A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Surubim, 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Surubim, 2014."— Transcrição da apresentação:

1 FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Surubim, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO MEDIADORA: PROF.ª MS PATRÍCIA GOMES GERMANO MESTRANDAS: EDINA HENRIQUE DA SILVA BATISTA ÉLIDA FERREIRA LINS ELISANGELA DE OLIVEIRA LOPES

2 Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

3 Saber acolher; Motivar; Mostrar valores; Colocar limites; Gerenciar atividades. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

4 Organizar processos de ensino e aprendizagem diante das tecnologias móveis, de forma qualitativa, atraente e interessante dentro e fora da sala de aula. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

5 Por que tudo tem que acontecer dentro da sala de aula, em horários e ritmos predeterminados? Como ensinar numa sala onde os alunos acessam qualquer informação ao vivo? O que fazer nos ambientes digitais e nos presenciais? Como organizar um currículo inovador com alunos que possuem redes informais de aprendizagem e de comunicação tão interessantes? Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

6 Entregar tablets e netbooks para professores e alunos é uma mudança superficial, periférica. Esse fato não se constitui numa mudança significativa para o espaço escolar, uma vez que a estes materiais não é dado o devido uso, pelo não preparo dos profissionais para agirem técnica e pedagogicamente com estes recursos. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran ).

7 As tecnologias trazem muitas possibilidades, mas, sem ações de formação sólidas, constantes e significativas, boa parte dos professores tende, após a empolgação inicial, a um uso mais básico, conservador - repositório de informações, publicação de materiais - enquanto os alunos podem seguir utilizando-as para inúmeras formas e redes de entretenimento,como jogos, vídeos e conversas online. Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

8 Contradição de uma tecnologia móvel no espaço fixo como a sala de aula; Como conciliar mobilidade e espaços e tempos previsíveis? Por que precisamos estar juntos para aprender? Reverter o modelo de educação industrial vigente em prol de uma educação menos premeditada. O fim da educação industrial com o intuito de uma educação pautada em momentos flexíveis de aprendizagem. Mudar a organização da escola e dos espaços de aprendizagem é um transtorno para pais, professores, gestores, governantes... A escola não muda por inércia e por conveniência (Moran).

9 [...] a orientação no mundo permanece no sentido contrário: aumenta-se o número de horas que os alunos permanecem na escola (tempo integral) e continua-se colocando como modelo de educação os países nórdicos, que valorizam muito mais o professor (importantíssimo) e resolvem tudo na sala de aula com poucas tecnologias (aqui está um dos desafios da mudança). A escola não muda por inércia e por conveniência (Moran).

10 A escola precisa entender que uma parte cada vez maior da aprendizagem pode ser feita sem estarmos na sala de aula e sem a supervisão direta do professor. Poderíamos ensinar e aprender somente indo dois ou três dias por semana a uma escola e continuar aprendendo através das inúmeras possibilidades dos ambientes online. A escola não muda por inércia e por conveniência (Moran).

11 Troca das metodologias de transmissão pela aprendizagem colaborativa; Combinação de currículo no ambiente digital com as atividades em sala de aula em regime de integração, indissociabilidade e valoração comum; Diminuição do tempo do educando em sala de aula e melhor utilização dos ambientes virtuais direcionados; A escola não muda por inércia e por conveniência (Moran).

12 Viveremos nestes próximos anos um rico processo de aprendizagem na sala de aula focando mais a pesquisa em tempo real, as atividades individuais e grupais online[...] Demorará mais do que gostaríamos, mas a chegada das tecnologias móveis à sala de aula é como um cavalo de Tróia. Em curto prazo parece que pouco vai mudar; mas em médio prazo nos obrigará a reorganizar o tempo, o espaço e a forma de ensinar e aprender. A escola não muda por inércia e por conveniência (Moran).

13 MORAN, José Manuel. Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em: conseguirao-mudar.html Data de acesso: 30/03/ conseguirao-mudar.html Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).

14 Obrigada pela atenção! Educar é, simultaneamente, fácil e difícil, simples e complexo (Moran).


Carregar ppt "FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Surubim, 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google