A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância MICHELI ROGALSKI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância MICHELI ROGALSKI."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância MICHELI ROGALSKI

3 (1) Polos Credenciados pelo Ministério da Educação KROTON: 405 CIDADES ATENDIDAS NO ENSINO SUPERIOR 405 cities 405 cidades 53 Campus Presenciais 487 Polos EAD (1) 804 Escolas Associadas de Educação Básica 405 cidades

4 SERVIÇOSMARCAS NACIONAISMARCAS REGIONAIS Graduação Presencial Pós Graduação Presencial Pronatec Graduação EAD Pós Graduação EAD Educação Básica MARCAS REGIONAIS + MARCAS NACIONAIS ESTRATÉGIA MULTIMARCAS

5 CONTEXTO DO MERCADO

6 AMEAÇAS AO MODELO TRADICINAL DE ENSINO Fóruns abertos e internacionais para todos os tipos de discussões e um espaço democrático para vários tipos de manifestações Enorme quantidade de informação disponível de graça na internet, sobre qualquer assunto, formato, língua e em contínua circulação e atualização; Mobilidade no espaço e tempo para acesso as todas estas informações, fóruns e pessoas

7 CONTEÚDO NOVO DESAFIO O modelo tradicional de ensino é focado na construção e disponibilização do conteúdo, e que está ameaçado pelos seu fácil acesso pela internet CONTEÚDOESTRUTURAÇÃOORGANIZAÇÃO FORMA DE ENTREGA CERTIFICAÇÃOSOCIABILIZAÇÃO O valor migra da oferta do conteúdo para a forma de ofertar este conteúdo...valor está na forma de organização, estrutura e entregar o conteúdo valor está em proporcionar a sociabilização física (campus) e/ou digital (redes de comunicação digital) valor adicional em mercados regulados... CONTEÚDO

8 CONTEÚDO CONTEÚDOESTRUTURAÇÃOORGANIZAÇÃO FORMA DE ENTREGA CERTIFICAÇÃOSOCIABILIZAÇÃO COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS?

9 Escolha Organização Disponibilização Distribuição CONTEÚDO CONTEÚDOESTRUTURAÇÃOORGANIZAÇÃO FORMA DE ENTREGA CERTIFICAÇÃOSOCIABILIZAÇÃO COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Avaliação Qual conteúdo é relevante ensinar? Competências técnicas e comportamentais; Necessidades regulatórias. Como ordenar o conteúdo? Tornar lógico e intuitivo o processo de ensino aprendizagem; Tornar dinâmico e interessante o processo de ensino aprendizagem. Como disponibilizar o conteúdo? Tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, dinâmico e interessante ( vídeos, debates, desafios, jogos, exposição, textos, exercícios...). Como distribuir o conteúdo? Tornar o acesso na modalidade mais conveniente para o aluno (presencial, telepresencial, 100% web, blended); Tornar o acesso fácil (lucal e tempo) Como checar em cada etapa deste processo e ao final sua eficiência?

10 COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Escolha Organização Disponibilização Distribuição Avaliação

11 Organização Disponibilização Distribuição Avaliação Escolha Atender as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado Modelo Acadêmico COMO SABER Estar muito próximo das empresas ! COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS?

12 COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Escolha Disponibilização Distribuição Avaliação Organização Como ordenar o conteúdo? Tornar lógico e intuitivo o processo de ensino aprendizagem; Tornar dinâmico e interessante o processo de ensino aprendizagem. Agrupar os conteúdos em disciplinas e depois ordená-las de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lógico e intuitivo já é uma dinâmica conhecida das instituições de ensino. Mas a grande questão é, será que este modelo de ordenação deve ser a mesma para todos os alunos? Cada aluno tem um conhecimento prévio, uma necessidade específica de conteúdo e de constância Então porque não ensinar a cada aluno o que ele necessita, na ordenação e constância que otimize seu aprendizado? ADAPTIVE LEARNING

13 COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Organização Escolha Distribuição Avaliação Disponibilização Estamos disponibilizando os conteúdos em vários formatos diferentes para o mesmo aluno e medindo a aderência. Com estes resultados podemos inferir sobre os objetos preferidos dos alunos por tipo de conteúdo e direcionar nosso esforços de construção e otimizar seu aprendizado.

14 COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Disponibilização Organização Escolha Avaliação Distribuição Telepresencial Presencial 100% web Em desenvolvimento Blended Em desenvolvimento Distribuir em todos os formatos possíveis e deixar que o alunos opte pelo modelo que mais lhe convêm

15 Distribuição Disponibilização Organização Escolha... E COMO AVALIAR Avaliação SE O DESAFIO FOI SUPERADO? MEDIÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO MEDIÇÃO DA EFICÁCIA DO PROCESSO É preciso medir se o processo é eficaz, se os alunos estão se graduando com as competências planejadas no processo de escola. Usamos duas métricas para verificarmos: Nota do ENADE Pesquisa de EMPREGABILIDADE É preciso medir, durante o processo se ele está sendo eficiente para que não tenhamos surpresas ao final e consigamos acertar os rumos antes da graduação SIAI (pesquisa interna com os alunos e docentes) AVALIAÇÃO INTEGRADA

16 ... E COMO AVALIAR SE O DESAFIO FOI SUPERADO? AVALIAÇÃO INTEGRADA Banco de questões Gera provas com quantidade de questões aleatórias de mesmo nível de dificuldade r As provas são corrigidas de forma centralizada Medição do nível de aprendizado dos alunos; Medição da padronização do processo em todas as unidades e polos; Medição da qualidade dos docentes; Medição dos docentes aos conteúdos que devem ser ministrados... PLANO DE AÇÃO PARA CORRIGIR OS DESVIOS AVA+ ERP Acadêmico

17 Aumento de renda declarada Fizemos a maior pesquisa sobre o impacto do curso superior na empregabilidade dos alunos ALUNOS 667 EMPRESAS 24 PRAÇAS 5 ÁREAD DO CONHECIMENTO* Fonte: Pesquisa de Empregabilidade, 2013, Provokers PESQUISA DE EMPREGABILIDADE O RESULTADOS CONFIRMA O EFEITO TRANSFORMACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

18 ENGENHARIASADMINISTRAÇÃOBIOLÓGICASCURSOS TÉCNICOS* Fonte:Pesquisa de Empregabilidade, 2013, Provokers Aumento de 3,4x Aumento de 2,2x Aumento de 2,7x Aumento de 1,7x *Cursos de dois anos e meio PESQUISA DE EMPREGABILIDADE O RESULTADOS CONFIRMA O EFEITO TRANSFORMACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

19 Tempo médio de payback (em meses) Fonte: Pesquisa de Empregabilidade, 2013, Provokers *Cursos de 2 anos e meio PESQUISA DE EMPREGABILIDADE O RETORNO DO VALOR INVESTIDO PELO ALUNO DA KROTON É EM MÉDIA 40 MESES

20 Escolha Organização Disponibilização Distribuição CONTEÚDO CONTEÚDOESTRUTURAÇÃOORGANIZAÇÃO FORMA DE ENTREGA CERTIFICAÇÃOSOCIABILIZAÇÃO COMO GARANTIR QUE AS INSTITUIÇÕES CONSIGAM SUPERAR OS DESAFIOS? Avaliação Ensino Integrado Rede Gestão Integração Padronização Tecnologia Interatividade Construção colaborativa Networking Avaliação Indicadores/ PDCA Analytics

21 PAIXÃO POR EDUCAR


Carregar ppt "Tendências em Educação a Distância e Soluções Digitais para o Ensino Presencial e/ou a Distância MICHELI ROGALSKI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google