A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB."— Transcrição da apresentação:

1 VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB

2 DESAFIO DO ENSINO MÉDICO FRENTE AO CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOVOS RUMOS NO ENSINO MÉDICO DESAFIO DO ENSINO MÉDICO FRENTE AO CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NOVOS RUMOS NO ENSINO MÉDICO

3 DIFICULDADES QUE O MUNDO VIVEU NO FINAL DO SÉCULO 20 E ESTÁ VIVENDO NO INÍCIO DO SÉCULO 21

4 1-Crise energética -escassez de petróleo e carvão -usinas nucleares inviáveis -Lixo atômico leva anos para degradar -usinas hidroelétricas limitadas 2-Produção excessiva de resíduos -lixo doméstico, industrial, hospitalar, etc. 30 bilhões de toneladas/ano toneladas/segundo 1-Crise energética -escassez de petróleo e carvão -usinas nucleares inviáveis -Lixo atômico leva anos para degradar -usinas hidroelétricas limitadas 2-Produção excessiva de resíduos -lixo doméstico, industrial, hospitalar, etc. 30 bilhões de toneladas/ano toneladas/segundo

5 3-Deslocamento rápido do ser humano Logística adequada das empresas aéreas 4-Distribuição rápida da informação Internet de alta velocidade 5-Escassez na produção de alimentos Manutenção e geração da fome Excesso de população mundial 3-Deslocamento rápido do ser humano Logística adequada das empresas aéreas 4-Distribuição rápida da informação Internet de alta velocidade 5-Escassez na produção de alimentos Manutenção e geração da fome Excesso de população mundial

6 6-Poluição ambiental (ar, água, terra) Falta de compromisso dos países de 1o. Mundo com protocolos mundiais (Protocolo de Kyoto) 7-Aparecimento de novas doenças Aids, Alzheimer, Raiva urbana, Ebola, etc. 8-Descontrole da natalidade Ausência de uma política mundial de controle da natalidade 6-Poluição ambiental (ar, água, terra) Falta de compromisso dos países de 1o. Mundo com protocolos mundiais (Protocolo de Kyoto) 7-Aparecimento de novas doenças Aids, Alzheimer, Raiva urbana, Ebola, etc. 8-Descontrole da natalidade Ausência de uma política mundial de controle da natalidade

7 9-PRODUÇÃO EXCESSIVA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

8 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE 1900 O CRESCIMENTO DO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS DESDE – 9.000/ano – /ano – /ano (2.465 artigos por dia)

9 No passado, o conhecimento dobrava em dois ou três séculos. Atualmente, o conhecimento dobra a cada cinco anos.

10 Atualmente é fundamental saber que uma criança de sete anos de idade tem mais informações na memória do que um ser humano de setenta, há um ou dois séculos.

11 O curso de Medicina ministrado em 1950 tinha uma grade curricular de 6 anos. Em 2005 a grade curricular continua tendo os mesmos 6 anos. O curso de Medicina ministrado em 1950 tinha uma grade curricular de 6 anos. Em 2005 a grade curricular continua tendo os mesmos 6 anos.

12 Como manter-se atualizado frente a esta explosiva produção de conhecimento científico? DESAFIOS !!!

13 Como manter-se atualizado frente a falta de tempo disponível para os professores estudarem? DESAFIOS !!!

14 Como ministrar um curso de medicina atualmente com o mesmo tempo disponível para os alunos e professores de 1950? DESAFIOS !!!

15 Como ministrar um curso de medicina atualmente com o aparecimento de novas doenças e a estruturação de novas disciplinas? DESAFIOS !!!

16 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP 1o. Ano – 1260 horas 2o. Ano – 1368 horas 3o. Ano – 1386 horas 4o. Ano – 1468 horas 5o. Ano – 2140 horas 6o. Ano – 1920 horas ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP 1o. Ano – 1260 horas 2o. Ano – 1368 horas 3o. Ano – 1386 horas 4o. Ano – 1468 horas 5o. Ano – 2140 horas 6o. Ano – 1920 horas

17 Curso Básico – 2334 horas (24,46%) Curso Aplicado – 3148 horas (32,99%) Internato – 4060 horas (42,54%) – (3060 horas de atividades de ensino horas de atividades gerais) Total da carga horária – 9542 horas Curso Básico – 2334 horas (24,46%) Curso Aplicado – 3148 horas (32,99%) Internato – 4060 horas (42,54%) – (3060 horas de atividades de ensino horas de atividades gerais) Total da carga horária – 9542 horas ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

18 Curso Básico – 2334 horas (27,32%) Curso Aplicado – 3148 horas (36,85%) Internato – 3060 horas (35,82%) Total da carga horária – 8542 horas Curso Básico – 2334 horas (27,32%) Curso Aplicado – 3148 horas (36,85%) Internato – 3060 horas (35,82%) Total da carga horária – 8542 horas ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

19 QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 1-Aumentar o tempo do curso de graduação? 2-Diminuir o tempo do curso básico? 3-Cortar algumas disciplinas? QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 1-Aumentar o tempo do curso de graduação? 2-Diminuir o tempo do curso básico? 3-Cortar algumas disciplinas?

20 QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 4-Aumentar o tempo da residência médica? 5-Usar novas tecnologias de ensino para otimizar o tempo gasto com o aprendizado? QUAIS AS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DA MEDICINA NO MOMENTO ATUAL? 4-Aumentar o tempo da residência médica? 5-Usar novas tecnologias de ensino para otimizar o tempo gasto com o aprendizado?

21 EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica – Duas horas para explicar usando lousa e giz – Quarenta minutos utilizando um projetor de slide. EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica – Duas horas para explicar usando lousa e giz – Quarenta minutos utilizando um projetor de slide.

22 EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica – Quarenta segundos usando a multimídia. EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Assunto: Tétano - Fisiopatologia da toxina tetânica – Quarenta segundos usando a multimídia. Clique aqui para ver a Fisiopatologia da tetanospasmina Clique aqui para ver a Fisiopatologia da tetanospasmina

23 EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Cólera - Fisiopatologia da toxina da cólera – clique aqui clique aquiclique aqui Herpes simples recidivante – clique aqui clique aquiclique aqui Coqueluche – clique aqui clique aquiclique aqui EXEMPLO DE NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM Cólera - Fisiopatologia da toxina da cólera – clique aqui clique aquiclique aqui Herpes simples recidivante – clique aqui clique aquiclique aqui Coqueluche – clique aqui clique aquiclique aqui

24 CONSTATAÇÕESCONSTATAÇÕES Embora não tenhamos dados estatísticos, creio que pelo menos 90% das informações que aprendemos em sala de aula nunca serão recordadas. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p. Embora não tenhamos dados estatísticos, creio que pelo menos 90% das informações que aprendemos em sala de aula nunca serão recordadas. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p.

25 CONSTATAÇÕESCONSTATAÇÕES Os professores devem superar o vício de transmitir o conhecimento pronto, como se fossem verdades absolutas. Até porque, a cada dez anos, muitas verdades da ciência se tornam folclore e perdem seu valor. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p. Os professores devem superar o vício de transmitir o conhecimento pronto, como se fossem verdades absolutas. Até porque, a cada dez anos, muitas verdades da ciência se tornam folclore e perdem seu valor. Augusto Cury Pais brilhantes – professores fascinantes Editora Sextante, 2003, 171p.

26 CONSTATAÇÕESCONSTATAÇÕES Estudos realizados para descobrir como as pessoas aprendem e recordam estimam que: Retemos na memória cerca de 20% do que vemos, 40% do que vemos e ouvimos e 75% do que vemos, ouvimos e fazemos (interagimos). Estudos realizados para descobrir como as pessoas aprendem e recordam estimam que: Retemos na memória cerca de 20% do que vemos, 40% do que vemos e ouvimos e 75% do que vemos, ouvimos e fazemos (interagimos).

27 SABE-SE QUE: Aprendemos mais rápido, compreendemos melhor e retemos mais quando nossos órgãos dos sentidos são estimulados em seus múltiplos níveis.

28 CONCENTRAÇÃO DO ALUNO

29

30

31 Os professores estão presentes na sala de aula, os alunos estão em outro mundo!!! Quais são as causas??? Os professores estão presentes na sala de aula, os alunos estão em outro mundo!!! Quais são as causas??? MAIS DESAFIOS !!!

32 Síndrome do pensamento acelerado (SPA) A síndrome SPA gera uma hiperatividade de origem não genética caracterizada por ansiedade psicomotora, inquietação e agitação do pensamento. Síndrome do pensamento acelerado (SPA) A síndrome SPA gera uma hiperatividade de origem não genética caracterizada por ansiedade psicomotora, inquietação e agitação do pensamento. NOSSOS ALUNOS SÃO DIFERENTES?

33 1-TV – excesso de estímulo visual e sonoro 2-Excesso de informações 3-Cursinhos pré-vestibular 4-Paranóia do consumo e da estética (dificulta a interiorização e reflexão) 5-Uso excessivo da Internet 1-TV – excesso de estímulo visual e sonoro 2-Excesso de informações 3-Cursinhos pré-vestibular 4-Paranóia do consumo e da estética (dificulta a interiorização e reflexão) 5-Uso excessivo da Internet CAUSAS DA SPA

34 Os administradores das nossas Faculdades e Universidades estão realmente preocupados com o produto final a ser colocado no mercado? Que produto é esse? Os administradores das nossas Faculdades e Universidades estão realmente preocupados com o produto final a ser colocado no mercado? Que produto é esse? NOSSA ESTRUTURA ACADÊMICA É ADEQUADA?

35 Reitor e Vice-Reitor Diretor e Vice-Diretor Corpo docente Corpo técnico - administrativo ALUNOS – CLIENTES – INIMIGO!!! CONSELHO UNIVERSITÁRIO E CONGREGAÇÕES PARADIGMA TRADICIONAL

36 Reitor e Vice-Reitor Diretor e Vice-Diretor Corpo docente Corpo técnico - administrativo ALUNOS – PRODUTO – CIDADÃO!!! CONSELHO UNIVERSITÁRIO E CONGREGAÇÕES NOVO PARADIGMA

37 COMO OS VELHOS PROFESSORES VÃO ENSINAR MEDICINA PARA ESTA MOÇADA DE UM NOVO TEMPO? MAIS DESAFIOS !!!

38 1-Precisamos de um novo modelo de educação médica !!! 2-A ciência médica precisa ser reescrita dentro de um novo paradigma. 3-Os alunos precisam ser nossos parceiros na construção da sua cidadania. 4-Os alunos precisam estar motivados e compromissados com a construção do seu conhecimento. 1-Precisamos de um novo modelo de educação médica !!! 2-A ciência médica precisa ser reescrita dentro de um novo paradigma. 3-Os alunos precisam ser nossos parceiros na construção da sua cidadania. 4-Os alunos precisam estar motivados e compromissados com a construção do seu conhecimento. CONCLUSÕESCONCLUSÕES

39 4-Os administradores centrais, os conselhos da academia, os professores e os servidores precisam se conscientizar que o nosso principal produto é o aluno – nosso cliente. Sem eles a ACADEMIA deixará de existir. 5-O uso de diferentes mídias no ensino médico (papel, vídeo, CD, DVD, Internet) é imperativo e inadiável. Precisamos exercitar todos os órgãos dos sentidos. 4-Os administradores centrais, os conselhos da academia, os professores e os servidores precisam se conscientizar que o nosso principal produto é o aluno – nosso cliente. Sem eles a ACADEMIA deixará de existir. 5-O uso de diferentes mídias no ensino médico (papel, vídeo, CD, DVD, Internet) é imperativo e inadiável. Precisamos exercitar todos os órgãos dos sentidos. CONCLUSÕESCONCLUSÕES

40 6-O tempo disponível para o curso básico precisa ser revisto. 7-O exame ao doente deve iniciar-se no 2o. Ano; o internato no 4o. Ano. 9-No último ano, o aluno deve PROMOVER O EXERCÍCIO CLÍNICO DA MEDICINA saindo dos muros da Academia, pelo menos 6 meses, e trabalhar em projetos de Postos de Saúde, Campus avançados, etc. 6-O tempo disponível para o curso básico precisa ser revisto. 7-O exame ao doente deve iniciar-se no 2o. Ano; o internato no 4o. Ano. 9-No último ano, o aluno deve PROMOVER O EXERCÍCIO CLÍNICO DA MEDICINA saindo dos muros da Academia, pelo menos 6 meses, e trabalhar em projetos de Postos de Saúde, Campus avançados, etc. CONCLUSÕESCONCLUSÕES

41 Não são os mais fortes da espécie que sobrevivem, nem os mais inteligentes, mas sim os que respondem melhor às mudanças !!! CONCLUSÕESCONCLUSÕES Charles Darwin Charles Darwin

42 CONCLUSÕESCONCLUSÕES O homem é, por princípio, um poderoso agente provocador de mudanças no ambiente. Mas oferece, paradoxalmente, fortes resistências às mudanças de si mesmo !!! J. C. Caspari

43 CONCLUSÕESCONCLUSÕES A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das idéias antigas !!! John M. Keynes John M. Keynes

44 Escrevo para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência Augusto Cury Pais brilhantes, professores fascinantes Editora Sextante, 2002, 176p. Escrevo para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência Augusto Cury Pais brilhantes, professores fascinantes Editora Sextante, 2002, 176p. CONCLUSÕESCONCLUSÕES

45 Pela atenção, Muito obrigado!!! Pela atenção, Muito obrigado!!! Esta aula está disponível no endereço abaixo: Site: Esta aula está disponível no endereço abaixo: Site:


Carregar ppt "VI Semana Científica do Curso de Medicina da FURB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google