A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segurança na Internet Segurança na Internet ESTUDO BASEADO NOS INQUÉRITOS EFECTUADOS AOS ALUNOS DOS VÁRIOS CICLOS DE ENSINO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segurança na Internet Segurança na Internet ESTUDO BASEADO NOS INQUÉRITOS EFECTUADOS AOS ALUNOS DOS VÁRIOS CICLOS DE ENSINO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA."— Transcrição da apresentação:

1 Segurança na Internet Segurança na Internet ESTUDO BASEADO NOS INQUÉRITOS EFECTUADOS AOS ALUNOS DOS VÁRIOS CICLOS DE ENSINO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA FERNÃO DO PÓ Escola Básica e Secundária Fernão do Pó

2 Podemos tirar algumas conclusões dos questionários efectuados aos 267 alunos deste ciclo de ensino, questionados sobre as suas práticas no uso da Internet: A grande maioria possui computador e Internet. A utilização feita por estes alunos, nem sempre é feita de forma segura, uma vez que muitos possuem o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e a sua utilização é feita sem acompanhamento de um adulto, o que nestas idades é desaconselhado.

3 Verificamos que embora esta faixa etária de alunos corresponda a uma faixa ainda muito jovem, existem muitos alunos a utilizarem as redes sociais e a partilharem muitas informações sobre si por toda a rede. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:

4 Divisão da casa onde possuem o computador:

5 Internet em casa?

6 Horas por dia na Internet:

7 Pais estão presentes quando navegam?

8 Tipo de sites utilizados: Outros são na sua maioria Redes sociais.

9 Possuem ?

10 Dão o seu a desconhecidos?

11 O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?

12 Podemos inferir, dos 331 alunos questionados sobre as suas práticas no uso da Internet, de que a grande maioria possui computador e Internet. A utilização feita por estes alunos, que se encontram com idades entre os 12 e os 17 anos não é segura, uma vez que a grande maioria possui o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e utiliza-o sem acompanhamento de um adulto.

13 Muitos respondem fechar as janelas quando surge algo que não pretendiam e não darem o seu a desconhecidos, mas existem muitos alunos a utilizarem as redes sociais e a partilharem muitas informações sobre si por toda a rede. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:

14 Divisão da casa onde possuem o computador:

15 Internet em casa?

16 Horas por dia na Internet:

17 Pais estão presentes quando navegam?

18 Tipo de sites utilizados: Outros são na sua maioria Redes sociais.

19 Possuem ?

20 Dão o seu a desconhecidos?

21 O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?

22 Dos 233 alunos questionados podemos tirar algumas conclusões das suas respostas, nomeadamente de que todos possuem computador, e de que o número de alunos sem Internet é diminuto. Mais uma vez constatamos, tal como nos outros ciclos de ensino que a utilização feita por estes alunos, embora tenham uma idade e maturidade mais elevada, não é segura. A grande maioria possui o computador no seu quarto, e não num espaço comum à família, e utiliza-o sem acompanhamento de um adulto.

23 A utilização das redes sociais e a divulgação de informação que estas permitem continuam a ser aqui uma constante. Existe cuidado na divulgação do seu a desconhecidos, mas por exemplo, utilizando as redes sociais este pode ser facilmente descoberto. Podemos observar seguidamente alguns gráficos que ilustram estas informações recolhidas através dos questionários elaborados:

24 Divisão da casa onde possuem o computador:

25 Internet em casa?

26 Horas por dia na Internet:

27 Pais estão presentes quando navegam?

28 Tipo de sites utilizados: Outros são na sua maioria Redes sociais.

29 Possuem ?

30 Dão o seu a desconhecidos?

31 O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?

32 Dos 40 alunos questionados podemos resumidamente analisando as suas respostas e os gráficos obtidos que estes alunos possuem práticas idênticas `s dos vários ciclos de ensino analisados, nomeadamente o hábito de utilizar o computador no seu quarto sem qualquer tipo de acompanhamento,

33 Divisão da casa onde possuem o computador:

34 Internet em casa?

35 Horas por dia na Internet:

36 Pais estão presentes quando navegam?

37 Tipo de sites utilizados: Outros são na sua maioria Redes sociais.

38 Possuem ?

39 Dão o seu a desconhecidos?

40 O que fazem quando abrem conteúdo inapropriados?

41 Em suma: A utilização da Internet possui muitas vantagens. Analisando os dados que dispomos podemos dizer que na generalidade os nossos alunos possuem acesso à utilização das Novas Tecnologias e mais nomeadamente da Internet, o que se torna uma grande vantagem para eles quando utilizada na forma correcta. Na sua grande maioria os alunos possuem contas de e navegam para pesquisa na Internet, o que lhes permite ter ao seu dispor um número quase ilimitado de informações, o que se torna uma mais-valia para os mesmos.

42 Segurança na Internet Segurança na Internet ESTUDO EFECTUADO PELO GRUPO DE INFORMÁTICA Ano Lectivo: ESTUDO EFECTUADO PELO GRUPO DE INFORMÁTICA Ano Lectivo: Escola Básica e Secundária Fernão do Pó


Carregar ppt "Segurança na Internet Segurança na Internet ESTUDO BASEADO NOS INQUÉRITOS EFECTUADOS AOS ALUNOS DOS VÁRIOS CICLOS DE ENSINO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google