A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos, fontes e paradigmas. História não se trata de fatos, se trata de quem escreveu a história. O presente influencia o olhar sobre o passado História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos, fontes e paradigmas. História não se trata de fatos, se trata de quem escreveu a história. O presente influencia o olhar sobre o passado História."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos, fontes e paradigmas

2 História não se trata de fatos, se trata de quem escreveu a história. O presente influencia o olhar sobre o passado História como uma ciência dinâmica e não engessada

3 Historiografia: Disciplina que estuda a escrita da história. - Estuda-se as variadas interpretações sobre a história e os contextos em que os autores escreveram seus textos. A pesquisa dos historiadores é feita a partir de fontes históricas - Tipos de fontes: documentos oficiais, achados arqueológicos, cartas, escritos, fotografias, tumbas Qualquer resquício material da presença humana pode ser uma fonte histórica - A fonte não é um fato em si, ela precisa ser interpretada.

4 Onde está o Trotsky???

5 O estudo da história nos ajuda a olharmos os acontecimentos a nossa volta com um olhar mais apurado e com o senso crítico mais afiado Sendo seres pensantes, somos melhores cidadãos! - Tomamos consciência das desigualdades sociais, do abuso de poder, dos preconceitos e que a história não é feita pelas personalidades, mas pelo povo.

6 A Várias maneiras de pensar o tempo - Cíclico ou linear. Calendários - Cristão, Judaico, Islâmico... Periodização tradicional Pré-História Idade antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea

7 Positivismo:História como ciência. Pesquisa imparcial e objetiva. Fontes oficiais. História política. História dos grandes heróis e das datas. Marxismo: História movida pela luta de classes. Antagonismo entre classe dominante e classe dominada. Tudo é influenciado pela economia. Escola de Annales: História não só política. Abrangência de fontes, abrangência de temas, predominância da cultura.

8 A história de toda a sociedade até aqui (4*) é a história de lutas de classes. (4*) [Homem] livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo [Leibeigener], burgueses de corporação [Zunftbürger] (5*) e oficial, em suma, opressores e oprimidos, estiveram em constante oposição uns aos outros, travaram uma luta ininterrupta, ora oculta ora aberta, uma luta que de cada vez acabou por uma reconfiguração revolucionária de toda a sociedade ou pelo declínio comum das classes em luta. (5*)

9


Carregar ppt "Conceitos, fontes e paradigmas. História não se trata de fatos, se trata de quem escreveu a história. O presente influencia o olhar sobre o passado História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google