Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Matriz de Avaliação de Educação Musical
INSTITUTO PIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget – Arcozelo (Decreto-Lei n.º 468/88, de 16 de Dezembro) Matriz de Avaliação de Educação Musical Discentes: Andreia Carvalho; António Costa; João Alves; Luciano Soares; José Cardoso; Paulo Sousa Vila Nova de Gaia, Fevereiro 2011
2
In: “Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem”/IIE
Tempos houve em que, vista à distância, a vida dos professores era tranquila: os alunos, disciplinados, acatavam obedientemente as ordens do professor, acreditavam em tudo o que ele dizia e submetiam-se, com maior ou menor contestação surda, às classificações afixadas nas pautas. In: “Pensar avaliação, melhorar a aprendizagem”/IIE Lisboa: IIE, 1994
3
Instrumento Criado: Matriz de Avaliação para Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico
Introdução: Esta matriz de avaliação tem como objectivo uniformizar critérios/ferramentas de avaliação, para ser colocada em prática em qualquer modalidade de avaliação, no 2º Ciclo do Ensino Básico; Com esta informação pretende-se dar a conhecer as aprendizagens e competências a desenvolver na disciplina de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico; A matriz de avaliação está elaborada com referência no Currículo Nacional do Ensino Básico . Caracterização da Avaliação: A avaliação é constituída por uma parte escrita e por uma parte prática; Pretende-se avaliar as aprendizagens e competências dos alunos nos seguintes domínios, a partir dos cinco conceitos da Educação Musical.
4
Domínios: Pilares da Educação Musical
Interpretação Composição Audição
5
Conceitos: Timbre Identifica instrumentos musicais, a partir de uma partitura (gráfica/visual/auditiva); Identifica auditivamente uma fonte sonora; Explora timbricamente diferentes instrumentos musicais;
6
Dinâmica Menciona a intensidade que os grafismos sugerem; Executa uma linha melódica a partir de um instrumento de sala de aula; Reproduz correctamente sons de intensidade muito forte e muito fraca, através de audições, expressão oral, reproduções vocais e corporais; Identifica variações na intensidade ao longo de um excerto musical.
7
Ritmo Identifica gráfica e visualmente o valor das figuras apresentadas na partitura; Executa uma linha rítmica a partir de um instrumento de sala de aula; Interpreta diferentes frases rítmicas; Distingue diferentes pulsações com base em diversos excertos musicais; Identifica diferentes andamentos; Executa diferentes andamentos.
8
Altura Identifica gráfica, visual e auditivamente a altura dos sons; Assinala na partitura sons agudos, médios e graves; Distingue auditivamente sons agudos, médios e graves;
9
Forma Explora auditivamente a forma de uma peça; Representa graficamente; Distingue as formas em diferentes peças musicais.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.