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Prof.º Cátia Bernardes. Nascimento Nascimento 21 de abril de 1864 Erfurt, Alemanha Falecimento 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha Nacionalidade Alemã.

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1 Prof.º Cátia Bernardes

2 Nascimento Nascimento 21 de abril de 1864 Erfurt, Alemanha Falecimento 14 de junho de 1920 Munique, Alemanha Nacionalidade Alemã Ocupação Jurista, economista e sociólogo. Principais Trabalhos * A ética protestante e espírito do capitalismo * Sistema econômico e sociedade Cônjuge Marianne Schnitger

3 Prof.º Cátia Bernardes As ciências históricas e sociais pretendem explicar causalmente, além de interpretar de maneira compreensiva. Embora Weber acreditasse que os fenômenos obedecem certa regularidade causal tanto nas ciências naturais quanto nas humanas são é possível formular tipos de leis gerais para cada um dos dois grupos de disciplinas. Exemplo: A ética protestante e o espírito do capitalismo.

4 Prof.º Cátia Bernardes Outro princípio metodológico Weberiano: Aplicação do tipo ideal no tratamento da realidade O tipo ideal está ligado à noção de compreensão, pois é uma organização de relações inteligíveis. Weber propõe o tipo ideal como recurso metodológico capaz de recortar aspectos da realidade. A ética protestante e o espírito do capitalismo é um bom exemplo: Weber parte de uma descrição provisória e vai definindo gradualmente o que entende por espírito do capitalismo.

5 Prof.º Cátia Bernardes Essa compreensão sugere uma pergunta: em que medida as concepções religiosas influenciam o comportamento econômico das diferentes sociedades? Weber quis demonstrar que a conduta dos homens deve ser compreendida dentro do quadro de concepção que esses homens têm da existência. Comportamento econômico e comportamento religioso.

6 Prof.º Cátia Bernardes Partindo do princípio da existência de capitalismos, Weber define o “capitalismo ocidental” a partir do tipo ideal É a união do desejo de lucro e da disciplina racional que constitui historicamente o traço singular do capitalismo ocidental. Racionalização para obtenção de lucro. Partindo do princípio da existência de convicções religiosas, Weber define o “protestantismo como religião ética e racional. Weber quis provar que as concepções religiosas são determinantes da conduta econômica. Ética racional do protestantismo ascético.

7 Prof.º Cátia Bernardes A razão desse fato deve, portanto, ser buscada no caráter intrínseco e permanente das crenças religiosas e não apenas em suas temporárias situações externas na história e política. Uma vez definido o “espírito do capitalismo ocidental” e a “ética racional do protestantismo ascético”, Weber propõe- se a investigar qual a relação entre fenômenos culturais contemporâneos.

8 Prof.º Cátia Bernardes Weber entende que o Espírito do Capitalismo é constituído por uma ética peculiar, que segundo ele, pode ser explicada nitidamente por trechos do discurso de Benjamin Franklin ( ), um dos líderes da independência dos Estados Unidos. “Ganhar dinheiro dentro da ordem econômica moderna é, enquanto isso for feito legalmente, o resultado e a expressão da virtude e da eficiência de uma vocação”

9 Prof.º Cátia Bernardes Segundo a interpretação dada por Weber a esse texto, Benjamin Franklin expressa um utilitarismo (busca egoística do prazer individual). O aspecto mais interessante desse utilitarismo residiria no fato de que a ética de obtenção de mais e mais dinheiro é combinada com o estrito afastamento de todo gozo espontâneo da vida.

10 Prof.º Cátia Bernardes Com o objetivo de relacionar as idéias religiosas fundamentais do protestantismo com as máximas da vida econômica capitalista, Weber analisa alguns pontos fundamentais da ética calvinista, como a afirmação de que “ o trabalho constitui, antes de mais nada, a própria finalidade da vida”. Em síntese, a tese de Weber afirma que a consideração do trabalho (entendido como vocação constante e sistemática) como o mais alto instrumento de ascese (exercício prático que leva à efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral) e o mais seguro meio de preservação da redenção da fé e do homem deve ter sido a mais poderosa alavanca da expressão dessa concepção de vida constituída pelo espírito do capitalismo.


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