A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos Unitários RETENÇÃO DE GORDURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos Unitários RETENÇÃO DE GORDURA."— Transcrição da apresentação:

1 Processos Unitários RETENÇÃO DE GORDURA

2 Retenção de gordura As caixas retentoras de gordura são unidades destinadas a reter gorduras e materiais que flotam naturalmente; São utilizadas no tratamento preliminar de águas residuárias de frigoríficos, curtumes, laticínios, matadouros, etc.; Em matadouros e curtumes, estas gorduras recuperadas possuem valor comercial; O princípio de retenção se dá pela diferença de densidade entre água e as gorduras.

3 Retenção de gordura A caixa deve ser construída de forma que o líquido permaneça tranquilo durante o tempo em que as partículas a serem removidas percorram desde o fundo até a superfície; O tempo de detenção deverá situar-se entre 3 e 5 min, se a temperatura do líquido se encontrar abaixo de 25°C. Acima desta temperatura, o tempo de detenção poderá ser maior até 30 min.

4 A(m²) = Q(m³/h)/ V(m/h)
Retenção de gordura O formato da caixa deverá ser retangular, possuir duas ou mais cortinas, uma próxima a entrada para evitar a turbulência do líquido e a outra próxima a saída; Em um dos lados da caixa deverá ter uma calha para remoção da gordura; A área necessária (A) é calculada conforme a fórmula: A(m²) = Q(m³/h)/ V(m/h)

5 Retenção de gordura Q é a vazão máxima afluente e V é a velocidade mínima de ascensão das partículas de menor tamanho; Esta velocidade poderá ser obtida em um cilindro graduado, que determina o tempo de subida de uma pequena partícula. Dada pela fórmula: V(m/h) = H(m)/ t (h) H é a altura do líquido no cilindro e t é o tempo de ascensão.

6 Caixas de Gordura

7 Dimensionamento 1) Dimensionar uma caixa de gordura para um frigorífico que abate cerca de 200 cabeças de boi por dia. Considerar a contribuição per capita igual a 1500 litros/cabeça.dia, como também o período de 8 horas de funcionamento diário e que 60% das águas residuárias passarão na caixa. A temperatura do líquido é de 30°C.

8 Dimensionamento a) Contribuição diária de águas residuárias (Q): Q = 200 cabeças/dia x 1500 L/cabeça.dia Q = 300 m³/dia Para 8 horas de funcionamento por dia Q = 37,50 m³/h b) Volume da caixa (V): (Adotando tempo de detenção (t) de 10 min; temperatura do líquido acima de 25°C) V = 1,5 Q x t x 0,60 O coeficiente 1,5 reajusta a vazão média para vazão máxima V = 1,5 X 37,50 m³/h x 1,6h x 0,60 V = 5,625 m³

9 Dimensionamento c) Dimensões da caixa (Considerando que a velocidade de ascensão das menores partículas é de 4 mm/s; a taxa de aplicação (l) será de 14,4 m³/m².h) - Área necessária (A) A = 1,5 Q (m³/h)/ l (m³/m².h) A = 1,5 x 37,50 (m³/h)/ 14,4 (m³/m².h) A = 3,90 m²

10 Dimensionamento - Comprimento (L) e largura (B) (Adotando L=1,5B)
A = L x B A = 1,5 B x B 3,90 m² = 1,5 B² B = 1,61 m L = 1,5 x 1,61 m L = 2,42 m - Altura da caixa (H) V = L x B x H 5,625 m³ = 2,42 m x 1,61 m x H H = 1,44 m


Carregar ppt "Processos Unitários RETENÇÃO DE GORDURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google