A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Educacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Educacional
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABORAÍ SUBSECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E ENSINO DIVISÃO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Orientação Educacional Qual é a minha missão? Prof. Ivo da Costa do Rosário

2 A escola precisa resgatar seu senso de missão.
Qual é o objetivo de tudo o que fazemos na escola? Por que eu existo na escola? O que posso fazer para que meu trabalho seja mais proveitoso e renda frutos?

3 Para que serve um Orientador Educacional?
Respostas frequentes: Um profissional que pode acabar com todos os problemas da escola; Um profissional que tem que conhecer todos os alunos problemas; Um profissional que contemporiza os atritos e conflitos na escola.

4 Origem desse pensamento
“A orientação educacional foi voltada mais para os alunos problemas, ou para resolver/ solucionar as situações desfavoráveis/ difíceis dentro da escola. Parece-me que a escola tem um programa/ projeto para cumprir e desenvolver e tudo que não acontece de acordo com o previsto ou atrapalhe o desejado ou passa a ser um caso para ser resolvido por alguém que ao enfrentar a situação faça-a voltar aos trilhos pedagógicos” (GRINSPUN, 2008, p. 12)

5 Orientador Educacional – profissional pesquisador
Pensava-se que a escola sempre oferecia o que havia de melhor, o professor dava tudo de si e o aluno é que não aprendia e era indisciplinado. O OE seria o responsável por resolver essa situação. Hoje, a orientação educacional tem o papel de mediação na escola, o OE analisa, discute, reflete com e para todos que atuam na escola – em especial os alunos, não com um tom preventivo, corretivo, mas com um olhar pedagógico.

6 Mais importante do que resolver o problema do José, que está suspenso, ou que está com notas baixas, é discutir e analisar o que leva um aluno a ser suspenso, ou que está com notas baixas. Quais são as oportunidades que a escola ofereceu, as metodologias utilizadas, a avaliação oferecida, o ritmo de aprendizagem do aluno etc. O OE é o responsável por, interdisciplinarmente, investigar entre fatos/ situações, ações / razões e emoções que levam o indivíduo a agir de determinada maneira, ou mesmo a própria instituição a agir de determinada forma.

7 Síntese das atribuições do OE
Incentivo/ estímulo à aquisição de saberes/ conhecimentos/ emoções; Discussão e análise da realidade histórica em que vivemos; Discussão e análise do imaginário/ das representações da realidade percebida; Identificação e valorização de meios, propostas e estratégias para superar as dificuldades e criar novas perspectivas de ação.

8 O OE ajuda mas não impõe, propõe, provoca, instiga.
Contribuições da Orientação Educacional O OE ajuda mas não impõe, propõe, provoca, instiga. O OE apóia as iniciativas de mudança, confia no grupo, pesquisa a própria prática. O OE dá voz aos alunos através de sua linguagem e de suas expressões, cria espaços para que esta voz seja ouvida e entendida. O OE organiza reuniões que podem ser momentos de partilha de dúvidas, angústias, troca de experiências, descobertas, estudos, pesquisas, organização de eventos, discussão de temas da realidade, discussão de temáticas da escola, organização de atividades complementares etc.

9


Carregar ppt "Orientação Educacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google