A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCHANDISING SAS 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCHANDISING SAS 1."— Transcrição da apresentação:

1 MERCHANDISING SAS 1

2 SEM DESRESPEITAR A LEGISLAÇÃO,
OUSAR E CRIAR, SEM DESRESPEITAR A LEGISLAÇÃO, É UMA ARTE

3 É uma atividade muito antiga
HISTÓRICO É uma atividade muito antiga IDADE MÉDIA = Exposição de mercadorias pelos portões e depois pelas paredes nas principais ruas da cidade; 1930 = Intensificou com o auto-serviço nos Estados Unidos, Sucesso de vendas as mercadorias expostas em vitrines; 1950 = Com a chegada dos supermercados o próprio layout era feito para dar destaque as mercadorias fortalecendo ainda mais o merchandising; 3

4 MERCHANDISE = MERCADORIA MERCHANDISER = NEGOCIANTE
MERCHANDISING = OPERAÇÃO COM MERCADORIAS 4

5 MERCHANDISING: - No PDV é a mídia mais rápida e eficaz.
- Conta com 3 elementos para concretizar a venda: 1- O CONSUMIDOR 2- O PRODUTO 3- O DINHEIRO As ferramentas estimulam a compra por impulso, despertam o desejo do consumidor em adquirir o produto. 5

6 CONCEITOS - É uma ação promocional ligada a presença física do produto; - É a operação de planejamento necessária para se pôr no mercado o produto ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade e preço certo; - É o conjunto de técnicas que são usadas para acelerar a decisão de compra do consumidor no PDV de maneira tal que aumente sua rotatividade; - É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores; - É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade. 6

7 É A VENDA SEM PALAVRAS 7

8 “Portanto, o que os olhos vêem, o coração sente”
8

9 OS CINCO SENTIDOS HUMANOS ( PERCEPÇÃO )
Aprendemos: 1,0% pelo PALADAR; 1,5% pelo TATO; 3,5% pelo OLFATO; 11,5% pela AUDIÇÃO; 83,0% pela VISÃO. Fonte: Veronis, Shler & Assoc. 9

10 MARKETING EXPERIENCIAL
É ORIENTADO PARA A CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS, PELA ESTIMULAÇÃO DA MENTE DO CLIENTE, DE SEUS SENTIDOS E DO SEU CORAÇÃO.

11 MARKETING EXPERIENCIAL
OS VALORES: - SENSORIAIS; EMOCIONAIS; COGNITIVOS; COMPORTAMENTAIS; RELACIONAIS SUBSTITUEM OS VALORES FUNCIONAIS.

12 MARKETING EXPERIENCIAL
ESTUDOS AFIRMAM: 30% DOS CONSUMIDORES DEFINEM A MARCA DO PRODUTO QUE COMPRARÃO NA PRÓPRIA LOJA; 10% DELES MUDAM DE IDÉIA E COMPRAM UMA MARCA DIFERENTE ; 20% COMPRAM CATEGORIAS QUE NÃO TINHAM A INTENÇÃO DE COMPRAR ANTES DE CHEGAR AO PDV.

13 MARKETING EXPERIENCIAL
AS CORES SÃO FONTES DE INFORMAÇÃO SENSAÇÃO LEMBRANÇAS

14 VISÃO SIGNIFICADO DAS CORES
MARKETING EXPERIENCIAL VISÃO SIGNIFICADO DAS CORES O preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, também se liga ao mistério e à fantasia. Hoje em dia com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.  O associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência.  O cinzento pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade. O Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico. O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

15 MARKETING EXPERIENCIAL
SIGNIFICADO DAS CORES O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança. O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma. O Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril. O Verde-claro significa contentamento e proteção. O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão. O Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade.

16 MARKETING EXPERIENCIAL
SIGNIFICADO DAS CORES O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias. O Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia. O Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescor. O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.    O Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito. O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

17 MARKETING EXPERIENCIAL
SIGNIFICADO DAS CORES O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.   O Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão. O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.       O prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

18 MARKETING EXPERIENCIAL
ILUMINAÇÃO

19 MARKETING EXPERIENCIAL
ESPELHOS

20 MARKETING EX PE RI EM CIAL
VITRINES

21 MARKETING EXPERIENCIAL
TATO

22 MARKETING EXPERIENCIAL
OLFATO

23 MARKETING EXPERIENCIAL
U D I Ç Ã O

24 MARKETING EXPERIENCIAL
D R

25 OBJETIVOS Criar um cenário para o produto/serviço
no ponto de venda, proporcionado maior giro nos estoques.

26 1 - Atrair mais clientes;
26

27 B) OBJETIVOS 2 - Vender mais por cliente; 27

28 B) OBJETIVOS 3 - Baixar os custos operacionais; 28

29 B) OBJETIVOS 4 - Aumentar a rotatividade dos produtos; 29

30 B) OBJETIVOS 5 - Obter maiores lucros 30

31 C) TÉCNICAS DE MERCHANDISING
1– NA COMUNICAÇÃO As indicações e identificações = Satisfação do cliente Placas suspensas que definem o grupo de produtos: - as de propaganda - as de vantagens TODAS BEM VISÍVEIS E LEGÍVEIS - as de oferta Placas verticais com algo escrito de baixo para cima têm 67,2% de boa visão, enquanto algo escrito de cima para baixo só tem 32,8% 31

32 2 - PREÇO É o maior fator estimulador de compra por impulso;
Sem a etiqueta de preço o consumidor perde o impulso; Preço baixo = giro ( anúncio em letras bem grande ); Preço alto = valoriza o produto ( anúncio discreto ); R$5,99 = confunde o consumidor R$5,95 = efeito positivo 32

33 3) VANTAGENS A INFORMAR Descontos, brindes, prêmios devem ser anunciados de forma simples e esclarecedora: errado: Compre aqui e ganhe uma surpresa Estamos com descontos sensacionais certo: Compre aqui e ganhe um super chaveiro Esta semana tudo com 20% de desconto 33

34 “VISIBILIDADE CRIA VENDAS”
Vantagens de uma exposição bem feita: a) Para o consumidor: - Facilita a compra; - Economiza tempo; - Lembra necessidades; b) Para o varejista: - Cria fidelidade à loja; Atrai novos consumidores; Aumenta sua lucratividade Valoriza o espaço de sua loja c) Para o fornecedor: - Aumenta a rotatividade dos produtos Cria fidelidade ao produto e à marca 34

35 4) EXPOSIÇÃO E AMBIENTAÇÃO DE LINHAS
Ambientes externos e as vitrines = atraem consumidores Ambientes internos = informam, seduzem e aclimatam o consumidor Existem dois tipos de exposição/ambientação: a) A Promocional/Cenográfica: Visa apenas aumentar o giro de produtos ou de categorias inteiras. ex.: decoração de verão ( linha de bronzeadores, guarda-sóis, biquinis, etc... ), produtos infantis 35

36 4) EXPOSIÇÃO E AMBIENTAÇÃO DE LINHAS
b) A Institucional: São feitas para criar o clima e cultivar a simpatia dos clientes. ex.: Papai Noel, Carnaval, Copa do Mundo ( benefício para a loja, altamente positiva e cativa o cliente). 36

37 5) TABLÓIDES E MALAS DIRETAS
São considerados a melhor mídia do PDV: Manter sincronia – Produto ofertado, desejo do consumidor e a região. Bairros populares tablóides POPS os preços são os mesmos em ambos os bairros, muda o Bairros classe A tablóides TOPS destaque promocional 37

38 6) MATERIAL PROMOCIONAL: DEVEM TER: - Comunicação simples e objetiva;
6) MATERIAL PROMOCIONAL: DEVEM TER: - Comunicação simples e objetiva; Cores vibrantes ou contrastantes; Texto curto, fácil, letras grandes; 38

39 6) MATERIAL PROMOCIONAL
MATERIAL MAIS COMUM: Displays, cartazes, bandeirolas indicadoras, placas, manequins, stands, letreiros, faixas de gôndola, móbiles CRITÉRIOS BÁSICOS PARA ATINGIR O MÁXIMO DE EFICÁCIA: Colocar em áreas de maior tráfego de público; Evitar conflito exposto x anunciado; Material no ângulo visual; Produto acessível ao consumidor 39

40 Criar um fluxo estimulante entre corredores e espaços;
7) NO LAY OUT DE LOJA Criar um fluxo estimulante entre corredores e espaços; Deve ser montado levando em conta o tipo e a classe de consumidor que se quer atingir; Sempre vão existir áreas positivas e negativas ÁREAS POSITIVAS: - Pisos ( escorregadios x abrasivos ); - Na parte central das gôndolas; - 4m depois da entrada da loja; - Pontas de gôndola; - Ilhas baixas; - Corredores largos; - Perto dos produtos de alta procura; - Corredores de Fluxo obrigatório; - Prateleiras na altura dos olhos; 40

41 ÁREAS NEGATIVAS: - Entrada da Loja;. - Saída da loja;
ÁREAS NEGATIVAS: - Entrada da Loja; Saída da loja; Início das gôndolas ( primeiros 40 cm ); Final das gôndolas ( últimos 40 cm ); Atrás dos balcões promocionais; Corredores apertados; Atrás de colunas ou perto de portas de acesso; Atrás de pilhas ou ilhas altas; à de 50 cm do chão; mais de 1,80 cm do chão; Perto do estacionamento dos carrinhos; áreas fora do fluxo normal OBSERVAÇÃO: "AS VEZES É MELHOR ESTAR NO PIOR LUGAR DA ARQUIBANCADA, DO QUE ESTAR FORA DO CIRCO." 41

42 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Demonstração do Produto: - Existe para que o consumidor sinta ou experimente o produto; 42

43 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Degustação do Produto: - Quando for alimento; 43

44 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Espaço no PDV: - Quanto maior a participação do produto na gôndola, maiores serão os resultados da venda; 44

45 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Estoque no PDV: - Alimentos = bom estoque Roupas = mostrar exclusividade 45

46 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Posição do Produto: - A altura do consumidor. Ponta de gôndola, Ilha; 46

47 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Preço: - Preço baixo = giro Preço alto = valoriza o produto. 47

48 8) DISPOSIÇÃO DE PRODUTOS
Embalagem: - Visual constrói o cenário; Ajuda a vender; Cor; Design; Tecnologia. 48

49 QUATRO OBJETIVOS: - SEPARAÇÃO: Sexo, cor, tamanho, preço e estilo;
QUATRO OBJETIVOS: - SEPARAÇÃO: Sexo, cor, tamanho, preço e estilo; VISIBILIDADE: 3m de distância; ACESSIBILIDADE: Fácil, não deve ser muito embaixo nem muito acima; DISPONIBILIDADE: Facilita a compra; Economiza tempo; Lembra necessidades; Quebra a monotonia. 49

50 Localização = melhor trânsito
9) PONTOS PRINCIPAIS A SEREM OBSERVADOS EM UMA EXPOSIÇÃO Localização = melhor trânsito 50

51 9) PONTOS PRINCIPAIS A SEREM OBSERVADOS EM UMA EXPOSIÇÃO
Agrupamento = separação por categoria de produto; Posicionamento = altura para olhar, alcance para pegar; 51

52 9) PONTOS PRINCIPAIS A SEREM OBSERVADOS EM UMA EXPOSIÇÃO
Comunicação = Sinalização com preço, oferta; Volume = Quantidade de mercadoria 52

53 10) TÉCNICAS PARA EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS OU EXIBITECNICA
Criar um clima para que o consumidor veja o produto: VITRINES ILHAS FEIRAS EXPOSIÇÕES SHOW ROOM STANDS SHOWS TV Ponto Normal: - Produto é colocado de forma permanente e onde o consumidor está acostumado a encontrá-lo. Localização junto à categoria à qual o produto pertence ex; vinho = no corredor de bebidas fortes 53

54 11 ) PONTO PROMOCIONAL OU EXTRA
Local onde o produto é exposto por tempo limitado: ex: vinho = colocado na ponta de gôndola do corredor dos queijos. 12) LOCALIZAÇÃO JUNTO OU LONGE DA CATEGORIA Expor o carvão junto com: espetos, farofa, molhos, aventais, alcool, todos próximos ao açougue. 54

55 13) DURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO EM PONTO EXTRA
No máximo por 30 dias, de preferência 15 e mudar o ponto por mais 15 dias. 14) AGRUPAMENTO Agrupar produtos por categoria ou segmento. O consumidor quer ver todas as opções, marcas e preços juntos. ex.: Todas as cafeteiras da Arno devem estar juntas pois são todas cafeteiras. 55

56 Produtos de consumo obrigatório ou Líderes de mercado;
15) ASSOCIAÇÃO - Calças perto dos cintos; - Molhos perto das massas; - Xampu perto dos sabonertes; - Camisa perto dos ternos; “ A ASSOCIAÇÃO DEVE ESTAR SEMPRE NA MENTE DE QUEM VAI MONTAR UMA VITRINE” 16) IMPULSORES Produtos de consumo obrigatório ou Líderes de mercado; Para desovar produtos encalhados colocar sempre à direita do líder 56

57 17) EMPILHAMENTO Para construir uma pilha de produtos no chão devemos observar: - Isolar do chão ( paletes) ; - Fazer uma boa base; - A linha de cima deixar incompleta; - Arrumações perfeitas inibem o comprador; - Deixar sempre um ponto de pega ao alcance do consumidor. 57

58 18) VOLUME - Ter bom volume de estoque; - Quanto for roupas: mostrar exclusividade - Deve ser compatível com a rotação; - Ter previsão; - Combinar com a promoção ( encher os olhos dos consumidores) 58

59 19) ÂNGULO DE VISÃO E PONTO DE PEGA
Altura máxima para colocar um produto = 2 metros Altura dos olhos = ângulo de visão, melhor local para expor ( 1,60 metros ); Altura das mãos ( ponto de pega ) = de 1 à 1,60 metros; Altura mínima = 0,50 cm. 59

60 20) ARRUMAÇÃO EM GÔNDOLA - Preencher todos os espaços com a altura adequada; - Seguir o movimento natural dos olhos como se estivesse lendo jornal: da esquerda para direita – de cima para baixo; - Produtos maiores a direita; - Produtos menores à esquerda; - Estar sempre à direita dos concorrentes; - Dar noção de ordem e alinhamento. 60

61 Deve ser evitada, confunde visualmente
21) VERTICALIZAÇÃO De cima para baixo ocupando todas as prateleiras. Proporciona impacto e clareza visual. 22) HORIZONTALIZAÇÃO Deve ser evitada, confunde visualmente 23) EM BLOCOS - Complica na escolha; Difícil visualização; - Serve para completar buracos ( está prevalecendo ) 61

62 Estar em perfeitas condições de higiene
24) RODÍZIO FIFO OU PEPS 25) LIMPEZA Estar em perfeitas condições de higiene 26) LOCAIS DE EXPOSIÇÃO Gôndolas ou prateleiras; vascas ou cestões ilhas 62

63 Ponta de Gondola Prateleira encostada na parede
Displays 63

64 Vitrines ( externa e interna)
Stands Corner Balcões/Mesas com roda Vitrines ( externa e interna) 64

65 27) VITRINISMO - Identificação com o consumidor;
27) VITRINISMO - Identificação com o consumidor; Tem que ser dinâmica e atrair olhares: - Trocar de 15 em 15 dias; Refletem a imagem e o estilo da loja; Estilo leva a julgar os preços 65

66 66

67 Decorar com cetim ou papel crepom empobrece;
Considerar: Profundidade, comprimento, lado do trânsito de veículos, fluxo de pedestre. distância entre produtos e o transeunte; Decorar com cetim ou papel crepom empobrece; Efeitos de iluminação, cores, temas; 67

68 Usar materiais inovadores, fundos e texturas que não apareçam mais que os produtos;
Evitar lotear o espaço entre diversos fornecedores e sim criar um plano único de imagem para compor um mesmo ambiente; 68

69 Vitrine sazonal precisa ser ousada e fazer as pessoas pararem e pensarem;
Ser fiel a alguma campanha na mídia, reviver os detalhes, criar ligação entre a imagem da propaganda e o merchandising; 69

70 Não expor produtos que não tem mais estoque, frusta o consumidor;
Não entupir de produtos. 70

71 D) MERCHANDISING X PROPAGANDA
Merchandising é um recall da propaganda; Reforça uma campanha na mídia; Mantém o consumidor atento; Propaganda sem ação no PDV = resultado duvidoso; Campanha bem feita x PDV sem expressão e concorrente com melhor merchandising = RISCO; 85% da decisão do consumidor é no PDV ( POPAI ); “O MERCHANDISING É O ÚLTIMO ESFORÇO DE MARKETING QUE AS EMPRESAS UTILIZAM PARA O CONSUMIDOR LEVAR SEU PRODUTO” 71

72 E) DICAS PARA UM BOM PLANO DE MERCHANDISING
Pesquise os pontos fortes e fracos da embalagem do material promocional, display e da localização; Encontre o diferencial entre o seu produto e o dos concorrentes; Identifique e atenda as necessidades de seu consumidor; Trace objetivos e planos de trabalho para os PDCs e calcule a porcentagem esperada; Faça avaliação dos resultados para medir acertos, erros, perdas, tendências sazonais e calcular riscos nas próximas ações; Ouça o consumidor e o varejista sobre o seu produto e o trabalho de merchandising; 72

73 7) Invista em novidades;
8) Crie materiais simples, fáceis de montar, compreensíveis e que não poluam as lojas; 9) Parceria com o trade ( varejo ) e desafie os limites impostos pelo varejista frente ao merchandising; 10) Agilidade para repor estoque; 11) Estimular a equipe a alcançar metas possíveis; 12) Dê cobertura a sua equipe; 13) Visita semanal aos PDVs. 73

74 14) Flexibilidade e descentralização de decisões;
15) Nâo corrigir falhas na política de preços com promoções. Promove o concorrente; 16) Exigir da agência contratada o feedback de atuação dos PDVs. 74

75 F) MATERIAIS DE MERCHANDISING
TEMPORÁRIOS São aqueles que ficam temporariamente no PDV. Materiais de vida curta, tempo de uma campanha: CARTAZES BANNER 75

76 ADESIVO BALÃO INFLÁVEL
FAIXA ADESIVO BALÃO INFLÁVEL MÓBILE DISPLAY 76

77 STOPPER FLOOR STICKER ( Película de vinil auto adesiva antiderrapante impressa com o logo do expositor para instalação no piso das áreas de circulação) 77

78 EXPOSITOR VERTICAL FREEZER GELADEIRA RACK
PERMANENTES Possuem uma vida longa, o tempo de permanência no PDV independe do tema da campanha. EXPOSITOR VERTICAL FREEZER GELADEIRA RACK LUMINOSO 78

79 PLACA TOLDO JOGOS DE MESA GUARDA-SOL 79

80 G) ATMOSFERA DE COMPRA Como criar uma atmosfera de compra:
ATMOSFERA = Percepção do ambiente por meio de: - Iluminação; - Cores; - Música; - Aromas para estimular respostas emocionais e percepções;

81 PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ATMOSFERA NA LOJA
Existem 5 princípios básicos para agradar o consumidor: Como o consumidor “vê” o PDV ( decoração / visibilidade ); Como se sente nele ( conforto, facilidades ); Como é atendido ( simpatia e disposição dos funcionários ); Como espera encontrar os produto ( localização, qualidade e preços ); Qual a impressão que vai levar, comprando ou não. IMPORTANTE: Os consumidores avaliam o PDV e os Produtos como um conjunto e é muito importante que ele se sinta bem dentro da loja (fidelizar). O merchandising no PDV é realizado por meio da criação de uma atmosfera que induza à compra por impulso.

82 ITENS NECESSÁRIOS PARA CRIAR UMA ATMOSFERA DE COMPRA
Fachadas, luminosos, vitrines, arquitetura; Música ambiente; Perfume ou aromas característicos; Iluminação, movimento, cores; Decoração, ambientação de cada seção; Pilhas de promoções, ofertas; Cartazes, sinalização; Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines; Espaços apropriados para andar sem bater nos outros; Ar condicionado, paisagismo; Uniforme dos funcionários; Variedade de produtos; Estacionamento fácil; Banheiros, áreas de descanso...; Bom atendimento;

83 CORES As combinações de cores devem atrair o público-alvo ou destacar mercadorias específicas: Crianças = Vermelho, azul, amarelo e verde; Adolescentes = Cores fortes e quentes; Esportistas = Cores radicais e vivas; Mulheres ( lingerie ) = Tons claros; Executivos = Cores cinza, azul-marinho, preto Importante: - Estar atento para a cor da moda ou estação; - Para grandes lojas, o importante é a clareza nas paredes, teto branco para economizar luz e os elementos de informativos dão a coloração necessária.

84 O ritmo da música consegue controlar o ritmos do tráfego da loja;
SOM ACRESCENTA A música cria envolvimento ATMOSFERA indispensável no ambiente. DEPRECIA O ritmo da música consegue controlar o ritmos do tráfego da loja; Manhã = músicas suaves e calmas ( ex. Pessoas maduras, 3ª idade ) Hora do Almoço = Compras rápidas rítmo acelerado ( trabalhadores em geral ) Tarde = Compras do mês ritmo atual mas leve ( ex. donas de casa ) Entre 17 e 19 hs = Hora do rush ritmo acelerado – compras rápidas p/ evitar filas Noite = ritmo suave e sossegado ( Lojas em geral, cliente tem tempo ) ritmo pesado ( entretenimento jovem )

85 LUZ A ILUMINAÇÃO É RESPONSÁVEL POR: - Clarear o ambiente
- Destacar mercadorias, - Decorar espaços especiais - Acompanhar o estilo e personalidade local - Transmitir sensação de limpeza - Disfarça partes desagradáveis - Mudar a cor do produto ( cosméticos ) - Muda o humor e o comportamento Pouca luz ou muita luz = atrai ou não atrai o cliente. Desestimula entrar = à comprar IMPORTANTE: Um plano de iluminação pode sugerir: CLASSE, PRIVACIDADE, ATENDIMENTO PERSONALIZADO ou AUTO-SERVIÇO, PRATICIDADE, DESCONTRAÇÃO

86 AROMA OBSERVAÇÃO: A maioria das decisões de compra é baseada na necessidade ou na emoção. 1º VISÃO 2º OLFATO QUE PROVOCA MAIS EMOÇÕES. ex. Perfume = Personalisa o ambiente; Lembra pessoas, desejos e sentimentos ( fome, saudade, desagrado, felicidade ) Supermercados: - Nas gôndolas de pipoca = Cheiro a pipoca Nas gôndolas dos salgadinhos = Cheiro de bacon ou similar Nas gôndolas dos sanitários = Cheiro forte de flores ( Provoca aumento de + / - 20% nas vendas )

87 EVITAR CHEIROS FORTES = TESTÁ-LOS ANTES PARA O AMBIENTE GERAL
AROMA EVITAR CHEIROS FORTES = TESTÁ-LOS ANTES PARA O AMBIENTE GERAL Cheiros desprezíveis = Peixaria, açougue = afastam e criam desconfiança na limpeza e conservação. Cheiros apetitosos = Forno de pães, pizzas, bolos. Máquina de assar frangos etc reforçam a vontade e o apetite = APROVEITAR ESTA OPORTUNIDADE PARA AS VENDAS

88 Adicionar movimento a uma decoração
promocional podem aumentar as vendas 107% Decoração promocional sem movimento podem aumentar as vendas. 54%

89 MERCHANDISING BÁSICO É FÁCIL, MAS PRECISA SER FEITO COM ATENÇÃO E DETALHAMENTO EM TODOS OS PONTOS DE VENDA QUE CONSEGUIR. ASSIM, FREQUENTANDO AS LOJAS, A CONSUMIDORA SE ACOSTUMARÁ COM SUA MARCA, SEUS PRODUTOS E SEUS SERVIÇOS, TORNANDO-SE FIEL E LEVANDO SUA EMPRESA AO SUCESSO. REGINA BLESSA

90 “TER IDÉIAS E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS É IMPORTANTE, MAS O QUE CONTA MESMO É A CAPACIDADE DE REALIZÁ-LAS”. Percy Barvenik

91 91


Carregar ppt "MERCHANDISING SAS 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google