A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Mafrense SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alunas: Débora Weber Laís Faber Professora: Isabela Alves de Souza Série: 8ª Ano: abril de 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Mafrense SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alunas: Débora Weber Laís Faber Professora: Isabela Alves de Souza Série: 8ª Ano: abril de 2007."— Transcrição da apresentação:

1

2 Colégio Mafrense SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alunas: Débora Weber Laís Faber Professora: Isabela Alves de Souza Série: 8ª Ano: abril de 2007

3 O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados, constituído primeiramente pela Inglaterra, URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), França e Estados Unidos, e Eixo, onde Alemanha, Itália e Japão faziam parte.

4 Este importante conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão foi o último país a assinar o tratado de rendição e ainda sofreu um forte ataque do Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Término do conflito

5 A causa diplomática mais profunda da Segunda Guerra Mundial tem sua origem no Tratado de Versalhes, assinado entre as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial (Estados Unidos, Inglaterra, França) e os derrotados (a Alemanha e a Áustria). A Alemanha se viu despojada da Alsácia-Lorena (que havia conquistado na Guerra Franco- Prussiana de 1870), como teve de ceder à Polônia uma faixa de território que lhe dava acesso ao Mar Báltico (o chamado "corredor polonês"). Causas

6 A crise econômica que ocorreu no sistema capitalista mundial a partir de 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e abalou a economia mundial, fator mais poderoso para que houvesse o conflito. A crise levou os países capitalistas a tomarem medidas protecionistas visando salvar os mercados internos das importações estrangeiras, ocorrendo uma verdadeira guerra tarifária.

7 A conjuntura externa caótica e a situação interna de desespero conduzem Adolf Hitler (ditador alemão considerado o único responsável pela segunda guerra mundial, líder do movimento Nazista, queria a humanidade perfeita, a Raça Ariana) ao poder na Alemanha em Atuando implacavelmente, em menos de um ano, sufocou todos os movimentos oposicionistas (social-democratas, comunistas e liberais) dando início à "Revolução Nacional- Socialista", dando o nome de origem, o Partido Nazista, que tinha como objetivo fazer a Alemanha retornar ao grau de potência européia. O conflito

8 Para isso foi necessário romper com o Tratado de Versalhes, pois este, impedia a conquista do "espaço vital", como o rearmamento. Atenuava-se o desemprego e atendiam-se necessidades da poderosa burguesia financeira e industrial da Alemanha. Para evitar a má vontade das potências ocidentais, Hitler coloca-se como campeão do anticomunismo a nível mundial, assinando com o Japão e com a Itália o Pacto Anti-Comintern, cujo fim é ampliar o isolamento da URSS e, quando for possível, atacá-la.

9 Na Segunda Guerra Mundial, participaram vários países, divididos em dois grupos: Aliados e Potências do Eixo. 1) Nas Potências do Eixo estavam: Reino Unido, Estados Unidos da América, França, URSS, Polônia, China, Brasil (aliou-se em 1943, mas não pode participar diretamente, pois foi impedida pelos americanos, mas na era varguista, o apoio seria dado ao opositor). 2) Nos Aliados estavam: Alemanha, Itália, Japão e Espanha. As principais potências do grupo Aliados eram: China, URSS, Grã-Bretanha, EUA, França. Alguns países aliavam-se aos eixos por vários motivos, como, a China e a Itália, aliaram-se à Alemanha por causa de planos expansionistas. Opondo-se a esse ideal, entraram: Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, França. Países envolvidos

10 No fim da guerra, os Aliados (vencedores da Segunda Guerra Mundial), determinaram o pagamento dos prejuízos dos países durante a guerra, que cabia aos países derrotados, para reconstrução e indenização dos países vencedores, assinado no Tratado de Paz Cerca de 70% da infra-estrutura européia foi destruída. No fim da guerra, os Aliados (vencedores da Segunda Guerra Mundial), determinaram o pagamento dos prejuízos dos países durante a guerra, que cabia aos países derrotados, para reconstrução e indenização dos países vencedores, assinado no Tratado de Paz em Paris. Conseqüências

11 Além desse pagamento, a Alemanha teve todos os recursos financeiros e materiais transferidos para os americanos e a União Soviética (URSS), tendo, também, todas as indústrias desmanteladas para evitar um novo rearmamento, como forma de vingança. A BMW fabricava os aviões nazistas, como foi proibida de atuar na fabricação de aviões de guerra, passa a produzir automóveis, o símbolo lembra, pois na parte azulada representa o céu, e a parte branca as hélices dos aviões.

12 A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada. Houve a junção de comunidades internacionais que lutavam para manter a paz entre os países. Tais comunidades reuniram-se em Washington em 1942, após vários anos de planejamento onde foram representantes de 26 países, Franklin Delano Roosevelt, presidente norte-americano, incentivou a elaboração do primeiro projeto da entidade juntamente com outros americanos, ingleses, soviéticos e chineses.

13 A antecessora imediata das Nações Unidas foi a Liga das Nações, constituída em 28 de abril de 1919 na Conferência de Versalhes. Seu objetivo era solucionar as disputas internacionais mediante o arbítrio de um organismo coletivo e não pelo equilíbrio militar entre as potências, como ocorrera na Europa desde a paz de Vestfália, em 1648, até a primeira guerra mundial. A OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) foi criada, no contexto da Guerra Fria, teve o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia, Aliança Militar do Leste Europeu.

14 Anexos Roosevelt images/prh_01_img0066.jpg ges/Roosevelt.gif

15 II Guerra Mundial

16 Adolf Hitler

17 Bibliografia:


Carregar ppt "Colégio Mafrense SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Alunas: Débora Weber Laís Faber Professora: Isabela Alves de Souza Série: 8ª Ano: abril de 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google