A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Centro Paulista de Economia da Saúde Curso de Capacitação e Gestão em Saúde Gestão Estratégica – Prof. Eliezer Costa Planejamento Estratégico Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) EQUIPE Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano Guilherme Benjamin Brandão Pitta Luiz Carlos de Almeida Valquíria de Lima Soares UNCISAL

2 Planejamento Estratégico
Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) / Escola de Ciências de Alagoas (ECMAL) Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia Governo do Estado de Alagoas UNCISAL

3 Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

4 Planejamento Estratégico
1.CENÁRIO UNCISAL Faculdades Medicina Fisioterapia Terapia Ocupacional Fonoaudiologia

5 Planejamento Estratégico -UNCISAL
1.CENÁRIO UNCISAL Hospitais Escolas – “Dr. José Carneiro” - “Dr. Hélvio Farias Auto - “Dr. Portugal Ramalho” - “Maternidade Santa Mônica”

6 Planejamento Estratégico - UNCISAL
2.NEGÓCIO O que fazemos ? ENSINO, ASSISTÊNCIA E EXTENSÃO EM SAÚDE Clientes ? ALUNOS e COMUNIDADE EM GERAL

7 Planejamento Estratégico - UNCISAL
2.NEGÓCIO Razão da existência ? Contribuir para manutenção e promoção da saúde no estado de Alagoas, através da formação de profissionais de saúde e da assistência a comunidade.

8 Planejamento Estratégico - UNCISAL
VISÃO “Sermos reconhecidos pela comunidade alagoana como centro de excelência de formação profissional e assistência em saúde”

9 Planejamento Estratégico - UNCISAL
MISSÃO “Desenvolver ações de formação de profissionais na área de saúde, atividades de pesquisa aplicada a nossa realidade social e assistência de saúde integrada ao sistema único de saúde, buscando a melhoria da qualidade de vida da população”

10 Planejamento Estratégico - UNCISAL
3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.1.Estratégias corporativas Política de saúde; Transformação da Fundação em Universidade; Estatuto da UNCISAL; Regimento das unidades.

11 Planejamento Estratégico - UNCISAL
3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.2.Estratégias competitivas Formação integral dos profissionais na área de saúde; Unidade assistenciais com corpo de docência; Atendimento integral do SUS; Atendimento a alta complexidade hospitalar; Capacitação do Programa de Saúde da Família.

12 Planejamento Estratégico - UNCISAL
3.ESTRATÉGIAS INTITUCIONAIS 3.3.Estratégias funcionais Viabilizar projetos de saúde integral do estado de Alagoas; Desenvolvimento de parcerias visando a qualificação de discente e docentes; Bom uso de recursos; Desenvolvimento de chefias; Profissionalização docente; Reforma curricular obedecendo as novas diretrizes curriculares.

13 Estratégia Objetivo Metas
Viabilizar a política de saúde na Universidade 1.Manter os programas de atendimento a população Avaliação dos programas: - Saúde da mulher - Saúde da criança - Saúde mental Implementação dos programas - Doenças crônico-degenerativas - Doenças oncológicas - Saúde do idoso Desenvolvimento de programas científicos e parcerias 2. Manter e ampliar os programas os programas de iniciação científica e residências médicas - Ampliação do programa de iniciação científica (ProBic) e programas de mestrados fora de sede - Implementação de convênios com secretarias estadual e municipais - Criação de programas de residência médica nas áreas de cirurgia, clínica médica, anestesiologia, infectologia e programa de saúde da família

14 ESTRATÉGIA OBJETIVO METAS Bom uso dos Recursos Públicos
3. Atualizar o orçamento da UNCISAL - Implementar o plano de cargo e salário - Implementar o plano de metas do ministério de saúde em hospitais escolares - Aumento do orçamento de custeio do Governo do estado Desenvolvimento de Chefias 4.Recursos humanos - Qualificação dos recursos humanos ao nível gerencial Política de ensino na Graduação 5.Adequar o ensino as novas diretrizes curriculares para a área de saúde - Formar profissionais de saúde generalista, éticos e humanistas Formulação das regras institucionais 6.Criação do estatuto da UNCISAL e regimentos das unidades - Adequar a instituição aos novos estatuto e regimento

15 Análise do ambiente externo
- Baixa resolutividade do atendimento do sistema único de saúde Falta de recursos públicos Deficiência do programa de saúde da família Maior número de profissionais especializados Menor número de profissionais generalistas

16 Análise do ambiente interno Pontos fortes
Maior número de unidades assistenciais; Campos universitário com área física concentrada; Universidade por campo do saber; Número adequado de alunos por curso; Relação docente/discente adequada; Maternidade escola Santa Mônica referência do estado; Hospital de doenças tropicais Hélvio Farias Auto referência para doenças infecto-contagiosas.

17 Análise do ambiente interno Pontos fracos
Ausência de política institucional e definição de prioridades pela direção da instituição; Falta de integração entre as unidades; Baixa titulação dos docentes; Pouca atividade de pesquisa; Integração docente-assistencial comprometida; Falta de programas de residências médicas nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, infectologia e programa de saúde da família; Baixa qualificação dos recursos humanos.

18 Análise do ambiente interno Pontos a melhorar
Avaliação dos trabalhos realizados; Recursos financeiros; Organização dos processos de trabalho; Infra-estrutura; Relacionamento e integração das áreas; Ações e promoções da saúde; Hospital Escola Dr. José Carneiro; Graduação.

19 Planejamento Estratégico Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)
Ana Raquel de Carvalho Mourão – Cláudio Fernando Rodrigues Soriano – Guilherme Benjamin Brandão Pitta – Luiz Carlos de Almeida – Valquíria de Lima Soares –

20 Alagoas


Carregar ppt "Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google