A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação - 2011

2 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PCOC- MARILIA MARCONDES DE MORAES SARMENTO E LIMA TORRES

3 IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE
Curso “Nos Territórios da Arte- Teatro, Música, Dança e Linguagem Contemporânea I e II” 2011 IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE

4 OBJETIVOS Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea; Problematizar as linguagens contemporâneas e a dilatação do conceito de Arte; Discutir a concepção dos cadernos de Arte (professor e aluno) e como trabalhar Teatro, Música, Dança e Artes Visuais nas aulas de Arte; Vivenciar situações de aprendizagem de experimentação e nutrição estética nas 4 linguagens.

5 JUSTIFICATIVA O curso está diretamente voltado para as principais necessidades do Currículo de Arte. Aprofundamento em Arte Contemporânea no âmbito do Currículo de Arte; Desenvolvimento de situações de aprendizagem em Teatro, Música e Dança e Artes Visuais

6 DURAÇÃO COMPOSTO DE 30 HORAS, EM 3 SÁBADOS, SENDO 24H PRESENCIAIS E 6H À DISTÂNCIA COM REALIZAÇÃO DE PORTIFÓLIO.

7 PÚBLICO ALVO Professores de Arte não contemplados no curso “Nos Territórios da Arte-Teatro, Música, Dança e Linguagem Contemporânea” no ano de 2010.

8 03-09-2011 aguardando autorização CENP
DATA PREVISTA Curso I Curso II aguardando autorização CENP

9 Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)
LOCAL Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

10 ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

11 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Linguagem Artística - Música.
Público alvo: Professores de Arte (um por escola). Objetivo:Implementar o currículo de arte, linguagem musical, nas Ues. Data prevista: Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, (auditório)

12 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Linguagem Artística-Dança
Público alvo: Professores de Arte (um por escola). Objetivo: Implementar o currículo de arte, linguagem de dança nas UEs. Data prevista: Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, (auditório)

13 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Inclusão de alunos portadores de deficiências por meio das linguagens artísticas. Público alvo: 1 PC e Professores de Arte (um por escola) que atuam direta ou indiretamente com alunos com deficiências. Objetivo: Utilizar a linguagem musical como meio de inclusão de alunos com deficiências. Data prevista: Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, (auditório)

14 ORIENTAÇÃO TÉCNICA OT. Poemas e Canções na Arte e na Língua Portuguesa. Público alvo: 1 professor de arte e 1 professor  de Língua Portuguesa do E.M. Objetivo: Promover a integração dos professores e conteúdos de arte e língua portuguesa por meio de estudos da linguagem musical.

15 OT POEMAS E CANÇÕES Data prevista14-06-2011 (tarde)
Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

16 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Público alvo: Professores da U.E.
Objetivo:Subsidiar o trabalho dos professores na UE. Cronograma: descentralizada_Marco2011.htm Local: Na unidade escolar.

17

18 PROJETO-LUGARES DE APRENDER

19 OBJETIVO Promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo

20 Para tanto, os professores receberão orientações por meio de material de apoio pedagógico, denominado Subsídios para o Desenvolvimento de Projetos Didáticos. Estes materiais apresentam uma sequência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes no currículo das séries e algumas disciplinas.

21 ESPECIFICIDADES DO PROJETO
Cada Diretoria de Ensino tem especificamente o “seu Lugar de Aprender”. Este lugar não pode distar mais do que 100 km da sua UE. As séries contempladas devem ter em acordo os conteúdos da disciplina com o local de visita, seja ele museu, parque, ou evento.

22 VERBA A escola receberá a verba na conta bancária da sua APM desde que não apresente nenhum problema de documentação ou pendências. Esta verba é dividida entre transporte e alimentação. A escola faz o agendamento com a empresa de ônibus e monta os kits de lanche para cada participante. A prestação de contas é realizada pela direção escolar.

23 MATERIAIS Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático: • 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas • 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais • 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras • 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções • 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações

24 JUSTIFICATIVA O Estado de São Paulo oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso.

25 LOCAIS DE VISITA EM 2009-Casa Martim Afonso em São Vicente.
EM Centro Cultural Museu Jóias da Natureza em São Vicente.

26 INÍCIO DAS VISITAS Data prevista para início das visitas do projeto:

27 PARA PARTICIPAR O diretor da UE enviará à Oficia Pedagógica, o termo de adesão , disponível no site do Cultura é Currículo, assinado e carimbado. Serão agendadas as visitas por ordem de entrega do termo na OP, pois as vagas são limitadas. A escola receberá a informação da data de sua visita via oficio do sr. Dirigente , no institucional da UE.

28 MONITORAMENTO Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

29 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Data prevista. 05-04-2011 Terça –feira.
1º turma- PC do E. F. São Vicente e Peruíbe das 8h30às 12h30. 2º turma – PC do E. F. Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, das 13h30 às 17h30. Local- Auditório da Diretoria de Ensino.

30 LINK DO PROJETO LUGARES DE APRENDER
%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx

31

32 Cinema Vai à Escola

33 OBJETIVOS Conhecer mais sobre o cinema estabelecendo diálogos com o currículo e o cotidiano escolar, tornando mais prazeroso e ampliando o repertório cultural. Entender o cinema como uma linguagem artística com características próprias. Oportunizar títulos diferenciados, fora dos circuitos comerciais, extra Hollywood.

34 MATERIAL 2 caixas com 20 DVDs cada uma, com diferentes títulos enviados em dois momentos , a 1º em 2008 e a 2º em 2010. 4 títulos com 10 volumes cada, perfazendo o total de 40 volumes, para subsidiar o trabalho do professor.

35 MONITORAMENTO Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

36 ORIENTAÇÃO TÉCNICA Data prevista 24-05-2011 Terça-feira
1º turma- PC do E. M. e 1 prof. de Arte de São Vicente e Peruíbe, das 8h30às 12h30 – 2ºturma- PC do E.M. e 1 prof. de Arte de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém das 13h30 às 17h30. Local- Auditório da DE Região São Vicente

37 LINK s%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx: //

38 ESCOLA EM CENA O projeto Escola em Cena destina-se a professores e alunos da rede estadual paulista de ensino e tem como objetivos organizar ações para o acesso de alunos e professores a produções de teatro e dança e orientar as escolas para que essas atividades culturais sejam articuladas significativamente ao desenvolvimento do currículo.

39 PARA PARTICIPAR Projeto Escola em Cena é por adesão e depende da programação de espetáculos das instituições parceiras em cada região do Estado. As vagas são divulgadas pela Diretoria de Ensino. As escolas receberão repasse de verba via APM. As vagas são limitadas. Elas são disponibilizadas às escolas de acordo com a oferta feita pela instituição cultural parceira.

40 LINK-CULTURA É CURRÍCULO-ESCOLA EM CENA
%20em%20Cena/Escola_cena.aspx?menu=26

41 FESTIVAL DO MINUTO e MINUTEEN
Festival para criação de filmes com um minuto de duração aberto ao público e a alunos do Ensino Médio Ensino Fund. Criado no Brasil em 1991, é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. Em 2007, o Festival tornou-se permanente, recebendo filmes online. Mensalmente novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro. Todos os vídeos são avaliados por uma equipe de curadores e só depois publicados no site.

42 LINK-FESTIVAL DO MINUTO
uto/index.php

43 CONTEÚDO DE ARTE E ORIENTAÇÕES

44 ARTE-ESCOLA

45 DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO CURRÍCULO

46 FIM


Carregar ppt "DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO SÃO VICENTE. Plano de Ação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google