A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Museu Memórias de Alfabetização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Museu Memórias de Alfabetização"— Transcrição da apresentação:

1 Museu Memórias de Alfabetização

2 Museu Virtual Memórias de Alfabetização.
Apresentação Caros colegas, nosso projeto de estágio para a disciplina EDM neste segundo semestre de 2012 trata da “Alfabetização Virtual” no gênero blog. Nosso plano de aula prevê orientar vocês, nossos colegas de turma, a explorar, pesquisar, comentar e contribuir com o conteúdo do: Museu Virtual Memórias de Alfabetização.

3 Apresentação Contamos com sua contribuição para o sucesso do Museu Virtual Memórias de Alfabetização. Está previsto um período de três dias, de 03 a 05 de outubro, no qual todos poderão participar, de acordo com as orientações que se seguem.

4 Objetivos O Museu Virtual da Alfabetização é um espaço de resgate, construção e interação com a memória da alfabetização através dos tempos, desde os antigos fenícios. Nosso objetivo é proporcionar, em um mesmo endereço virtual, um local onde pesquisadores e público interessado nas questões educacionais relacionadas ao processo de alfabetização possam encontrar materiais, relatos e possibilidades de trocas para a construção coletiva de conhecimento. Para construir uma memória coletiva, contamos com a contribuição individual de muitos: imagens de materiais concretos que remetam ao processo de alfabetização e relatos de memória sobre a alfabetização.

5 Palavras A palavra é o mais potente instrumento de transmissão de conhecimento e de fundamental importância nesse nosso espaço de trocas sobre a memória da alfabetização. Temos interesse em coletar a maior quantidade possível de informações sobre alfabetização. Acreditamos que todas as pessoas que já passaram pelo universo escolar tem condições de contribuir com alguma das seguintes possibilidades da palavra escrita: depoimentos; relatos; textos acadêmicos; indicações literárias; reportagens.

6 Coisas Para além das palavras, o meio virtual e o blog permitem a inclusão de outras formas, não escritas, de contribuição. Consideramos importante coletar coisas através da facilidade da multimídia ao nosso alcance. Contamos com contribuições sobre o universo escolar na forma de: fotografias; vídeos; arquivos de áudio; apresentações. Temos grande interesse em coisas que retratem: o ambiente escolar; alunos (desde que respeitados os direitos de uso da imagem, principalmente ao lidar com menores de idade ou incapazes); profissionais da escola; ambiente físico; práticas acadêmicas; mobiliário; material escolar, livros didáticos e cartilhas; memória audiovisual da escola.

7 Como funciona? O nosso blog é uma ferramenta que armazena, em ordem cronológica, todas as contribuições recebidas e publicadas por seus autores. Sobre essas publicações, também chamadas postagens, qualquer usuário pode fazer comentários, ler e responder comentários de outros leitores. Sobre essas postagens, qualquer usuário pode fazer pesquisas e construir seu próprio conhecimento fazendo uso dos conteúdos publicados. Através do uso de marcadores, qualquer usuário pode pesquisar conteúdos específicos sobre determinados assuntos.

8 Conhecendo o blog Na área para contato está o do administrador do blog. Nas referências bibliográficas é possível encontrar indicações que fundamentam os conteúdos. Logo abaixo do título, existem abas com informações conceituais sobre o blog. Nestas abas o usuário pode encontrar diversas informações sobre o que e como contribuir.

9 Observe a organização das postagens na coluna da direita.
Conhecendo o blog Na aba de postagens encontram-se todas as contribuições já registradas. Observe a organização das postagens na coluna da direita.

10 Conhecendo o blog Na coluna da direita, as postagens estão organizadas por marcadores. O usuário pode selecionar um determinado assunto e verificar todas as postagens que levam esse marcador. Também é possível pesquisar postagens em ordem cronológica. O blog irá agrupar os artigos periodicamente.

11 Marcadores O que são marcadores?
Marcadores são rótulos que atribuímos ao conteúdo que será postado. Por exemplo: uma cartilha pode ter vários rótulos como “coisas”, “atividades”, “material didático”, “cartilhas”. Para nós é sempre importante caracterizar a contribuição, no mínimo, com um dos rótulos: “palavras” ou “coisas”. O uso de marcadores permite ao leitor localizar todas as postagens sobre um determinado assunto. Os marcadores cadastrados estarão indicados na coluna da direita na tela para facilitar as buscas.

12 Como enviar material para postagem
O autor do blog é o usuário: Este usuário é compartilhado pelo nosso grupo e centraliza as postagens. As contribuições devem ser enviadas por e serão adicionadas ao blog no período de 03 a 05 de outubro de 2012. A seguir iremos detalhar os diversos tipos de contribuições e os requisitos para postagem.

13 Contribuições com Palavras
As seguintes contribuições são importantes: depoimentos; relatos; textos acadêmicos; indicações literárias; reportagens. Para esse tipo de contribuição, encaminhar por seu nome; instituição em que trabalha/trabalhou, estuda/estudou; o ano ao qual seu relato se refere; corpo do texto, ou link para o conteúdo na Internet; referências bibliográficas, sempre que possível; os marcadores relacionados com o assunto. Você pode indicar marcadores que ainda não existem e eles serão criados automaticamente.

14 Contribuições com Coisas
As seguintes contribuições são importantes: fotografias; vídeos; arquivos de áudio; apresentações; outros itens que não se encaixem na categoria “palavras”. Para esse tipo de contribuição, encaminhar por seu nome; instituição em que trabalha/trabalhou, estuda/estudou; o ano ao qual seu material se refere; pequeno texto com descrição do material; caso o material esteja disponível na Internet, indicar o link para sua localização; fonte e autoria; os marcadores relacionados com o assunto. Você pode indicar marcadores que ainda não existem e eles serão criados automaticamente.

15 Considerações importantes sobre a indicação de “Fonte” e “Autoria”.
Ao enviar fotos ou vídeos de própria autoria, lembrar que o conteúdo irá se tornar público após a postagem. Fotos, vídeos e arquivos disponíveis publicamente na Internet são de responsabilidade de quem os tornou disponíveis. Qualquer usuário tem o direito a indicar links para esses conteúdos, uma vez que já são de domínio público. Lembrar que, muitas vezes, conteúdos disponíveis publicamente na Internet têm direitos autorais, portanto, é sempre importante mencionar os créditos a seus proprietários.

16 Para quem? Relembrando: o autor do blog é o usuário:

17 Como comentar Ao ler uma publicação do blog, o usuário irá encontrar, no final, a indicação de quem a publicou e se já existem comentários. Ao clicar em “comentários”, é possível ler os comentários já existentes e incluir um novo comentário. O usuário pode escolher entre se identificar ou comentar de forma anônima.

18 Estão prontos para começar?
E agora? Já buscaram em suas lembranças uma forma de contribuir? É muito provável que algum educador, ou pesquisador, tenha interesse nessas memórias. É muito provável que vocês encontrem, nas contribuições dos colegas, assuntos e referências interessantes.

19 Estão prontos para começar?
Lembrando: o período para contribuição vai de 03 a 05 de outubro. Para começar, basta clicar em: Gratos, Ana Clarice, Fabio Serra, Gabriel, Iacy, Maria Cristina, Tanna Li e Verônica


Carregar ppt "Museu Memórias de Alfabetização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google