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Psicologia Organizacional – Unidade 2

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Apresentação em tema: "Psicologia Organizacional – Unidade 2"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Organizacional – Unidade 2

2 Educação a Distância – EaD
Psicologia Organizacional Professor: Flávio Brustoloni

3 Psicologia Organizacional
Cronograma: Turma ADG 0096 Data Atividade 24/05 1º Encontro 31/05 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 07/06 FERIADO 14/06 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 21/06 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Unidade 2 PESSOAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

5 Objetivos da Unidade: Compreender o fenômeno da liderança e os estilos de liderança atuais; Identificar as variáveis que compõem o trabalho em grupos e em equipes, compreendendo suas diferenças ; Entender o processo de conflito interpessoal e de negociação; Identificar os elementos que compõem o processo de comunicação;

6 TUTORIAL Indicação do Tópico Numeração do slide Página da apostila 03
2/45

7 TÓPICO 1 Liderança 1/67

8 1 Introdução Unid. 2 Tópico 1 Liderança pode ser considerada como a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas e é necessária em todos os tipos de organização humana. É um tema extremamente atual, apesar de ser discutido há muito tempo. 89 2/67

9 1 Introdução Unid. 2 Tópico 1 Quando se aborda o tema liderança, faz-se necessário também falar em poder. A liderança pode ser considerada um fenômeno do poder, afinal, quando uma pessoa influencia outra, ela está, de alguma forma, exercendo poder sobre ela. 89 3/67

10 2 Conceitos de Liderança
Unid. 2 Tópico 1 Liderança é a capacidade de conseguir que outras pessoas ultrapassem espontaneamente o estabelecido formalmente. Liderança é influência! 89 4/67

11 2 Conceitos de Liderança
Unid. 2 Tópico 1 “O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados, SIM!” (Peter Drucker) 92 5/67

12 2 Conceitos de Liderança
Unid. 2 Tópico 1 Liderança é um comportamento aprendido. Ela não é inata ou destinada a alguns escolhidos. Desenvolve-se mediante a experiência e as habilidades de liderança, devendo ser aprendida por meio da prática. Portanto, pessoas que não possuem características relacionadas à liderança podem desenvolvê-las. 92 6/67

13 3 Estilos de Liderança 3.1 Liderança Autocrática, Liberal e Democrática
Unid. 2 Tópico 1 * Liderança autocrática: o líder é duro e impositivo. Autoritário. Individualista. * Liderança liberal: o líder deixa todos à vontade. * Liderança democrática: o líder é atuante, consultivo e orientador. Há participação dos liderados no processo decisório. Liderança voltada para as pessoas. 94 7/67

14 3 Estilos de Liderança 3.2 Liderança Situacional
Unid. 2 Tópico 1 Essa teoria tenta identificar qual dos fatores situacionais é mais importante, e dentro destes utiliza-se o estilo de liderança mais adequado. Assim, a liderança é entendida dentro de um contexto mais amplo. 96 8/67

15 3 Estilos de Liderança 3.3 Liderança Servidora
Unid. 2 Tópico 1 O Líder Servidor sabe que nem todos se desenvolvem da mesma maneira; que as pessoas têm talentos naturais e, portanto, têm habilidades para encorajar esses dons; tem gentileza no trato com as pessoas e, para isso, demonstra humildade; possui respeito para com os outros, procurando entender seus pontos de vista, moldando novas ideias a partir dessa realidade. 97 9/67

16 3 Estilos de Liderança 3.4 Liderança Carismática
Unid. 2 Tópico 1 O Líder Carismático considera as necessidades dos seguidores acima de suas próprias, atuando como um modelo, comportando-se de uma maneira consistente, com ética, princípios e valores. 99 10/67

17 3 Estilos de Liderança 3.4 Liderança Carismática
Unid. 2 Tópico 1 Nessa perspectiva, o líder é admirado e desperta identificação. O líder carismático considera as necessidades dos seguidores acima de suas próprias, atuando como um modelo, comportando-se de uma maneira consistente, com ética, princípios e valores. 99 11/67

18 3 Estilos de Liderança 3.5 Liderança Transacional
Unid. 2 Tópico 1 A Liderança Transacional é uma transação pura e simples. Baseia-se na promessa e concessão de recompensas como forma de induzir as pessoas a se comportar da maneira que a administração espera ou pretende. 99 12/67

19 3 Estilos de Liderança 3.5 Liderança Transacional
Unid. 2 Tópico 1 Na liderança transacional, existe uma troca (seja política, econômica, psicológica) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. O líder oferece recompensas como: promoções, aumentos salariais, autonomia, etc. 100 13/67

20 3 Estilos de Liderança 3.6 Liderança baseada em Valores
Unid. 2 Tópico 1 Na liderança baseada em valores, os líderes possuem oito características perceptíveis e que orientam a sua atuação: 100 14/67

21 3 Estilos de Liderança 3.6 Liderança baseada em Valores
Unid. 2 Tópico 1 Estão continuamente aprendendo. 2. estão voltados para o serviço. 3. Irradiam energia positiva. 4. Acreditam nas outras pessoas. 5. Suas vidas são equilibradas. 6. Encaram a vida como uma aventura. 7. São sinérgicas. 8. Exercitam-se pela autorrenovação. 100 15/67

22 4 Inteligência Emocional
Unid. 2 Tópico 1 Inteligência Emocional é um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção. 101 16/67

23 4 Inteligência Emocional
Unid. 2 Tópico 1 Na história da psicologia moderna, o termo “inteligência emocional” expressa um estágio na evolução do pensamento humano: a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa de forma organizada. 101 17/67

24 4 Inteligência Emocional
Unid. 2 Tópico 1 * Autoconsciência; * Autocontrole ou autodisciplina; * Motivação; * Empatia; * Habilidade Social. 102 18/67

25 TÓPICO 2 Comunicação 19/67

26 1 Introdução Unid. 2 Tópico 2 Comunicação vem do latim communis, que significa tornar comum. Pode ser entendida como a transmissão de uma informação de uma pessoa a outra. Também pode ser definida como o processo pelo qual uma informação é intercambiada, compreendida e compartilhada. Compreende-se, então, que a comunicação envolve transações entre pessoas. 109 20/67

27 2 Conceitos de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 “Transferência e compreensão de mensagens”. * O ser humano ouve 4 a 5 vezes mais rápido do que fala; * Geralmente, fala-se em média, 90 a 120 palavras por minuto; * 80% do tempo de uma pessoa é gasto em comunicação: 4% lendo, 11% escrevendo, 22% falando e 63% ouvindo. 110 21/67

28 3 Processo de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 A primeira tentativa de comunicação do homem foi através dos símbolos e dos sinais. Após, utilizou-se da fala e a linguagem e, em seguida, a escrita e a impressão. Atualmente, vive-se na era digital e a comunicação acontece por diversos meios. A velocidade e a distância não são mais obstáculos para o processo de comunicação. 110 22/67

29 3 Processo de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 O processo de comunicação é composto de sete partes: a fonte, a codificação, o canal, a decodificação, o receptor, a retroação (feedback) e o ruído. 112 23/67

30 3 Processo de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 * Comunicação Verbal: é o modo mais familiar e mais frequentemente usado. A fala é um código de signos regulados por convenções. Tem como característica ser rápida, imediata e flexível. 113 24/67

31 3 Processo de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 * Comunicação Não Verbal: a comunicação também acontece através de signos como gestos, sinais, entre outros que dizem muito a respeito de nossas atitudes e sentimentos. 113 25/67

32 3 Processo de Comunicação Comunicação Não Verbal
Unid. 2 Tópico 2 * Linguagem do Corpo: há uma grande quantidade de informações que são transmitidas aos outros através da postura e expressão de nosso corpo. Inclui cinco elementos: gestos, expressão, postura do corpo, espaço e proximidade do corpo, toque. 113 26/67

33 3 Processo de Comunicação Comunicação Não Verbal
Unid. 2 Tópico 2 * Paralinguagem: refere-se à entonação, ritmo, tom de voz e outros aspectos da fala. 113 27/67

34 3 Processo de Comunicação Comunicação Não Verbal
Unid. 2 Tópico 2 * Vestuário: a forma de se vestir de uma pessoa também é considerada uma característica de comunicação, visto que revela informações sobre a personalidade da pessoa e, em muitos casos, a identidade do grupo ou subgrupos a que pertencem. 114 28/67

35 3 Processo de Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 * Simbólica: esse canal de comunicação se refere aos símbolos usados pelas pessoas e que revelam informações sobre elas e suas atitudes. O local em que moram, a decoração de sua casa, o local que escolhem para uma reunião podem se constituir em fontes de informação. 114 29/67

36 3 Processo de Comunicação 3.1 Barreiras à Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 Barreiras são restrições ou limitações que ocorrem dentro ou entre as etapas do processo de comunicação. O processo de comunicação está sujeito à influência de um conjunto de variáveis que o influenciam, podem barrar ou constituir fontes de ruído. O quadro 10 expõe estas barreiras. 116 30/67

37 3 Processo de Comunicação 3.2 Feedback
Unid. 2 Tópico 2 É a comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. 117 31/67

38 3 Processo de Comunicação 3.3 Como Melhorar a sua Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 A escolha do veículo para a transmissão de uma mensagem é fator importantíssimo para torná-la efetiva. A escolha correta do canal é fator determinante da efetividade da comunicação. 119 32/67

39 3 Processo de Comunicação 3.3 Como Melhorar a sua Comunicação
Unid. 2 Tópico 2 * Use múltiplos canais; * Procure ter empatia com os outros; * Pratique a escuta ativa; * Utilize o feedback; * Use linguagem apropriada e direta; * Forneça informações claras e completas; * Use comunicação face a face. 119 33/67

40 TÓPICO 3 Grupos e Equipes de Trabalho 34/67

41 1 Introdução Unid. 2 Tópico 3 A habilidade para trabalhar em equipe é fundamental para qualquer pessoa que esteja inserida no mercado de trabalho e é uma competência profissional exigida por praticamente todas as organizações. 125 35/67

42 1 Introdução Unid. 2 Tópico 3 Entretanto, trabalhar com outras pessoas nem sempre é tarefa fácil. É preciso controlar a impulsividade, saber comunicar-se, administrar questões pessoais e, principalmente, manter o foco nas metas e objetivos a serem alcançados. 125 36/67

43 2 Grupos de Trabalho Unid. 2 Tópico 3 “ Um grupo é constituído por duas ou mais pessoas que interagem entre si, de tal maneira que o comportamento e o desempenho de uma delas são influenciados pelo comportamento e desempenho da outra”. (SHAW, 1971 apud CHIAVENATO, 2005, p. 133). 126 37/67

44 2 Grupos de Trabalho 2.1 Tipos de Grupos
Unid. 2 Tópico 3 Os grupos Formais são aqueles que surgem de uma determinação da organização, com a definição de uma tarefa específica a ser cumprida. Ex.: comissões, grupos de auditoria, etc. 128 38/67

45 2 Grupos de Trabalho 2.1 Tipos de Grupos
Unid. 2 Tópico 3 Ainda podem ser: * Grupos de comando; * Grupos de tarefa; * Grupos temporários com prazos definidos. 128 39/67

46 2 Grupos de Trabalho 2.1 Tipos de Grupos
Unid. 2 Tópico 3 Os grupos Informais são aqueles que surgem espontaneamente devido às relações de interação entre as pessoas, tais como: grupos de estudo, de amigos, “panelinhas”, etc. 128 40/67

47 2 Grupos de Trabalho 2.1 Tipos de Grupos
Unid. 2 Tópico 3 Ainda podem ser: * Grupos primários; * Grupos de interesse; * Grupos de amizade; * Coalizões. 128 41/67

48 2 Grupos de Trabalho 2.2 Coesão Grupal
Unid. 2 Tópico 3 É definido como a harmonia e o equilíbrio entre as partes de um todo ou os membros de um grupo. A coesão de uma equipe é um processo dinâmico, refletido na tendência do grupo em se unir na direção de objetivos e metas. 129 42/67

49 3 Equipes de Trabalho Unid. 2 Tópico 3 Entende-se que uma equipe é, essencialmente, formada por pessoas que possuem uma meta comum, pela qual são guiadas e para a qual congregam ações e esforços. 131 43/67

50 3 Equipes de Trabalho Unid. 2 Tópico 3 Sinergia: é o efeito resultante da ação de vários agentes que atuam da mesma forma, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente. Portanto, quando as pessoas atuam em grupo. 131 44/67

51 3 Equipes de Trabalho 3.1 Estágios de Desenvolvimento de uma Equipe
Unid. 2 Tópico 3 1. Formação: etapa em que as pessoas ingressam na equipe. 2. Tormenta: nessa etapa surge o conflito intergrupal. 133 45/67

52 3 Equipes de Trabalho 3.1 Estágios de Desenvolvimento de uma Equipe
Unid. 2 Tópico 3 3. Normalização: desenvolve-se um estreito relacionamento entre as pessoas da equipe. 4. Desempenho: etapa em que a estrutura da equipe já está totalmente definida, é funcional e aceita por seus membros. 134 46/67

53 3 Equipes de Trabalho 3.2 Tipos de Equipes
Unid. 2 Tópico 3 Podem existir vários tipos de equipes em uma organização de trabalho. As equipes podem ser divididas em: verticais, horizontais, com propósito especial e autodirigidas. 135 47/67

54 3 Equipes de Trabalho 3.3 Equipes Altamente Eficazes
Unid. 2 Tópico 3 Uma verdadeira equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam, por exemplo, ajustar suas diferenças individuais (de percepção, de forma de trabalhar, de relações...). 138 48/67

55 4 Diferenças entre Grupos e Equipes de Trabalho
Unid. 2 Tópico 3 Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo pode ser considerado uma equipe. Um grupo é formado por um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que, em geral, se reúnem por afinidades. 142 49/67

56 4 Diferenças entre Grupos e Equipes de Trabalho
Unid. 2 Tópico 3 Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, atuando no cumprimento de metas específicas, que só podem ser alcançadas com o esforço de todos os seus integrantes. 142 50/67

57 TÓPICO 4 Conflito e Negociação 51/67

58 1 Introdução Unid. 2 Tópico 4 Um conflito pode ser entendido como a oposição de ideias, sentimentos ou interesses. Duas pessoas são suficientes para o início de um conflito, mas as possibilidades de atritos aumentam na dimensão direta da quantidade de pessoas envolvidas. 145 52/67

59 1 Introdução Unid. 2 Tópico 4 Pode-se afirmar que onde houver mais de uma pessoa haverá algum tipo de conflito, pois pessoas têm diferentes percepções sobre fatos e situações, valores éticos e morais, culturais e interesses. 145 53/67

60 2 Conceitos de Conflito Unid. 2 Tópico 4 Segundo Chiavenato (2005, p. 391), “Conflito é um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações quando as partes exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou mais das outras metas”. 146 54/67

61 3 Conflito Unid. 2 Tópico 4 Algumas situações que podem levar ao surgimento de um conflito: * Experiência de frustração; * Diferenças de personalidade; * Metas diferentes; * Diferenças em informações e percepções. 147 55/67

62 3 Conflito 3.1 Condições Antecedentes de Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 * Diferenciação: cada grupo se especializa mais na busca de eficiência. Esse processo acaba diferenciando os grupos dentro da organização, que passam a ter objetivos e interesses diferentes. 149 56/67

63 3 Conflito 3.1 Condições Antecedentes de Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 * Recursos compartilhados e limitados: a percepção da necessidade e da forma como deverão ser distribuídos e alocados esses recursos podem gerar diversos conflitos. 149 57/67

64 3 Conflito 3.1 Condições Antecedentes de Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 * Interdependência de atividades: ocorre quando um grupo não pode realizar a sua tarefa, a menos que o outro grupo realiza a sua. 149 58/67

65 3 Conflito 3.2 Tipos de Conflito
Unid. 2 Tópico 4 * Conflito latente: não é declarado; * Conflito percebido: existe o conflito mas não há manifestação; * Conflito sentido: já existe e é sentido em ambas as partes; * Conflito manifesto: já atingiu ambas as partes, é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização. 149 59/67

66 3 Conflito 3.3 Níveis de Abrangência dos Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 * Conflito Intergrupal: ocorre entre grupos organizacionais; * Conflito Interpessoal: ocorre entre uma pessoa e outra; * Conflito Intraindividual: ocorre intimamente, dentro da pessoa. 150 60/67

67 3 Conflito 3.4 Resolução de Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 A resolução do conflito pode ocorrer por meio de processos, tais como: * Fuga ou evitação; * Impasse; * Ganhar/Perder; * Conciliação; * Integração. 151 61/67

68 3 Conflito 3.5 Consequências dos Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 Efeitos benéficos dos conflitos: * Aumento da coesão grupal; * Inovação; * Mudança; * Mudança na relação entre os grupos conflitantes. 152 62/67

69 3 Conflito 3.5 Consequências dos Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 Efeitos maléficos dos conflitos: * Frustração; * Perda de energia; * Decréscimo da comunicação; * Confronto. 152 63/67

70 3 Conflito 3.5 Consequências dos Conflitos
Unid. 2 Tópico 4 Manter a calma pode ser crucial diante de situações de conflito. Quando se mantém a calma diante de um conflito consegue-se avaliar melhor a questão, é possível colocar-se no lugar do outro, buscando uma nova forma de percepção. 153 64/67

71 4 Conceitos de Negociação
Unid. 2 Tópico 4 “Negociação é um processo de tomada de decisão entre as partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É através da negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos”. 155 65/67

72 5 Processo de Negociação
Unid. 2 Tópico 4 1. Buscar soluções integrais; 2. Preparar-se para o melhor acordo possível; 3. Saber ouvir e aprender; 4. Ir além do impasse; 5. Evitar armadilhas. 156 66/67

73 5 Processo de Negociação
Unid. 2 Tópico 4 Em uma negociação estão em jogo diversos interesses, entretanto, as negociações também envolvem ética. O negociador precisa ter credibilidade e que para garantir tal credibilidade é importante não se utilizar de mentiras bem como dizer não às propostas antiéticas. 158 67/67

74 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

75 Psicologia Organizacional
PRÓXIMA AULA: 3º Encontro da Disciplina 2ª Avaliação da Disciplina (Dez questões sem consulta)


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