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A função do professor interlocutor
LIBRAS na escola A função do professor interlocutor
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الإجابة على الأسئلة التالية:
الاسم: جنسيته: عمرك: مهنته: له المثالي:
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Responda as questões abaixo: (agora em língua portuguesa e não mais em árabe)
Seu nome: Sua nacionalidade: Sua idade: Sua profissão: Seu ideal:
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Professor interlocutor
O cargo de professor-interlocutor foi criado de acordo com a Resolução nº 38 de 2009 da Secretaria de Estado da Educação, considerando a necessidade de se garantir aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, matriculados em salas de aula comuns, o acesso às informações e aos conhecimentos curriculares dos ensinos Fundamental e Médio.
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Resolução SE Nº 38/2009 Resolução SE Nº 38/ admissão de docentes com qualificação na Língua Brasileira de Sinais - Libras Publicado em 20/06/2009 Dispõe sobre a admissão de docentes com qualificação na Língua Brasileira de Sinais - Libras, nas escolas da rede estadual de ensino
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Artigo 1 § 2º - a admissão do docente interlocutor da LIBRAS / Língua Portuguesa assegurará, aos alunos surdos ou com deficiência auditiva, a comunicação interativa professor-aluno no desenvolvimento das aulas, possibilitando o entendimento e o acesso à informação, às atividades e aos conteúdos curriculares, no processo de ensino e aprendizagem.
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Interlocutor da LIBRAS / Língua Portuguesa
O interlocutor tem como atribuição viabilizar a comunicação entre o professor titular e os estudantes que possuem algum tipo de deficiência auditiva. Sua função é interpretar por meio da Libras as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, permitindo o acesso aos conteúdos curriculares.
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Professor interlocutor
“O professor-interlocutor não é um simples tradutor, pois ele precisa ter uma metodologia própria para que o aluno possa aprender” (Maria Elizabete Costa)
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Intérprete X Interlocutor
Intérprete: tradutor que, para desempenhar seu papel, necessita ser fluente em pelo menos duas línguas; a sua de origem e a que vai interpretar ou seja traduzir. Interlocutor: é um professor passível e flexível que procura atender as necessidades de seu discente buscando a melhor estratégia para que ele compreenda o que o professor titular está abordando.
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Interlocutor e professor
O professor interlocutor deve mediar a comunicação entre os conteúdos abordados pelo professor da disciplina correspondente e o aluno surdo. Cabe ao professor da disciplina específica explicar de maneira clara e objetiva o conteúdo para que o interlocutor leve o aluno surdo a compreender através do uso da LIBRAS.
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Para que o aluno surdo compreenda é necessário que o professor interlocutor também compreenda a proposta da aula. Para isso é importante que haja um diálogo constante entre o professor da disciplina e o interlocutor. É aconselhável que o interlocutor tenha acesso antecipado ao material que será utilizado durante as aulas. Dessa forma ele conseguirá atingir seu objetivo.
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Vídeo: Sou Surdo e não sabia 1.1
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Escrita de uma pessoa surda plenamente alfabetizada.
Profª. Selma, Como você está bem? Segue o anexo. Estou já organização de cronograma no curso básico de língua brasileira de sinais – libras I. Pode vai aberta divulgação para inscrição de curso básico de libras I no abril de 2012. Obrigado, Um grande abraços a você, Desculpe, erro faz anexo curso de libras, mas outra faz de novo anexo segue de cronograma ok? Obrigado!
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Concluindo ... O que deve estar claro é que o aluno surdo, antes de ser surdo ele é um aluno matriculado numa escola e, portanto é responsabilidade de toda a escola. Se o aluno está bem, é mérito de todos. Se ele não está aprendendo todos os profissionais devem se preocupar e pensar no desenvolvimento de estratégias para direcionar o trabalho.
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Cabe ao interlocutor... Ser imparcial, flexível e ter autonomia para selecionar as ideias pertinentes ao conteúdo fazendo com que o aluno surdo compreenda e jamais impor ou dar informações de sua autoria (o que ele pensa, acha sobre isso....)
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Material :“O Contexto da Interpretação e da LIBRAS na Escola”
Seis temas: 1- Intérprete: Legislação e Perfil Profissional 2- Tradução e conceitos em LIBRAS (química, língua portuguesa, inglês) 3- Caminhos da Aprendizagem do aluno com surdez 4- Tradução e conceitos em LIBRAS (biologia) 5- Metodologia para Interpretação 6- Tradução e conceitos em LIBRAS (filosofia, sociologia)
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Exemplo: A escrita tem que ser reinterpretada na LIBRAS
DVD nº 2 – Tema 2 Química (40’ – 45’)
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AFINAL, O desafio de todas as pessoas evolvidas no âmbito educacional é permitir que o ser humano se desenvolva e se humanize na sua singularidade. Muito obrigado! Selma Feba Tesini PCNPE Educação Especial DE Presidente Prudente
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