A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ."— Transcrição da apresentação:

1 1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ Nivalde José de Castro Rubens Rosental

2 Objetivos 1- Apresentar e avaliar a experiência da disciplina Técnica de Pesquisa em Economia – TEPE desenvolvida no Instituto de Economia da UFRJ. 2- Apresentar os objetivos e resultados na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – na disciplina.

3 A experiência de TEPE no IE-UFRJ Primeiro contato com a Monografia 7˚período Disciplina TEPE – objetivos: –Orientar os alunos na escolha do tema e possíveis orientadores. –Apresentar a experiência de pesquisa e orientação de professores do Instituto de Economia. –Orientar nos procedimentos da pesquisa bibliográfica. –Capacitar os alunos na escrita da redação científica. –Qualificar os alunos nos procedimentos das normas de apresentação e estruturação do projeto de monografia e do capítulo 1 do tema da Monografia escolhida.

4 Monografia – Importância para Formação

5 Monografia – Escolha do Tema

6 Monografia – Orientador escolhido antes do curso

7 Monografia – Prazo estimado para a defesa

8 TEPE – Percepção do aluno em relação à disciplina

9 TEPE – Auxílio na elaboração da Monografia

10 Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Permitir e oferecer uma grande mobilidade espacial e temporal para os estudantes e professores. Criar e manter uma rede de comunicação eficiente. Oferecer um novo modus faciendi do processo de ensino-aprendizado.

11 Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação Recursos de TIC utilizados na disciplina: a) Plataforma Web-site – estruturada em pastas. b) Lista de discussão – criar uma rede de comunicação intra-turma

12 TEPE – Uso do Site - Plataforma

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 Conclusão Resultados mais significativos: 1) intensificação do processo de aprendizagem; 2) maior grau de responsabilidade do estudante; 3) ampliação e aprofundamento da relação orientado-orientador.


Carregar ppt "1º Seminário Nacional de Monografia A Utilização das Tecnologias de Informação na Disciplina de Técnicas de Pesquisa – a experiência recente no IE-UFRJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google