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Social Search Equipe: Antonio Vildes Barbosa Eduardo Bastos Rocha Victor Hugo Silva do Nascimento.

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1 Social Search Equipe: Antonio Vildes Barbosa Eduardo Bastos Rocha Victor Hugo Silva do Nascimento

2 I NTRODUÇÃO

3 Mídia Social Mídias sociais são ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.

4 Mídia Social

5 Mídias sociais Através delas, agora podemos:

6 Mídias sociais Divulgar nossos trabalhos como bem entendermos

7 Mídias sociais Coletar e organizar dados de modo diferente Trabalhar de modo colaborativo

8 Mídias sociais Compartilhar e interagir com pesquisadores

9 Mídias sociais Nos manter informados e fazer buscas de uma maneira nunca experimentada antes

10 Rede Social Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.

11 Rede Social

12 Diferença Usando o Twitter de exemplo, pode ser usado como: Mídia Social: Tendo objetivo apenas difundir conteúdo. Rede Social: Priorizando as relações com as pessoas.

13 Diferença

14 Mídias Sociais Tem como característica principal os Perfis de Usuário Permitem a criação de listas de “amigos” ou contatos Permitem procurar pessoas com interesses em comum Tudo baseado nos dados pessoais preenchidos pelo próprio usuário

15 Motores de Busca Tradicionais Motores de busca tradicionais tratam a Web como uma grande biblioteca Rastreiam as páginas Armazenam seu conteúdo em índices Classificam estas páginas sob algum critério

16 Motores de Busca Tradicionais As páginas com as mais alta classificação são as primeiras a serem visualizadas na lista de resultados mostrados aos usuários.

17 Motores de Busca Tradicionais Embora traga resultados adequados para a maioria das buscas, eles tendem a ser “estáticos” Dessa forma, os motores de busca atuais não conseguem acompanhar o ritmo da geração de conteúdo que é criado na Web pelas mídias sociais

18 Motores de Busca Social Social search propõe motores de busca voltados a coletar informações quase em tempo real. Buscar informações recém postadas por meio de mídias sociais, ao invés de buscá-las em sites Web. Utilizar dados dos perfis sociais para direcionar os resultados das buscas

19 Motivação Muitas atualizações por segundo Pouco valor agregado ao conteúdo Social Search Poder de buscar atualizações com valor agregado, seja por conteúdo ou interesse. Real Time

20 P ARADIGMAS

21 Social-Graph Uso de palavra-chave Web Search que leva em consideração o “Social Graph” do usuário As buscas dão mais visibilidade para conteúdo criado ou “tocado” por usuários da rede Aparece em várias formas: Descoberta colaborativa de páginas Tags Social Ranking Etc.

22 Social-Graph Benefícios Diminuição de “link spam” (menor confiança na estrutura de links das páginas) Destacamento de redes confiáveis de usuários que “pensam” de maneira semelhante Páginas são consideradas relevantes pelos usuários e não por seus criadores ou “web masters” Resultados mais atuais

23 Aardvark Uso de linguagem natural Respostas geradas em tempo real por alguém na comunidade Confiança baseada na intimidade Em Aardvark, a base de conhecimento é constituída por pessoas Quanto mais usuários ativos, mais respondedores em potencial e consequentemente, uma maior cobertura

24 Aardvark Uma nova ideia para gerar informações. A base de conhecimento são os próprios usuários. Com isso, é fundamental oferecer uma boa experiência aos usuários iniciais para que esses chamem novos usuários.

25 Aardvark Componentes Principais: Crawler e Indexer: Encontram e qualificam os recursos que contém as informações. Query Analyzer: Entende a informação que o usuário precisa. Ranking Function: Seleciona o melhor recurso para satisfazer a necessidade de informação. UI: Apresenta a informação ao usuário de forma acessiva e interativa.

26 Aardvark Como funciona? Fluxo Primário

27 Aardvark Como funciona? Fluxo Secundário

28 A PLICAÇÕES

29 Google Social Search Encontra conteúdo criado por pessoas do seu círculo social Aparece no rodapé da pagina quando o google julga necessário ou o usuário habilita. Usuário deve estar “preparado” para que resultados de uma busca social apareçam. Ou seja, tem que ter um perfil no google ( Google+)

30 Google Social Search Resultados de buscas sociais podem ser detalhados e não limitam o resultado principal da consulta

31 Google Social Search Funcionamento Usuário cria um perfil google ( Google +) e adiciona links a suas redes sociais ( twitter, flickr, etc) Google utiliza então informações do seu perfil criado e de outros serviços Google que o usuário faz uso ( Google Reader, Contatos do Gmail, etc) Constrói-se então um grafo social para o determinado usuário com base nos dados obtidos acima. Privacidade: Usuário tem total controle sobre seu perfil. E todas as privacidades das redes sociais que estão em seu perfil são respeitadas

32 Google Social Search Funcionamento Apenas documentos compartilhados publicamente por pessoas conectados ao circulo social são recuperados. ded&v=BlpTjP6h6Ms ded&v=BlpTjP6h6Ms

33 Facebook Graph Search Anunciada em janeiro de Ainda em fase experimental e só alguns usuários que usam o site em inglês têm acesso. Vem sendo liberado para um número maior de usuários com o tempo. Anunciada como terceiro pilar da rede social https://www.facebook.com/about/graphsearch Permite procurar informações variadas baseando-se no grafo social de cada usuário.( Locais, Fotos, Pessoas, Interesses,etc)

34 Facebook Graph Search São recuperadas dados postados não so recentemente mas ao longo da existência daquele usuário no Facebook.( marcação em fotos, mensagens, curtidas,etc) Privacidade será uma grande preocupação. As consultas serão feitas em linguagem natural. Exemplo: “Quais dos meus amigos moram em Recife”, “Fotos de meus amigos em Londres”, “Musicas mais curtidas por meus amigos”

35 Facebook Graph Search Mapa social do facebook está sendo indexado, ou seja, está sendo indexado 1 bilhão de usuários, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões. Parceria com a Bing Expansão será gradual, atualmente é possível se inscrever em uma lista de espera para testar o recurso.

36 TopSy Realiza busca no twitter e google+ Permitindo recuperar tweets,fotos,videos. Usuário pode filtrar por data, conteúdo e tipo de dado recuperado.

37

38 Social-Search Resultado Personalizado Usuário linka seu facebook e/ou twitter Busca não é muito profunda, trazendo apenas postagens recentes. Resultados nem sempre satisfatórios.

39 Outros engenhos de busca social OneRiot (www.oneriot.com/)www.oneriot.com/ Tweetmeme (http://tweetmeme.com/)http://tweetmeme.com/ DailyRT (http://www.dailyrt.com/)http://www.dailyrt.com/ Próprio Twitter (http://search.twitter.com/)http://search.twitter.com/ CrowdEye (http://www.crowdeye.com/)http://www.crowdeye.com/

40 Referências launches-gives-results-from-your-trusted-social-circle launches-gives-results-from-your-trusted-social-circle social-do-facebook-e-lancada-para-usuarios-dos- estados-unidos.html social-do-facebook-e-lancada-para-usuarios-dos- estados-unidos.html facebook-libera-nova-busca-social-para-quem-usa-o- site-em-ingles.shtml facebook-libera-nova-busca-social-para-quem-usa-o- site-em-ingles.shtml

41 Referências guerra-google-com-nova-busca-social guerra-google-com-nova-busca-social


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