A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros."— Transcrição da apresentação:

1 Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros e desacertos Quem não conhecer o conceito de espaço total, em uma visão ecológica, estará fadado a grandes erros e desacertos. É nesse momento que a metodologia de previsão de impactos – especificada caso a caso – torna-se fundamental e indispensável. No Brasil, a despeito da selvageria do capitalismo vigente, já existe uma consciência técnica, científica, social, jurídica e éticohumanitária suficiente para perceber as expectativas da sociedade, ao lado das aspirações nervosas dos excluídos. Daí ser possível criticar projetos anti-sociais ou antieconômicos, reajustar projetos incompletos e apoiar prioritariamente os projetos criativos que possam servir ao maior número de brasileiros, independentemente das classes sociais, provincianismos, partidos políticos e técnicos autoritários e comprometidos. AZIZ NACIB ABSÁBER atualmente é professor emérito da FFLCH/USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados/USP SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL - OUTUBRO 2003

2 A importância da criação do INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DO MÉDIO PARANAÍBA - ICAMP A mais importante função do ICAMP talvez seja quebrar a perversa tradição da reserva de poder que dificulta o acesso às informações necessárias para o exercício pleno da cidadania.

3 ? ? Quem está cuidando dos interesses comuns aqui. CUIDANDO DOS INTERESSES COMUNS AQUI

4

5

6

7 MARGEM DIREITA DO PARANAÍBA - GOIÁS MG SÃO SIMÃO CACHOEIRA DOURADA ITUMBIARA EMBORCAÇÃO MG T

8 MARGEM ESQUERDA DO PARANAÍBA – MINAS GERAIS SÃO SIMÃO CACHOEIRA DOUTRADA ITUMBIARA MG

9 Principais barragens da Bacia do Paranaíba em MG

10

11 Bacia do Paranaíba Minas \ Goiás

12 INTERESSES FORMAIS INTERESSES NÃO-FORMAIS INTERESSES ESCUSOS INTERESSES FORMAIS

13 Emergia da rede de cursos dágua baseada na convergência do fluxo de emergia de montante para jusante. SPATIAL ANALYSIS ANÁLISE ESPACIAL David R. Tilley Biological Resources Engineering University of Maryland Wayne T. Swank USDA Coweeta Hydrologic Lab, NC Mark T. Brown Environmental Engineering Sciences University of Florida

14 E M ERGIA : uma medida do trabalho envolvido na produção dos ecossistemas. E M ERGIA é toda a energia necessária para um ecossistema produz um recurso (energia, material, serviço da natureza, serviço humano). Enrique Ortega – FEA\UNICAMP /fea/ortega/homepage.htm

15 TEMPORAL ANALYSIS ANÁLISE TEMPORAL Equações de simulação energética, eMergética e de transformidades. Modelos de desenvolvimento de equações para sistemas energéticos Equações de simulação emergética e transformidades para variáveis agregadas ao sistema

16 SYSTEM OPTIMIZATION OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA Otimização da recreação, extrativismo, e funções ecológicas de máximos benefício e sustentabilidade. Recreation Investment (F C ) Timbering Effort (F w )

17 CONCLUSIONS - CONCLUSÕES Esforços para equilibrar as atividades da bacia devem se basear em equidade na aplicação de recursos e compatibilidade de investimentos externos com a capacidade interna de aproveitamento. Análise eMergética espacial demonstrando o valor crescente do aproveitamento da rede rio abaixo. Analise eMergética temporal demonstrando que a acumulação da qualidade é muito menor que a de biomassa. A otimização dos serviços florestais quanto a produtividade total foi determinada usando-se uma função que é o produto dos benefícios.

18 Agenda 21 do Brasil: documentos programáticos 1. Agricultura Sustentável; 2. Cidades Sustentáveis; 3. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável; 4. Infra-estrutura e integração regional; 5. Gestão dos recursos naturais; 6. Redução das desigualdades sociais.

19 ORGÃOS OPERADORES – Nós da Rede INTERESSE ÓRGÃO ARTICULADOR DA REDE ICAMP BACIA DO PARANAÍBA

20 Art. 3º. O instituto trabalhará para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.


Carregar ppt "Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google