A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade de Consumo Por: Carolina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade de Consumo Por: Carolina."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade de Consumo Por: Carolina

2 Origens Tem origem na Revolução Industrial, onde reinavam o artesanato para autoconsumo e a oficina medieval que produzia por encomenda. Com isto a oferta nunca conseguia exceder a procura. Depois da Revolução Industrial, há a empresa capitalista, que fabrica produtos em série para o mercado. O seu objetivo é a maximização do lucro.  Só depois da II Guerra Mundial a sociedade de consumo é globalizada. Com isto e com o aumento do rendimento e poder de compra das famílias, há maior aquisição de bens. A necessidade das empresas aumentarem os lucros e a invação tecnológica levam a uma sobreprodução e diversidade enormes, sendo difícil o esgotamento dos bens. As formas de venda são agora tão relevantes para as empresas quanto a própria produção.

3 CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DE CONSUMO
Produção em massa:  Oferta de bens comuns, produzidos a baixos custos, produzidos em série, e de curta duração;  A oferta excede a procura, o que leva ao marketing;  Abundância de produtos. Consumo de massas: Comportamento das sociedades de consumo traduzido pelo consumo de massas de bens normais com um curo ciclo de vida e acessíveis à maior parte da população. Este consumo é induzido pelo tipo de oferta - produção em série - e pela publicidade e moda.

4 O consumo supérfluo origina destruição dos recursos naturais.
A ilusão de que a felicidade é atingida pelo consumo, faz com que a sensação de mal estar criada pelo desejo de consumir seja eliminada. O que acontece é que, para sustentar o nível de consumo, o tempo que deveria ser dedicado atividades variadas, é substituído por trabalho. A pressão exercida pelo incentivo ao consumo e pela facilidade de acesso ao crédito, leva ao endividamento das famílias.  O consumo excessivo normal da sociedade de consumo favorece consumos prejudiciais à saúde.  O consumo supérfluo origina destruição dos recursos naturais. A necessidade de reduzir os custos de produção conduz à sobre-exploração do trabalho e, muitas vezes, grandes multinacionais recorrem à subcontratação de empresas sedeadas em países em que os direitos laborais e os direitos humanos não são respeitados ou mesmo de empresas que recorrem ao trabalho infantil.  A sociedade de consumo, com alicerces num crescimento económico ilimitado, é insustentável, porque os recursos naturais necessários a esse processo são limitados.


Carregar ppt "Sociedade de Consumo Por: Carolina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google