A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE  Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea;  Problematizar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE  Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea;  Problematizar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE

4  Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea;  Problematizar as linguagens contemporâneas e a dilatação do conceito de Arte;  Discutir a concepção dos cadernos de Arte (professor e aluno) e como trabalhar Teatro, Música, Dança e Artes Visuais nas aulas de Arte;  Vivenciar situações de aprendizagem de experimentação e nutrição estética nas 4 linguagens.

5 O curso está diretamente voltado para as principais necessidades do Currículo de Arte.  Aprofundamento em Arte Contemporânea no âmbito do Currículo de Arte;  Desenvolvimento de situações de aprendizagem em Teatro, Música e Dança e Artes Visuais

6  COMPOSTO DE 30 HORAS, EM 3 SÁBADOS, SENDO 24H PRESENCIAIS E 6H À DISTÂNCIA COM REALIZAÇÃO DE PORTIFÓLIO.

7  Professores de Arte não contemplados no curso “Nos Territórios da Arte-Teatro, Música, Dança e Linguagem Contemporânea” no ano de 2010.

8  Curso I     Curso II    aguardando autorização CENP

9  Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

10

11  Linguagem Artística - Música.  Público alvo: Professores de Arte (um por escola).  Objetivo:Implementar o currículo de arte, linguagem musical, nas Ues.  Data prevista:  Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378. (auditório)

12  Linguagem Artística-Dança  Público alvo: Professores de Arte (um por escola).  Objetivo: Implementar o currículo de arte, linguagem de dança nas UEs.  Data prevista:  Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378 (auditório)

13  Inclusão de alunos portadores de deficiências por meio das linguagens artísticas.  Público alvo: 1 PC e Professores de Arte (um por escola) que atuam direta ou indiretamente com alunos com deficiências.  Objetivo: Utilizar a linguagem musical como meio de inclusão de alunos com deficiências.  Data prevista:  Local:Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho, 378 (auditório)

14  OT. Poemas e Canções na Arte e na Língua Portuguesa.  Público alvo: 1 professor de arte e 1 professor de Língua Portuguesa do E.M.  Objetivo: Promover a integração dos professores e conteúdos de arte e língua portuguesa por meio de estudos da linguagem musical.

15  Data prevista (tarde)  Data prevista (tarde)  Local: Diretoria de Ensino- Rua João Ramalho 378 (auditório)

16  Público alvo: Professores da U.E.  Objetivo:Subsidiar o trabalho dos professores na UE.  Cronograma:  descentralizada_Marco2011.htm descentralizada_Marco2011.htm  Local: Na unidade escolar.

17

18

19  Promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo

20  Para tanto, os professores receberão orientações por meio de material de apoio pedagógico, denominado Subsídios para o Desenvolvimento de Projetos Didáticos.  Estes materiais apresentam uma sequência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes no currículo das séries e algumas disciplinas.

21  Cada Diretoria de Ensino tem especificamente o “seu Lugar de Aprender”.  Este lugar não pode distar mais do que 100 km da sua UE.  As séries contempladas devem ter em acordo os conteúdos da disciplina com o local de visita, seja ele museu, parque, ou evento.

22  A escola receberá a verba na conta bancária da sua APM desde que não apresente nenhum problema de documentação ou pendências.  Esta verba é dividida entre transporte e alimentação.  A escola faz o agendamento com a empresa de ônibus e monta os kits de lanche para cada participante.  A prestação de contas é realizada pela direção escolar.

23  Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático: 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações

24 O Estado de São Paulo oferece uma infinidade de opções culturais à população. Contudo, grande parte dos alunos da escola pública não tem acesso a elas. Por ser a cultura parte do patrimônio das sociedades, é função da escola fazer com que seus alunos reconheçam esses locais, como também que a eles tenham acesso.

25  EM 2009-Casa Martim Afonso em São Vicente.  EM Centro Cultural Museu Jóias da Natureza em São Vicente.

26  Data prevista para início das visitas do projeto: 

27  O diretor da UE enviará à Oficia Pedagógica, o termo de adesão, disponível no site do Cultura é Currículo, assinado e carimbado.  Serão agendadas as visitas por ordem de entrega do termo na OP, pois as vagas são limitadas.  A escola receberá a informação da data de sua visita via oficio do sr. Dirigente, no institucional da UE.

28  Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

29  Data prevista.  Terça –feira.  1º turma- PC do E. F. São Vicente e Peruíbe das 8h30às 12h30. 2º turma – PC do E. F. Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, das 13h30 às 17h30.  Local- Auditório da Diretoria de Ensino.

30  %20de%20Aprender/lugares_aprender.aspxculturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Lugares %20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx

31

32

33  Conhecer mais sobre o cinema estabelecendo diálogos com o currículo e o cotidiano escolar, tornando mais prazeroso e ampliando o repertório cultural.  Entender o cinema como uma linguagem artística com características próprias.  Oportunizar títulos diferenciados, fora dos circuitos comerciais, extra Hollywood.

34  2 caixas com 20 DVDs cada uma, com diferentes títulos enviados em dois momentos, a 1º em 2008 e a 2º em  4 títulos com 10 volumes cada, perfazendo o total de 40 volumes, para subsidiar o trabalho do professor.

35  Ao final do ano letivo ou em data estipulada pelo Sr. Dirigente, deverá ser enviado à Oficina Pedagógica um portfólio relatando o trabalho desenvolvido.

36  Data prevista  Terça-feira  1º turma- PC do E. M. e 1 prof. de Arte de São Vicente e Peruíbe, das 8h30às 12h30 – 2ºturma- PC do E.M. e 1 prof. de Arte de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém das 13h30 às 17h30.  Local- Auditório da DE Região São Vicente

37  s%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx: // s%20de%20Aprender/lugares_aprender.aspx: //

38  O projeto Escola em Cena destina-se a professores e alunos da rede estadual paulista de ensino e tem como objetivos organizar ações para o acesso de alunos e professores a produções de teatro e dança e orientar as escolas para que essas atividades culturais sejam articuladas significativamente ao desenvolvimento do currículo.

39  Projeto Escola em Cena é por adesão e depende da programação de espetáculos das instituições parceiras em cada região do Estado.  As vagas são divulgadas pela Diretoria de Ensino.  As escolas receberão repasse de verba via APM.  As vagas são limitadas. Elas são disponibilizadas às escolas de acordo com a oferta feita pela instituição cultural parceira.

40  %20em%20Cena/Escola_cena.aspx?menu=26culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Escola %20em%20Cena/Escola_cena.aspx?menu=26

41  Festival para criação de filmes com um minuto de duração aberto ao público e a alunos do Ensino Médio Ensino Fund.  Criado no Brasil em 1991, é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. Em 2007, o Festival tornou-se permanente, recebendo filmes online.  Mensalmente novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro. Todos os vídeos são avaliados por uma equipe de curadores e só depois publicados no site.

42  uto/index.phpwww.minutefestival.com/festivaldomin uto/index.php

43

44

45

46


Carregar ppt "IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTE DA SEE  Discutir a concepção do Currículo de Arte e sua relação direta com a Arte Contemporânea;  Problematizar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google