A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO"— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
Niterói 10/09/ 2002

2 I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
TURISMO E DESENVOLVIMENTO COM BASE LOCAL ADYR BALASTRERI RODRIGUES Departamento de Geografia-USP

3 Movimento do turismo internacional
(em milhões)

4 TURISMO INTERNACIONAL NO BRASIL
Em milhões

5 TURISMO NO BRASIL Dados e Metas Turismo Interno - pessoas
,2 milhões ,0 milhões ,0 milhões Internacional - pessoas ,4 milhões ,5 milhões META TOTAL- 58,5 milhões Volume de recursos-R$ 33,0 bilhões

6 Desenvolvimento e crescimento econômico
Volume de recursos significa necessariamente desenvolvimento socioespacial? Como conciliar: eficácia econômica, justiça social e valorização socioambiental ,via turismo? Até que ponto os megaempreendimentos significam inclusão social?

7 Categorias geográficas de análise
Lugar - um recorte espacial do mundo vivido, cujos valores , experiências e aspirações expressam o sentido da vida, individual e coletiva. Território - recorte espacial conotação geopolítica conexões de rede - captura conotação de mundo vivido

8 PACTO TERRITORIAL Pacto territorial- desenho de cenários envolvendo um projeto coletivo Atores locais numa rede de relações, estabelecendo vínculos de cooperação Conhecimento socialmente distribuído - processo de aprendizagem coletivo Criar, adquirir, acumular, usar e transmitir conhecimento As palavras de ordem são criatividade e solidariedade

9 ORDENAMENTO TERRITORIAL
Capital social - complexo de instituições ,costumes e relações de confiança que alavancam o desenvolvimento. Estratégias que sinalizam o empreededorismo, fazendo dos territórios ambientes renovadores: necessidade de combinar conflito com participação; necessidade de combinar concorrência com cooperação; necessidade de combinar conhecimento local e prático (senso comum) com conhecimento cientifico. (BRUSCO,1990)

10 Pilares do desenvolvimento com base local
Síntese 1. Sustentabilidade em todas as suas dimensões 2. Pretende ser um contraponto à globalização 3. Atitudes inovadoras baseadas no conhecimento 4. Objetiva outorgar aos seres humanos sua dignidade como pessoa

11 Os quatro marcos do desenvolvimento
valórico Marco sinérgico Democracia Justiça Ética Solidariedade Comunidade Consciência coletiva Identidade Objetivo central: ser humano Recursos Emprego Distribuição Tecnologia Capital cognitivo, cultural, simbólico cívico,institucional Marco material Marco endógeno

12 Deveres do Estado Criar um espaço político para discussão
dos projetos-cogovernabilidade Mediar e tentar resolver situações de conflito Implementar instrumentos jurídicos regulamentares como o Plano Diretor com a Lei Orgânica Municipal Oferecer apoio amplo aos movimentos de base Acolher as demandas e representações através de plebiscitos,referendos,conselhos, comitês

13 Mobilizando a comunidade
Ações e estratégias O conhecimento das especificidades locais O incentivo aos agentes de mudança O engajamento efetivo como meta A participação ao longo de todo o projeto A consciência dos riscos dos investimentos A relação entre lucro e conservação ambiental O controle e a avaliação de todos os resultados A distribuição eqüitativa dos benefícios

14 Desenvolvimento socioespacial
Conceito Pacto territorial da comunidade de valorização e apropriação dos recursos materiais e imateriais num projeto de desenvolvimento auto-centrado, através de um movimento participativo e articulado dos diversos segmentos sociais, visando à eficiência econômica, à prudência ecológica, à preservação cultural e à justiça social.

15 Recomendações aos bacharéis em turismo
Valorização da profissão - consistência, qualidade , eficiência e dignidade Lutar contra o preconceito - glamour Ter humildade profissional - aprender sempre Cultivar o espirito de equipe - evitar o corporativismo Ser criativo e inovador Assumir comprometimento social

16 Recomendações para pesquisa
Pesquisa-ação - pesquisa comprometida Pesquisa como ato de coragem: humildade e ousadia Razão crítica superpondo-se à razão instrumental Produção do conhecimento no sentido de transformação social Arqueologia virtual presente - o que não foi feito e por que não foi feito - porque as possibilidades do mundo não se realizaram Utopia experimental

17 Agradecida pela atenção
MUITO SUCESSO!!! Adyr Balastreri Rodrigues Departamento de Geografia-USP


Carregar ppt "I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google