. realizar o diagn ó stico sindrômico e formular hip ó teses diagn ó sticas levando em conta os dados anamn é sicos, os resultados descobertos no exame f í sico e as doen ç as prevalentes. 4. realizar o diagn ó stico sindrômico e formular hip ó teses diagn ó sticas levando em conta os dados anamn é sicos, os resultados descobertos no exame f í sico e as doen ç as prevalentes. 5. realizar diagn ó sticos diferenciais. 5. realizar diagn ó sticos diferenciais. 6. selecionar, indicar e interpretar as provas diagn ó sticas. 6. selecionar, indicar e interpretar as provas diagn ó sticas. 7. indicar e realizar os tratamentos m é dicos correspondentes. 7. indicar e realizar os tratamentos m é dicos correspondentes. 8.derivar a outro n í vel de atendimento. 8.derivar a outro n í vel de atendimento.

51 TUNINGAL Com.Específicas ÁreaDocentesEmpregadore s Estudante s EgressosTotal Administração681580NC Arquitectura Direito Educação824NCNc Enfermagem Engenharia Civil Física Geologia Historia278Nc Matemática Medicina Química TOTAL

52 TUNINGAL Competências Genéricas e Específicas Competências Genéricas e Específicas Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Créditos Acadêmicos Créditos Acadêmicos Qualidade dos programas Qualidade dos programas

53 TUNINGAL Enfoques de ensino-aprendizagem das competências: COMPETÊNCIA.- COMPETÊNCIA.- Capacidade para selecionar, indicar e interpretar Provas Diagnósticas. Capacidade para selecionar, indicar e interpretar Provas Diagnósticas. DEFINIÇÃO- DEFINIÇÃO- Capacidade para selecionar e identificar, as provas diagnósticas mais adeguadas. Capacidade para selecionar e identificar, as provas diagnósticas mais adeguadas. O DOMINIO da competência está relacionado com: O DOMINIO da competência está relacionado com: Capacidade para seleccionar e indicar en forma coerente de acordo a prioridade e importância seguindo ordem sequencial no Capacidade para seleccionar e indicar en forma coerente de acordo a prioridade e importância seguindo ordem sequencial no pedido das mesmas. pedido das mesmas. Capacidade de interpretação das provas para poder chegar a um diagnóstico definitivo. Capacidade de interpretação das provas para poder chegar a um diagnóstico definitivo. NIVEIS.- NIVEIS.- Seleciona e indica as Provas Diagnósticas. Seleciona e indica as Provas Diagnósticas. Reconhece as pruebas diagnósticas e organiza o diagnóstico... Reconhece as pruebas diagnósticas e organiza o diagnóstico...

54 TUNINGAL Competências Genéricas e Específicas Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Enfoques de ensino-aprendizagem das competências Créditos Acadêmicos Créditos Acadêmicos Qualidade dos programas Qualidade dos programas

55 TUNINGAL Publicação: Tuning América Latina-Refexiones Y perspectivas de la Educación Superior em América Latina Editores: Pablo Benetone, Cesar Esquetini, Julia Gonzalez, Maida Marty Maletá, Gabriela Siufi, Robert Wagenaar Editora de la Universidad de Deusto, Espanha

56 "...nosso norte é o Sul. Não deve existir norte para nós, senão em oposição ao nosso Sul. É por isso que agora viramos o mapa de baixo para cima, e agora passamos a conhecer nossa posição verdadeira, e certamente esta não é a posição que o resto do mundo gostaria que tivéssemos. De agora em diante, a extremidade alongada da América do Sul vai apontar insistentemente para o Sul, nosso Norte." Torres-García, La Escuela del Sur, Nosso Norte é o Sul


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